Questões de Concurso Público Prefeitura de Pombos - PE 2023 para Assistente Social - Secretaria de Saúde

Foram encontradas 100 questões

Q2321487 Serviço Social
O Conselho Tutelar pode notificar pais ou responsáveis para comparecimento à sede do Conselho Tutelar a fim de prestarem esclarecimentos em situação que exija a oitiva desses.
Alternativas
Q2321488 Serviço Social
Enquanto o Método Dedutivo procura confirmar as hipóteses, a abordagem do Método Hipotético-Dedutivo é a de buscar a verdade eliminando tudo o que é falso, procuram-se evidências para derrubar a hipótese
Alternativas
Q2321489 Psicologia
Entende-se por surto psicótico um estado mental crônico caracterizado por grave desorganização psíquica e fenômenos delirantes e/ou alucinatórios, com perda do juízo crítico da realidade.
Alternativas
Q2321490 Psicologia
A Psicopatologia refere-se tanto ao estudo dos estados mentais patológicos, quanto às manifestações comportamentais, ou experiências que possam indicar um estado mental patológico. 
Alternativas
Q2321491 Direito Previdenciário
É considerada agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha às consequências do anterior. 
Alternativas
Q2321492 Serviço Social
A suspensão por falta de pagamento de anuidades e taxas só cessará com a satisfação do débito, podendo ser cassada a inscrição profissional após decorridos dois anos da suspensão.
Alternativas
Q2321493 Serviço Social
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos CREAS, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.
Alternativas
Q2321494 Serviço Social
Para o desenvolvimento de atividades relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalhador, o Serviço Social do INSS busca contribuir para o aperfeiçoamento do processo de reconhecimento do direito aos benefícios por incapacidade e favorecer a prevenção, promoção e proteção da saúde e segurança do trabalhador. Esta linha busca conhecer o espaço sócio-ocupacional dos trabalhadores, suas condições de trabalho e os motivos geradores do adoecimento.
Alternativas
Q2321495 Sociologia
A cidadania civil é compreendida como o conjunto de direitos concernentes ao conforto de cada cidadão, no que tange à sua vida econômica e social, ou seja, do seu bem-estar social. 
Alternativas
Q2321496 Serviço Social
A centralização da política de assistência social na família pode constituir-se em estratégia importante de combate à pobreza e às desigualdades, promovendo a melhoria das condições de vida da população brasileira que vive em situação de risco e vulnerabilidade social. 
Alternativas
Q2321497 Serviço Social
A Política Nacional de Assistência Social – PNAS busca incorporar as demandas presentes na sociedade brasileira, objetivando tornar claras suas diretrizes na efetivação da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado.
Alternativas
Q2321498 Serviço Social
Constitui-se em direito do/a assistente social denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas, onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os/as usuários/as ou profissionais.
Alternativas
Q2321499 Serviço Social
Os valores do auxílio-reabilitação psicossocial serão pagos diretamente aos beneficiários, salvo na hipótese de incapacidade de exercer pessoalmente atos da vida civil, quando serão pagos ao representante legal do paciente.
Alternativas
Q2321500 Serviço Social
A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades sociais e territoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. 
Alternativas
Q2321501 Serviço Social
As linhas de atuação com as famílias em situação de risco devem abranger, desde o provimento de seu acesso a serviços de apoio e sobrevivência, até sua inclusão em redes sociais de atendimento e de solidariedade. 
Alternativas
Q2321502 Serviço Social
A pessoa portadora de deficiência, beneficiária ou não do Regime Geral de Previdência Social, tem direito às prestações de habilitação e reabilitação profissional para capacitar-se a obter trabalho, conservá-lo e progredir profissionalmente.
Alternativas
Q2321503 Serviço Social
A pesquisa científica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela deve ser realizada, em caráter excepcional, apenas quando houver indícios de benefício direto para sua saúde ou para a saúde de outras pessoas com deficiência e desde que não haja outra opção de pesquisa de eficácia comparável com participantes não tutelados ou curatelados.
Alternativas
Q2321504 Serviço Social
As ações socioeducativas consistem em orientações reflexivas e socialização de informações realizadas através de abordagens individuais, grupais ou coletivas ao usuário, família e população de determinada área programática. Devem se constituir em eixo central de atuação do profissional de Serviço Social e recebem também a denominação de educação em saúde.
Alternativas
Q2321505 Serviço Social
A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito) meses, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. 
Alternativas
Q2321506 Serviço Social
A prevenção terciária do uso indevido de drogas é definida pelo conjunto de ações que procuram evitar complicações para as pessoas que fazem uso de uma substância, mas que apresentam níveis relativamente baixos de problemas associados a esse uso.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: E
6: E
7: E
8: C
9: E
10: C
11: C
12: E
13: C
14: C
15: C
16: C
17: C
18: C
19: C
20: E