Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Teresa - ES 2024 para Fiscal de Vigilância Sanitária

Foram encontradas 24 questões

Q3118611 Saúde Pública
Os riscos à saúde pública estão ligados a alguns fatores possíveis e indesejáveis de ocorrerem em áreas urbanas e rurais, os quais podem ser minimizados ou eliminados com o uso apropriado de serviços de saneamento (Ministério da Saúde, 2017). Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A utilização de água potável, por exemplo, é vista como o fornecimento de alimento seguro à população.
(__) A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde que detém a mais antiga e contínua experiência em ações de saneamento no País, trabalha para reduzir tais riscos, atuando em ações de saneamento básico, a partir de critérios epidemiológicos, sócio-econômicos e ambientais voltados para a promoção e proteção da saúde.
(__) A missão da Funasa é promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.
(__) A Funasa como órgão nacional, fomenta soluções de saneamento para acelerar a propagação e disseminação de doenças.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3118612 Saúde Pública
É importante que em uma coleta de amostras de produtos para análise a autoridade sanitária verifique se o Termo de Coleta de Amostra (TCA) possui todas as informações necessárias para o cadastro da amostra pelo laboratório no Sistema de Gerenciamento de Amostras. Com a finalidade de orientar a ação laboratorial, é importante que o TCA:

I.Informe o motivo da coleta e quais ensaios são relevantes para investigação da suspeita de irregularidade. Se aplicável, deve ser informado se o produto está interditado.
II.Não seja elaborado pela Vigilância Sanitária que realizará a coleta em parceria com respectivo Lacen, para evitar conflitos.
III.Em caso de realização de análise fiscal, seja preenchido em três vias.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3118613 Saúde Pública
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch . A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. Sobre a tuberculose é correto afirmar:
Alternativas
Q3118614 Saúde Pública
"A concepção ampliada de saúde, que inclui a determinação social como fundamental para a compreensão do processo saúde doença, assim _______________ deve estar disponível dia e noite, ser seguro e dispor de água para a higiene pessoal. Deve também ser acessível física e financeiramente, aceito cultural e socialmente, e capaz de assegurar a privacidade e a dignidade humana." Sobre o serviço sanitário, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3118615 Saúde Pública
Em casos em que a vigilância faz a coleta de amostras de produtos alimentícios para análise, nesses casos o termo de Coleta de Amostra (TCA) deve ser preenchido pela autoridade sanitária responsável pela coleta/apreensão da amostra. Neste documento são incluídos:
Alternativas
Q3118616 Saúde Pública
A Resolução-RDC n° 11/2014, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Diálise e dá outras providências, estabelece o padrão de qualidade da água para hemodiálise. Para a coleta para monitoramento da qualidade da água potável recomenda-se que:

(__) A coleta de amostras para monitoramento da qualidade da água potável seja realizada na entrada do reservatório de água potável e na entrada do Subsistema de Tratamento de Água para Hemodiálise (STAH).
(__) A Resolução-RDC n° 11, de 13 de março de 2014, estabelece que a qualidade da água potável deve ser monitorada e registrada diariamente pelo técnico responsável do serviço de saúde em amostras coletadas nestes pontos.
(__) Não seja sugerido e nem permitido coletar amostra na entrada de água da rede no pré-tratamento.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
A sequência está correta em:
Alternativas
Q3118617 Saúde Pública
No que diz respeito aos medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos, o Decreto n° 8.077, de 14 de agosto de 2013, estabelece que os agentes a serviço da vigilância sanitária, em suas atividades de controle e monitoramento, terão como atribuição a coleta das amostras necessárias às análises de controle, lavrando os respectivos termos. No contexto de alimentos, define-se análise de controle como aquela que é efetuada:
Alternativas
Q3118618 Saúde Pública
"A densidade populacional, e o modo de vida das populações gera, em escala exponencial, os habitats para a oviposição e consequente proliferação do Aedes aegypti, tanto em locais onde as condições sanitárias são deficientes, quanto em outros, onde se considera que existe adequada infraestrutura de saneamento ambiental". Nas áreas mais pobres, que correspondem àquelas deficientes em estrutura urbana, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3118619 Saúde Pública
Entre as normas que estão definidas na Portaria SVS/MS no 326, de 30 de julho de 1997, no regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos, está:

I.Nas áreas de manipulação de alimentos, os pisos devem ser de material resistente ao trânsito, impermeáveis, laváveis, e antiderrapantes; não possuir frestas e serem fáceis de limpar ou desinfetar.
II.Os líquidos devem escorrer até os ralos (que não podem ser do tipo sifão ou similar), pois impedem a formação de poças. As paredes devem ser revestidas de materiais impermeáveis e laváveis, e de cores claras.
III.Os ângulos entre as paredes e o piso e entre as paredes e o teto devem ser quadrados e não-herméticos para facilitar a limpeza.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3118620 Saúde Pública
Entre 1997 e 1998, 197 casos de falsificação de medicamentos foram registrados no país. No período de 1999 (quando a ANVISA foi criada) até o ano 2007, esse número baixou para 18. E foi exatamente essa onda de falsificação de medicamentos um dos eventos que:

I.Propiciou a concretização da criação da Agência, que levou, inclusive, à instauração de mais uma CPI dos Medicamentos, em 1999.
II.Fundamentou o processo de trabalho em Vigilância Sanitária.
III.Levou à elevação nos números de fraudes em licitações em todo o território nacional.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3118621 Saúde Pública
Quando falamos de mosquitos, logo lembramos das doenças que podem ser transmitidas por esses insetos. Os mosquitos, popularmente conhecidos como pernilongos e muriçocas, estão presentes em todas as regiões do Brasil, sendo que o clima é o que determina a sua distribuição e quantidade. Eles podem transmitir doenças como dengue, leishmaniose, e sua proliferação, se torna um risco à saúde pública. O combate físico e químico ao vetor inclui:
Alternativas
Q3118622 Saúde Pública
No que se refere a efeitos das ações de saneamento na saúde pública, o planejamento e conhecimento epidemiológico de algumas doenças são essenciais para traçar estratégias no combate e disseminação dessas enfermidades na população em geral. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.

