Questões de Concurso Público Câmara de Guarujá - SP 2018 para Oficial de Contabilidade

Foram encontradas 6 questões

Q2000228 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. A seu respeito, analise as proposições abaixo.

I. É esperado o cumprimento de metas de resultados entre as receitas e despesas da respectiva entidade do setor público.

II. Espera-se a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.

III. Devem ser obedecidos limites e condições relacionados exclusivamente com a geração de despesas com pessoal.

IV. A lei não cobre aspectos relativos às operações de crédito, exceto se forem garantidas por antecipação de receitas das entidades do setor público.

Podemos considerar como correta(s) apenas
Alternativas
Q2000229 Administração Financeira e Orçamentária

As receitas públicas são constituídas pelas entradas de recursos financeiros na entidade e que são destinados à prestação de serviços à sociedade, podendo ser classificadas sob diferentes critérios. Indique o que pode ser classificado em despesa de capital, considerando as seguintes possibilidades de receitas:


I. Arrecadação de impostos.


II. Alienação de bens.


III. Arrecadações de contribuições sociais.


IV. Amortização de empréstimos tomados anteriormente.


Está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Q2000231 Administração Financeira e Orçamentária

O uso dos valores financeiros recolhidos pela União, pelos Estados e pelos municípios por meio dos tributos é regulado pelo artigo 165 da Constituição Federal, pela Lei 4320/64 e pela Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A propósito da LDO e da LOA, podemos considerar como correta(s), entre as assertivas a seguir:


I. A LOA organiza os objetivos da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) para que sejam posteriormente realizados por meio do Plano Plurianual.


II. Entre os aspectos a serem considerados na LDO, não deve ser incluídas as despesas relacionadas com o Plano de Carreira dos servidores, exceto quando a entidade for um município.


III. O controle de custos e avaliação dos resultados dos programas desenvolvidos e as condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas necessitam ser contempladas na LDO (lei das Diretrizes Orçamentárias.


IV. A LDO obedece ao mesmo prazo de cobertura do PPA (Planejamento Plurianual). 

Alternativas
Q2000232 Administração Financeira e Orçamentária

Para a elaboração de seu orçamento, a administração pública adota o modelo de Orçamento-Programa. Com relação a essa modalidade, pode ser dito que


I. é baseado, prioritariamente, a partir das expectativas atuais dos agentes sociais e não dos programas e atividades previstos para a organização pública.


II. estabelece uma ligação entre o planejamento e as funções definidas para a entidade pública.


III. é o processo de quantificação das metas propostas nos variados planejamentos da administração pública.


IV. é adotado em maior número em países emergentes, que requerem uma maior coordenação de suas atividades administrativas.


Está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Q2000233 Administração Financeira e Orçamentária

A Receita corrente líquida é o somatório das receitas de um ente governamental com a dedução dos valores das transferências constitucionais. Tal indicador


I. é o parâmetro central de controle da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). II. torna possível a identificação das receitas efetivas da entidade pública em determinado período.


III. é utilizado como balizador dos valores do regime especial de pagamento de precatórios.


IV. é diferente da Receita corrente bruta pela depreciação, no período, dos valores do Imobilizado da entidade pública.


Está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: B