Questões de Concurso Público CPGI - MG 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 8 questões

Q1948145 Veterinária
“A raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico. Estima-se que a raiva bovina na América Latina cause prejuízos anuais de centenas de milhões de dólares, provocados pela morte de milhares de cabeças, além dos gastos indiretos que podem ocorrer com a vacinação de milhões de bovinos e inúmeros tratamentos pós-exposição (sorovacinação) de pessoas que mantiveram contato com animais suspeitos.”
(Controle da Raiva dos Herbívoros Herbívoros. Manual Técnico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Defesa Agropecuária. 2009.) 
O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago da espécie
Alternativas
Q1948146 Veterinária
Assinale a opção que indique corretamente a zoonose sistêmica transmitidas aos seres humanos pela ingestão de leite ou produtos lácteos.
Alternativas
Q1948147 Veterinária
O tipo de castração canina que consiste na retirada dos testículos é denominado
Alternativas
Q1948148 Veterinária
A rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR)/ vulvovaginite pustular infecciosa bovina (IPV), causada pelo herpesvírus bovino tipo 1 (HVB-l) é uma virose que afeta o sistema
Alternativas
Q1948149 Veterinária
A doença incurável que aparece na lista “B” do Escritório Internacional de Epizootias (OIE), que possui como agente causal a bactéria Burkholderia mallei, que acomete os cavalos e, de forma mais grave, os asininos e muares, podendo acometer inclusive o homem, é conhecida como
Alternativas
Q1948150 Veterinária
A característica lesão dermonecrótica é resultado dos efeitos diretos do veneno nas membranas celulares e basais, assim como na matriz extracelular. A interação inicial do veneno com os tecidos causa ativação de complemento, migração de neutrófilos polimórficos, liberação de enzimas proteolíticas, liberação de citocinas, agregação plaquetária, e alterações no fluxo sanguíneo que resultam em edema e isquemia, com o desenvolvimento de necrose.
A lesão dermonecrótica pode ser causada pela picada de aranhas da espécie
Alternativas
Q1948153 Veterinária
De acordo com o Art. 2º do Decreto 24.548, de 3 de julho de 1934, “como medida de defesa dos rebanhos nacionais, fica terminantemente proibida a entrada em território nacional de animais atacados ou suspeitos de estarem atacados de doenças, direta ou indiretamente transmissíveis, mesmo estando aparentemente em estado hígido e ainda dos portadores de parasitas externos e internos cuja disseminação possa constituir ameaça aos rebanhos nacionais”.
Com relação a esse dispositivo legal, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) No intuito de evitar a prorrogação de moléstias no território nacional, fica estabelecida a obrigatoriedade de certificado sanitário para o trânsito interestadual de animais por via marítima, fluvial ou terrestre.
( ) Os animais importados, assim como forragens, boxes e quaisquer utensílios transportados conjuntamente, terão livre saída dos meios de transporte que os conduzirem sem o certificado ou guia sanitária passada por autoridade veterinária encarregada da respectiva inspeção.
( ) Constatando a peste bovina, todos os ruminantes que fizerem parte do carregamento serão devolvidos ao país de origem para serem sacrificados e tomadas todas as medidas de profilaxia que se fizerem necessárias.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1948154 Veterinária
Com base no Decreto 10.468, de 20 de agosto de 2020, sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, analise as afirmativas a seguir:
I. Nos casos em que o pescado tiver infestação por endoparasitas da família Anisakidae, os produtos poderão ser destinados ao consumo cru somente após serem submetidos ao congelamento à temperatura de –15ºC (quinze graus Celsius negativos) por sete dias ou a –20ºC (vinte graus Celsius negativos) durante cinco horas.
II. Pescado fresco é aquele que não foi submetido a qualquer processo de conservação, a não ser pela ação do gelo, mantido em temperaturas próximas à do gelo fundente, à exceção daqueles comercializados vivos.
III. Quando o pescado for destinado como matéria-prima para a elaboração de conservas, é permitida a utilização de congelador salmourador nas embarcações, desde que seja atendido o conceito de congelamento rápido e atinja temperatura não superior a –5ºC (cinco graus Celsius negativos), devendo ter como limite máximo essa temperatura durante o seu transporte e armazenagem.
Assinale
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: B
6: D
7: C
8: B