Questões de Concurso Público Prefeitura de Afogados da Ingazeira - PE 2024 para Professor I: Anos Iniciais e Ensino Fundamental

Foram encontradas 75 questões

Q3041673 Pedagogia
Julgue o item a seguir, relativo às tendências pedagógicas na prática escolar. 

Na tendência progressista histórico-crítica, a prática escolar deve ser organizada de modo a promover a conscientização dos alunos sobre a realidade social. Essa tendência sustenta que a escola deve concentrar no desenvolvimento acadêmico dos estudantes, para além das questões políticas ou sociais.
Alternativas
Q3041674 Pedagogia
Julgue o item a seguir, relativo às tendências pedagógicas na prática escolar. 

A tendência tradicional preconiza que o professor deve ser o centro do processo educativo, agindo como o principal transmissor de conhecimento. Nessa abordagem, a interação ativa dos alunos é incentivada, e a reprodução de conteúdos é considerada essencial para a formação integral dos estudantes.
Alternativas
Q3041675 Pedagogia
Julgue o item a seguir, relativo às tendências pedagógicas na prática escolar. 

A tendência pedagógica tecnicista defende que o ensino deve ser orientado por objetivos bem definidos e mensuráveis, utilizando métodos padronizados de ensino. Nessa abordagem, o papel do professor é adaptar-se às necessidades individuais de cada aluno, promovendo a personalização do ensino com base em suas aptidões e interesses específicos.
Alternativas
Q3041676 Pedagogia
Julgue o item a seguir, relativo às tendências pedagógicas na prática escolar. 

A tendência pedagógica libertadora, inspirada em Paulo Freire, enfatiza a importância do diálogo e da problematização na prática escolar. Essa tendência considera que o papel do professor deve ser apenas de facilitador, evitando qualquer intervenção que possa direcionar o pensamento crítico dos alunos, a fim de garantir a autonomia total do aprendiz.
Alternativas
Q3041677 Pedagogia
"Ao longo de todo o século XX, as estatísticas brasileiras foram registrando paulatinamente a ampliação do atendimento educacional no país, tanto no que se refere ao número de alunos matriculados, quanto ao tempo de escolarização (Gomes, 2001; Lima, 2011). Apesar de esforços empreendidos nos diferentes governos no decorrer do período, apenas na década de 1990 o país alcançou taxas de matrícula no ensino obrigatório próximas à universalização. Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje é foco da educação especial, em salas de aulas de escolas públicas, em classes especiais, em escolas ou instituições especializadas públicas ou privadas (Jesus & Vieira, 2011). Em relação às características dessa população, o conceito de necessidades educacionais especiais, adotado no país até a divulgação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, em 2008, ainda lançava − de certa forma −um olhar pouco nítido sobre o aluno da educação especial."

KASSAR, M. C. M. EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: DESIGUALDADES E DESAFIOS NO RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 833-849, jul.-set. 2012, p. 836. 
Tendo o fragmento do artigo acima como referência inicial e considerando a relevância do tema por ele tratado, julgue o item seguinte:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura que todas as crianças e adolescentes têm direito à educação e ao atendimento educacional especializado quando necessário, garantindo que este seja oferecido preferencialmente na rede regular de ensino.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C