I.Água de boa qualidade para o consumo humano e seu fornecimento contínuo asseguram a redução e controle de: diarreias, cólera, dengue, febre amarela, tracoma, hepatites, conjuntivites, poliomielite, escabioses, leptospirose, febre tifóide, esquistossomose e malária.
II.Coleta regular, acondicionamento e destino final adequado dos resíduos sólidos diminuem a incidência de casos de: peste, febre amarela, dengue, toxoplasmose, leishmaniose, cisticercose, salmonelose, teníase, leptospirose, cólera e febre tifóide.
III.Melhorias sanitárias domiciliares estão diretamente relacionadas com a redução de: malária, cinomose, escabioses, pestes, HIV, tuberculose, sífilis, HPV.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3118623 Saúde Pública
"As ações de combate ao Aedes. aegypti, único elo vulnerável da cadeia epidemiológica do dengue, estão centradas em duas estratégias, _______ ou erradicação, que se diferenciam quanto às suas metas, o que implica distintas extensões de cobertura, estrutura e organização operacional. Entretanto, ambas incluem três componentes básicos: saneamento do meio ambiente; ações de educação, comunicação e informação (IEC); e combate direto ao _______ (químico, físico e biológico)." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3118624 Saúde Pública
A _________ é uma zoonose transmitida por carrapatos e causada por uma espiroqueta (Borrelia burgdorferi), caracterizada por pequena lesão cutânea, expansiva, única ou múltipla, do tipo mácula ou pápula de coloração avermelhada no local em que o carrapato sugou o sangue, denominada de eritema crônico migratório (EM). Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3118625 Saúde Pública
É uma doença de notificação compulsória e requer investigação epidemiológica. A vigilância da Leishmaniose Visceral compreende a vigilância entomológica, de casos humanos e caninos, assim, analise as afirmativas a seguir.

I. A situação epidemiológica indicará as ações de prevenção e controle a serem adotadas.
II. Investigação epidemiológica deve ser realizada em todos os casos, e é indicada para definir o local provável de infecção, verificar se a área é endêmica ou novo foco, conhecer as características epidemiológicas dos casos e orientar medidas de prevenção e controle conforme a situação epidemiológica e a classificação da área.
III. Em caso humano suspeito, todo indivíduo proveniente de área com transmissão apresentando febre e esplenomegalia, ou todo indivíduo de área sem ocorrência de transmissão com febre e esplenomegalia, desde que descartados outros diagnósticos mais frequentes na região.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3118626 Saúde Pública
No Art. 4º da Portaria GM/MS n° 1.378, de 09/07/2013, foi estabelecido que "as ações de Vigilância em Saúde abrangem toda a população brasileira e envolvem práticas e processos de trabalho voltados para: Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A vigilância da situação de saúde da população, com a produção de análises que subsidiem o planejamento, estabelecimento de prioridades e estratégias, monitoramento e avaliação das ações de saúde pública.
(__) A detecção oportuna e adoção de medidas adequadas para a resposta às emergências de saúde pública.
(__) A vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis.
(__) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes e violências.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3118627 Saúde Pública
"Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos" (Histórico da pandemia de COVID-19 - OPAS/OMS - PAHO). Estávamos diante de uma pandemia: A COVID-19. Uma enfermidade se torna uma pandemia quando:
Alternativas
Q3118628 Saúde Pública
 A Lei Orgânica da Saúde - Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamenta o SUS e dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, estabeleceu em seu art. 6º - No § 1° ,a vigilância sanitária foi definida como "um conjunto de ________ capaz de eliminar, ________ ou _______ riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da _______. Assim, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3118629 Saúde Pública
Doenças emergentes e reemergentes da atualidade, como as arboviroses (dengue, zika, chikungunya), têm estreita relação com o saneamento, analise as afirmativas a seguir.

I. A precariedade e a inadequação da oferta de serviços de saneamento são alguns determinantes para a ocorrência e a manutenção desses agravos.
II. Em áreas de escassez de água, seu armazenamento, muitas vezes impróprio, por longos períodos não contribui para a transmissão das doenças.
III. De acordo com a World Health Organization (2016), a rápida urbanização, os serviços de água e esgotamento sanitário pouco confiáveis, a grande mobilidade da população, a globalização e as mudanças climáticas são os principais fatores predisponentes às arboviroses.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3118630 Saúde Pública
A criptococose é uma infecção fúngica que apresenta duas formas: ________ e ________. É caracterizada por manifestações de lesões acneiformes, rash cutâneo, ulcerações ou massas subcutâneas que simulam ________. O diagnóstico é ________ e laboratorial e a confirmação é feita com a evidenciação do criptococo pelo uso de "tinta da China" (nankin), que torna visíveis formas ________ e em gemulação em materiais clínicos. Tem como diagnóstico diferencial: Toxoplasmose, tuberculose, meningoencefalites, sífilis, sarcoidose, histoplasmose e linfomas. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: A
6: C
7: C
8: D
9: D
10: D
11: C
12: B
13: B
14: B
15: A
16: C
17: C
18: B
19: C
20: D