Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 50 questões

Q1772466 Serviço Social
Assinale a alternativa correta quanto à fundamentação que permite tanto o avanço teórico-metodológico da profissão quanto à construção de Projeto Ético-Político do Serviço Social com maior ênfase nos anos 1980.
Alternativas
Q1772467 Serviço Social
Quanto à trajetória histórica do Serviço Social no Brasil é correto afirmar:
Alternativas
Q1772468 Serviço Social
Para Netto (1996), ao tratar do Serviço Social como profissão, a afirmação e o desenvolvimento de um estatuto profissional e dos papéis a ele vinculados se operam mediante a intercorrência de demandas que lhes são colocadas e pelas reservas próprias de forças (teóricas e prático-sociais) aptas ou não para responder as requisições extrínsecas e este é o campo em que incide seu sistema de saber. Assinala a alternativa correta que corresponde a esta definição apresentada pelo autor.
Alternativas
Q1772469 Serviço Social
Assinale a alternativa correta ao que corresponde, segundo a literatura crítica do serviço social, aos fatores responsáveis pelo estabelecimento das fronteiras da afirmação e do desenvolvimento da profissão em relação às atividades filantrópicas (protoformas).
Alternativas
Q1772470 Serviço Social
Quanto à gênese, à institucionalização e ao desenvolvimento do Serviço Social como profissão no Brasil é correto afirmar:
Alternativas
Q1772471 Serviço Social
Carlos Montaño (2012) problematizou a partir de uma análise histórico-crítica as diferentes concepções sobre pobreza e “questão social”, bem como suas formas de enfrentamento. Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que o autor afirma nos itens abaixo.
I- Para a perspectiva do liberalismo clássico, um contingente da população fica excluído do mercado de trabalho, e ao não  poder vender sua força de trabalho, não tem fonte de renda que lhe permita adquirir no mercado bens e serviços. Para enfrentar esse hiato, o Estado deve passar a intervir em dois sentidos: responder a algumas necessidades carências/demandas dessa população carente; e criar as condições para a produção e para o consumo, incentivando a uma contenção do desemprego ou a uma transferência de renda. II- Para o Keynesianismo, a miséria, a pobreza e todas as manifestações delas são fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por elas atingidos, suas causas estariam vinculadas a um déficit educativo, a um problema de planejamento orçamentário familiar. Assim, esse flagelo é visto como problemas de ordem moral-comportamental (mal-gasto de recursos, tendência ao ócio, alcoolismo, vadiagem). III- No capitalismo monopolista do Estado de Bem-Estar a “questão social” passa a ser como que internalizada na ordem social. Não mais como um problema meramente oriundo do indivíduo, mas como consequência do ainda insuficiente desenvolvimento social e econômico. Assim, a “questão social” passa de ser um “caso de polícia” para a esfera da política (de uma “política” reduzida à gestão administrativa dos “problemas sociais” e seu enfrentamento institucional), passa a ser tratada de forma segmentada, mas sistemática, mediante as políticas sociais estatais. IV- A estratégia neoliberal orienta-se numa tripla ação. Por um lado, a ação estatal, as políticas sociais do Estado, orientadas para a população mais pobre (cidadão usuário); ações focalizadas, precarizadas, regionalizadas e passíveis de clientelismo. Por outro lado, a ação mercantil, desenvolvida pela empresa capitalista, dirigida à população consumidora, com capacidade de compra (cidadão cliente), tornando os serviços sociais mercadorias lucrativas. Finalmente, a ação do chamado “terceiro setor”, ou da chamada sociedade civil (organizada ou não), orientada para a população não atendida nos casos anteriores, desenvolvendo uma intervenção filantrópica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Alternativas
Q1772472 Serviço Social
As transformações societárias contemporâneas foram desencadeadas nos anos 1970. Assinale a alternativa correta que corresponda ao tripé que sintetiza esse projeto de cunho restaurador.
Alternativas
Q1772473 Serviço Social
No capitalismo é possível ver diferentes formas de organização da produção e do trabalho assumidos historicamente. Assinale a alternativa correta sobre o Toyotismo como sistema de produção.
