Questões de Concurso Público Prefeitura de Pedra Branca - CE 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 30 questões

Q2331997 Fonoaudiologia
A saúde vocal é essencial para uma longa carreira profissional. O aquecimento e o desaquecimento da musculatura envolvida no processo da fonação são requisitos básicos para a boa performance e para a saúde da voz. Assinale a alternativa que traz exercício para desaquecimento vocal. 
Alternativas
Q2331998 Fonoaudiologia
Qual a técnica vocal que é constituinte das fases de contração e de relaxamento? Na fase de contração, ocorre extensa abertura de boca, abaixamento de laringe, elevação do dorso da língua que também retrai, elevação do véu palatino e contração de pilares laríngeos.
Alternativas
Q2331999 Fonoaudiologia
Na cirurgia bariátrica, o atendimento fonoaudiológico tem por objetivo realizar avaliação miofuncional orofacial e orientações referentes ao correto desempenho das funções orofaciais relativas à alimentação.
Assinale a alternativa que NÃO está dentro do processo de avaliação antes da cirurgia bariátrica.
Alternativas
Q2332000 Fonoaudiologia
Por meio de técnicas de modificação de fala aliada às técnicas vocais, percebemos que as pessoas com gagueira melhoram seu desempenho na comunicação.
Assinale a alternativa que NÃO é um ponto importante a ser trabalhado na gagueira.
Alternativas
Q2332001 Fonoaudiologia
A deglutição é uma ação complexa neuromuscular. Essa ação depende da integridade de vários sistemas neuronais, além do comando voluntário e da intenção de se alimentar. Na fase preparatória, ocorrem as seguintes subfases: 1) Captação 2) Preparo 3) Qualificação 4) Organização Faça a correlação com a fase correspondente:
(__) Ocorre o processo de mastigação em que o alimento é triturado e umidificado. Uma ação dos músculos mastigatórios, bucinadores, supra-hioideos e língua. Ocorre ainda a ação da articulação temporomandibular (ATM), do maxilar, da mandíbula e dos dentes. (__) É uma fase que consiste na preensão do alimento e na retirada do alimento do utensílio. A variedade dos utensílios promove diferentes ajustes musculares. (__) É o estágio quando o bolo é posicionado, usualmente, sobre o dorso da língua, e as estruturas ósteo-músculo-articulares responsáveis pela morfofuncionalidade da boca organizam-se para ejeção oral. (__) É uma fase que identifica as características do alimento, como consistência, viscosidade e sabor.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2332002 Fonoaudiologia
Muito se discute sobre a real interferência de traqueostomia na deglutição. Mudanças fisiológicas podem ser ocasionadas pela presença da traqueostomia. Qual a alternativa NÃO traz nenhum impacto da traqueostomia na deglutição?
Alternativas
Q2332003 Fonoaudiologia
De acordo com as técnicas utilizadas na terapia vocal, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2332004 Fonoaudiologia
Manobras posturais têm como objetivo facilitar a eficiência da deglutição. Com relação às manobras posturais, faça a correlação CORRETAMENTE. ( 1 ) Manobra de cabeça para baixo. ( 2 ) Rotação da cabeça para o lado ruim. ( 3 ) Manobra de Masako. ( 4 ) Manobra de Mendelsohn.
(__) Aumenta a duração de abertura do EES. (__) Resulta em um atraso de fase laríngea. (__) Indicada para casos com paralisia ou paralisia unilateral e laríngea. (__) Indicada para presença de resíduo faríngeo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2332005 Fonoaudiologia
A língua é um órgão sensorial e muscular. O seu fortalecimento, por meio de exercícios, traz benefícios potenciais para a deglutição. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada aos benefícios dos resultados do fortalecimento da língua.
Alternativas
Q2332006 Fonoaudiologia
Conforme os desvios afásicos, faça a correlação adequadamente:
I)   Desvios fonéticos II)  Desvios fonêmicos III) Desvios linguísticos IV) Desvios do sintagma
(__) Parafasia fonêmica, parafasia formal e paragrafia. (__) Perífrase, parafasia semântica e paragrafia semântica. (__) Neologismo, agramatismo; estilo telegráfico, jargão; estereotipia e anomia. (__) Paresia; distonia; dispraxia e distúrbios do grafismo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2332007 Fonoaudiologia
Sobre distúrbio fonológico na criança, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2332008 Fonoaudiologia
A divisão dos desvios da linguagem afásica segue regras linguísticas, o que permite fazer uma separação por níveis: nível fonêmico, nível fonético, nível linguístico e nível do sintagma. De acordo com esses critérios, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2332009 Fonoaudiologia
O sistema ressonantal é controlado pelas diferenças no formato e na tensão do trato vocal. Sobre efeito de ressonância, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2332010 Fonoaudiologia
As alterações estruturais mínimas (AEM) da laringe são consideradas um desarranjo estrutural que ocorre durante a embriogênese. Analise as assertivas e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2332011 Fonoaudiologia
A avaliação clínica da deglutição envolve a análise da biodinâmica da deglutição e a sua relação com o estado geral do indivíduo e a sua relação com a respiração e a fonação. Com relação ao paciente traqueostomizado, assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS.
(__) Não se observa aspiração alimentar em pacientes traqueostomizados. (__) Diminuição do movimento anterior da laringe. (__) Diminuição da elevação do complexo hiolaríngeo. (__) Diminuição do reflexo de tosse.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2332012 Fonoaudiologia
O objetivo da avaliação audiológica é diagnosticar o tipo e o grau de perda auditiva. Qual dos exames abaixo NÃO faz parte da avaliação audiológica convencional?
Alternativas
Q2332013 Fonoaudiologia
A timpanometria é um procedimento eletroacústico que contribui para a identificação de alterações de orelha média. Identifique a alternativa CORRETA sobre a forma de curva timpanométrica.
Alternativas
Q2332014 Fonoaudiologia
Faça a correlação das mudanças anatomofisiológicas que interferem na fase oral da deglutição, nas repercussões na alimentação e na dinâmica de deglutição.
(1) Deterioração do aparelho dentário. (2) Atrofia dos músculos da língua. (3) Atrofia das glândulas salivares menores/redução do número total de glândulas. (4) Redução de força dos músculos de mastigação e disfunção da articulação temporomandibular.
(__) Xerostomia em função do envelhecimento glandular e/ou do uso de medicamentos; interfere na formação do bolo alimentar e na lubrificação da cavidade oral. (__) Problemas de mastigação; mudanças na consistência alimentar; manipulação lenta do bolo alimentar. (__) Diminuição da força mastigatória; o alimento é pouco triturado e ocorre a dificuldade de laterializá-lo na boca. (__) Ingestão de bolos alimentares de menor volume; preferência por alimentos mais cozidos; dificuldade na ejeção do bolo alimentar.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2332015 Fonoaudiologia
Qual a alteração vocal que o indivíduo pode apresentar com perda auditiva com grau de moderado a severo?
Alternativas
Q2332016 Fonoaudiologia
Sabendo que as alterações estruturais mínimas de cobertura (AEMC) cujo impacto, quando existente, restringe-se à função fonatória de laringe, assinale a alternativa que NÃO é classificada como alteração estrutural mínima de cobertura das cordas vocais.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: B
6: D
7: B
8: A
9: D
10: B
11: A
12: C
13: B
14: C
15: C
16: D
17: B
18: D
19: D
20: D