Questões de Concurso Público Prefeitura de Tupanatinga - PE 2023 para Farmacêutico

Foram encontradas 80 questões

Q2162650 Farmácia

Julgue o item subsequente.


O propilenoglicol pode ser usado em formulações de uso parenteral e não parenteral. Além de solvente, pode ser usado como extrator, conservante, doador de viscosidade, umectante e aumenta o tempo de permanência do fármaco na superfície cutânea.

Alternativas
Q2162651 Farmácia

Julgue o item subsequente.


O antagonismo não competitivo pode ser produzido por outro tipo de fármaco conhecido como antagonista alostérico. Esse tipo de fármaco produz seu efeito ligando-se ao mesmo sítio receptor do que é usado pelo agonista primário e, desse modo, altera a afinidade do receptor por seu agonista. No caso de um antagonista alostérico, a afinidade do receptor por seu agonista é aumentada pelo antagonista.

Alternativas
Q2162652 Farmácia

Julgue o item subsequente.


Os diuréticos tiazídicos são usados para o tratamento de edema associado a doença cardíaca (insuficiência cardíaca congestiva), hepática (cirrose hepática) e renal (síndrome nefrótica, insuficiência renal crônica e glomerulonefrite aguda). Com relação a interações medicamentosas, os diuréticos tiazídicos podem reduzir os efeitos dos anticoagulantes e em uma interação medicamentosa potencialmente letal com a quinidina. O prolongamento do intervalo QT causado pela quinidina pode levar ao desenvolvimento de taquicardia ventricular polimórfica. A hipocalemia induzida por esse diurético pode ser responsável por muitos casos de arritmia induzida por quinidina. Além disso, a alcalinização da urina pelas tiazidas aumenta a exposição sistêmica a quinidina ao reduzir sua eliminação. 

Alternativas
Q2162653 Farmácia

Julgue o item subsequente.


A Assistência Farmacêutica é parte integrante do direito à saúde, assegurado pela Constituição Federal (1988) e reafirmado pela Lei Orgânica de Saúde (Lei nº 8.080/1990) e pela Política Nacional de Assistência Farmacêutica (Resolução CNS nº 338/2004). Em relação aos hospitais públicos, em 2002, a Portaria nº GM/MS 1.017, publicada pelo Ministério da Saúde, torna explícita a obrigatoriedade da presença de farmacêutico responsável técnico inscrito no CRF para o funcionamento das farmácias hospitalares e/ou dispensário de medicamentos integrantes do Sistema Único de Saúde. Essa determinação encontra justificativa no fato de que o medicamento possui inquestionável valor terapêutico no contexto da saúde, além de significativo impacto no orçamento das instituições, sejam elas públicas ou privadas. 

Alternativas
Q2162654 Farmácia

Julgue o item subsequente.


A Buspirona é um anticonvulsivante com afinidade para canais de Ca2+ dependentes de voltagem, facilita GABAérgicos e inibe a neurotransmissão glutamatérgica. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: E