Questões de Concurso Público Prefeitura de Surubim - PE 2023 para Professor I
Foram encontradas 65 questões
A BNCC reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões equivocadas que privilegiam unicamente as dimensões intelectual e afetiva.
Na BNCC, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.
Na BNCC, as competências e diretrizes são diversas e os currículos são comuns, tendo em vista a universalização do conhecimento para as etapas e modalidades de ensino para todos os estudantes.
Na BNCC, propõe-se a resolução da fragmentação radicalmente disciplinar das áreas do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na realidade, dando importância ao contexto para dar sentido ao que se aprende no protagonismo juvenil.
Para a BNCC, em uma concepção compartimentada, mas dialógica do conhecimento, assume-se uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, promovendo uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades.
A BNCC desempenha papel fundamental, pois explicita as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver, expressando, portanto, a disparidade educacional sobre a qual as singularidades devem ser superadas.
Antes da linguagem falada, a linguagem corporal tem a sua construção da realidade antes de ser simbólica, eminentemente não-simbólica, tônico-postural e sensório motora.
A criança de 8 anos deve identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios, desmatamentos e estabelecimento de grandes empresas.
Na gestão democrática, a escola tem a sua estrutura sob a égide do funcionalismo. Dessa forma, o planejamento, a organização e o controle estão voltados ao alcance de resultados elevados em eficiência e eficácia educacional.
No processo de assimilação, confere-se ao objeto uma ou mais significações. Essa atribuição comporta, então, um sistema mais ou menos complexo de inferências, mesmo quando ela tem lugar por constatação.
Crianças de 9 anos são capazes de associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
O ato de examinar na escola se caracteriza exclusivamente pela classificação e seletividade.
No campo artístico-literário descrito na BNCC, a criança deve assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo.
Crianças de 9 anos são capazes de reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-las na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria.
Na organização do currículo escolar, o modelo interdisciplinar apresenta conteúdos em disciplinas justapostas. O modelo disciplinar desenvolve os conteúdos de forma integrada e não-linear.
A BNCC, ancorada na Constituição (Brasil, 1988), reconhece a necessidade de que sejam fixados conteúdos máximos e obrigatórios para o Ensino Fundamental, de modo a assegurar formação básica comum a todos os estudantes.
É competência prevista pela BNCC a ser trabalhada com os estudantes o agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, estéticos e políticos.
Na BNCC, os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional diversificada, a ser complementada pela regionalidade, em cada sistema de ensino no Brasil.
A BNCC articula, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que norteiam os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.
O atendimento educacional especializado para crianças com necessidades educativas se destina a suprir o ensino comum por fazer adaptações aos currículos, às atividades e avaliações de desempenho.