Alternativas
Q1772474 Serviço Social
Segundo Mota (2012), no século XXI assiste-se o aprofundamento da crise do sistema capitalista mundial. A Europa se apoia na austeridade neoliberal, com supressão de direitos sociais e trabalhistas, reforma da seguridade social, mercantilização de serviços públicos e privatização de empresas estatais. Assinale a alternativa correta quanto ao que o Brasil abraça como fundamentos e meios de superação da crise do capital segundo a análise da autora.
Alternativas
Q1772475 Serviço Social
Segundo Mota (2012), a estratégia adotada pelo modelo de desenvolvimento brasileiro nas primeiras décadas do século XXI para superação da crise é sustentada pela combinação de:
Alternativas
Q1772476 Serviço Social
Quanto ao Projeto Terapêutico Singular é correto afirmar:
Alternativas
Q1772477 Serviço Social
A pesquisa assume grande relevância para fundamentar o exercício profissional dos assistentes sociais. Assinale a alternativa correta quanto à pesquisa no Serviço Social.
Alternativas
Q1772478 Serviço Social
Segundo Marilda Iamamoto o período de vigência do movimento de Reconceituação coincide com a vigência da ditadura militar no Brasil, em que foi possível notar que sobressaíram distintas Influências teórico-metodológicas no Serviço Social. Assinale a alternativa correta que corresponde ao polo de resistência à vertente modernizadora na profissão.
Alternativas
Q1772479 Serviço Social
A IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial (CNSMI) ratifica a necessidade de assegurar, em todo o território nacional, o acesso e o tratamento para crianças, adolescentes e jovens com sofrimento psíquico, através da montagem de uma rede pública ampliada de atenção em saúde mental de base comunitária e fundamento intersetorial, em consonância com as necessidades, os recursos e as particularidades de cada localidade, e sob a égide das determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Lei 10.216, dos princípios da reforma psiquiátrica e dos fundamentos da Política Pública de Saúde Mental no SUS. Do conjunto das deliberações para a saúde mental infantil e juvenil da IV CNSMI destacam-se, ainda, diretrizes relacionadas à importância de:
Alternativas
Q1772480 Serviço Social
Assinale a alternativa correta ao que é para Lukács o campo de mediações, espaço privilegiado de sínteses de determinações. É neste campo de mediações que os fatos singulares se vitalizam com as grandes leis da universalidade, e a universalidade se embebe da realidade do singular.
Alternativas
Q1772481 Serviço Social
Assinale a alternativa correta que corresponde às dimensões que a categoria Mediação possui à luz das análises de Pontes (2018).
Alternativas
Q1772482 Serviço Social
O Serviço Social é uma profissão que tem natureza interventiva, isto é, suas ações forçosamente se colocam diante de problemas reais que demandam soluções objetivas. Para Pontes (2018), estas ações profissionais, para que se mantenham dentro do estatuto de profissionalidade, têm de conter em si o suporte de um corpo de conhecimento científico expresso na matriz formada pelas seguintes dimensões:
Alternativas
Q1772483 Serviço Social
Assinale a alternativa correta quanto à instrumentalidade no trabalho do assistente social na perspectiva de Yolanda Guerra (2007).
Alternativas
Q1772484 Serviço Social
Sobre a categoria Mediação é correto afirmar.
Alternativas
Q1772485 Serviço Social
Assinale a alternativa correta que corresponde à assertiva de Netto (2004): uma prática profissional empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada, fundamentada na ética liberal-burguesa, cuja teleologia consiste na correção de resultados psicossociais considerados negativos ou indesejáveis, sobre uma concepção idealista e/ou mecanicista da dinâmica social, sempre pressuposta à ordenação capitalista da vida como um dado factual ineliminável.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: D
6: A
7: A
8: A
9: B
10: C
11: B
12: B
13: D
14: D
15: C
16: C
17: B
18: D
19: D
20: B