Questões de Concurso Público PGM de Fortaleza - CE 2024 para Analista de Procuradoria

Foram encontradas 14 questões

Q3095366 Direito Administrativo
Acerca das diferenças entre contratos e convênios, é correto afirmar.
Alternativas
Q3095367 Direito Administrativo
O controle interno da Administração se dá pela:
Alternativas
Q3095373 Direito Administrativo
Daniel Melo, morador de Fortaleza – CE, pretende instituir uma entidade, por meio de testamento, com dotação especial de bens livres, para atuação no âmbito do referido município. Daniel Melo pretende declarar o modo de administração da entidade e deseja que ela tenha como finalidades a promoção da ética, da cidadania, da democracia e dos direitos humanos.
Na casuística ora ventilada, Daniel Melo deverá instituir, conforme o disposto no Código Civil:
Alternativas
Q3095416 Direito Administrativo
Acerca dos atributos dos atos administrativos, assinale a opção que NÃO contém um elemento caracterizado como tal.
Alternativas
Q3095418 Direito Administrativo
Considerando os processos de contratação direta, que compreendem os casos de inexigibilidade e dispensa de licitação, regulados pela Lei nº 14.133/2021, assinale a opção correta.
Alternativas
Q3095419 Direito Administrativo
Em relação às sanções administrativas previstas na Lei nº 14.133/2021, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3095421 Direito Administrativo
O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou ação por improbidade administrativa em desfavor do Senhor Prefeito do Município Coco Grande, buscando a aplicação de penalidade pela prática de atos de improbidade que violam princípios da Administração Pública, com a descrição objetiva dos fatos exigida em lei e apontando a lesividade relevante ao bem jurídico tutelado. A ação tem fundamento, porque o Prefeito nomeou sua esposa para cargo administrativo em comissão a ele subordinado, no qual ela vinha efetivamente laborando. Diante dessa situação hipotética, considerando a redação atualizada da Lei nº 8.429/92, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3095423 Direito Administrativo
Nos termos da Lei nº 8.429/92, constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade, notadamente: 
Alternativas
Q3095424 Direito Administrativo
Não se trata de direito/vantagem dos servidores públicos, segundo o Texto Constitucional de 1988: 
Alternativas
Q3095425 Direito Administrativo
Marque a opção que contém um princípio que NÃO se aplica especificamente aos processos administrativos.
Alternativas
Q3095426 Direito Administrativo
O Instituto Doutor José Frota, mais conhecido por sua sigla IJF, é um hospital de nível terciário da rede de assistência à saúde da Prefeitura de Fortaleza, integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Suas instalações são classificadas como: 
Alternativas
Q3095428 Direito Administrativo
Conforme aduz José dos Santos Carvalho Filho (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 21ª edição. Rio de Janeiro: 2009, pág. 723) sobre a responsabilidade administrativa dos servidores públicos: “A responsabilidade administrativa deve ser apurada em processo administrativo, assegurando-se ao servidor o direito à ampla defesa e ao contraditório, bem como a maior margem probatória, a fim de possibilitar mais eficientemente a apuração do ilícito. Constatada a prática do ilícito, a responsabilidade importa a aplicação da sanção administrativa”. Assinale o quesito que NÃO contém elemento indispensável à responsabilização funcional dos servidores públicos. 
Alternativas
Q3095429 Direito Administrativo
A administração pública está sujeita a uma série de princípios, alguns previstos de modo implícito e outros de modo explícito tanto na legislação quanto no Texto Constitucional de 1988, os quais balizam o exercício da função administrativa. Essa série de princípios, conforme a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), inclui o princípio:
Alternativas
Q3095430 Direito Administrativo
Maurício, servidor público do Município de Fortaleza, teve imputada a prática de infração funcional, por e-mail anônimo, especialmente assédio moral. A partir disso, foi realizada investigação preliminar, que culminou na instauração de processo administrativo disciplinar, posteriormente enviado à Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza, para análise e elaboração de parecer. Acerca do processo administrativo disciplinar, bem como dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com as normas aplicáveis e com o entendimento do STF e do STJ sobre o tema.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: D
6: A
7: C
8: C
9: D
10: A
11: B
12: C
13: A
14: D