Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2015 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 18 questões

Q566493 Pedagogia
 “Não se pode falar em filosofia da educação sem admitir que a educação é um processo social e que este, por sua vez, constitui uma das mais importantes dimensões de qualquer filosofia da educação. A educação varia de acordo com a concepção de como os indivíduos se relacionam uns com os outros. A diversidade de relações sociais leva a diferentes práticas educacionais"

In: Niskier, Arnaldo. Filosofia da Educação: uma visão crítica. Loyola, 2001 p. 40.

Dentre as diferentes abordagens do papel da didática na prática escolar, podemos destacar: 
Alternativas
Q566494 Pedagogia
 “Ultimamente, a grande imprensa tem publicado matérias a respeito da educação, nas quais têm aparecido certas imagens das práticas costumeiras do ensino nas escolas brasileira. Nesse discurso da grande imprensa – um dos mecanismos de construção do senso comum na sociedade contemporânea – , os termos tradicional e tradição, quando aplicados às práticas escolares, adquirem ou exprimem significados diversos."

In: Cordeiro, Jaime Francisco Parreira, Unesp, 2002. P. 13/14.

Com relação ao enfoque tradicional da didática nas práticas pedagógicas, podemos dizer que:
Alternativas
Q566495 Pedagogia
“O centro da atividade escolar é o aluno, o professor é visto como facilitador, a ele cabendo organizar as situações de aprendizagem. As ações devem considerar as características individuais dos alunos. Essa tendência adota o princípio do “aprender fazendo", preconizado por Dewey e que hoje está sendo retomado em modernos posicionamentos educacionais."

In: Niskier, Arnaldo. Filosofia da Educação: uma visão crítica Loyola. 2001 p. 305.

O trecho acima refere-se a:
Alternativas
Q566496 Pedagogia
A resolução N°2 de 30 de janeiro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares nacionais para o Ensino Médio, no seu artigo 5°, determina em que fundamentos o ensino médio deve se basear. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que não está de acordo com a referida resolução:
Alternativas
Q566497 Pedagogia
 “O pensamento de Paulo Freire aponta o quanto é importante a construção de currículos numa perspectiva emancipatória para se trabalhar com alunos, professores, comunidade, uma vez que as questões curriculares estão centradas diretamente nos fatos educativos".

Brandalise, Mary Angela T. UEPG: Ponta Grossa, PR: 2007.

De acordo com a resolução N°02 de 30 de janeiro de 2012, “A organização por áreas de conhecimento não dilui nem exclui componentes curriculares com especificidades e saberes próprios construídos e sistematizados, mas implica no fortalecimento das relações entre eles e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo planejamento e execução conjugados e cooperativos dos seus professores"(Resolução 02/12).

As áreas do conhecimento às quais o texto se refere são: 
Alternativas
Q566498 Pedagogia
 “Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à realidade da diversidade cultural. Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que alimentam a vida pública"

In: UNESCO. (2001) Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.

Com relação ao papel da escola no que concerne a diversidade cultural, assinale a alternativa que aponta as afirmações corretas:

I - Diante da diversidade cultural é papel da escola promover as mesmas oportunidades para todos os estudantes, mas com estratégias diferentes;

II - Para promover a diversidade é preciso formar grupos homogêneos;

III - As diferenças não devem ser abordadas no espaço escolar para evitar conflitos culturais,

IV - A formação de grupos heterogêneos favorece a troca de experiências entre os alunos. 
Alternativas
Q566499 Pedagogia
A formação de nível médio tem como prioridade “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico". Dessa forma seu objetivo é que o aluno possa desenvolver competências básicas e, consequentemente, sua capacidade de aprendizagem. A Lei nº 9.394/1996 estabelece que os conteúdos curriculares da educação básica observem os seguintes princípios:
Alternativas
Q566500 Pedagogia
 “A década de 40 pode ser considerada como um período áureo para a educação de adultos. Nela aconteceram inúmeras iniciativas políticas e pedagógicas de peso, tais como: a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino Primário – FNEP; a criação do INEP, incentivando e realizando estudos na área; o surgimento das primeiras obras especificamente dedicadas ao ensino supletivo; lançamento do CEAA – Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, através do qual houve uma preocupação com a elaboração de material didático para adultos e a realização de dois eventos fundamentais para a área: o 1° Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado em 1947 e o Seminário Interamericano de Educação de Adultos de 1949".

In: Moura, Tania Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Universidade Federal de Alagoas - Edufal.2004.

Da década de 1940 aos dias atuais, muitas iniciativas foram tomadas visando a regulamentação e difusão da educação de jovens e adultos. O decreto 5840/06 de 13 de junho de 2006 institui: 
Alternativas
Q566501 Pedagogia
“No contexto educacional, o currículo desempenha a função de explicitar os aspectos de desenvolvimento e socialização dos educandos."

In: Brandalise, Mary Angela T. UEPG: Ponta Grossa, PR. 2007. p.14.

De acordo com a resolução n°2 de 30 de janeiro de 2012, os componentes curriculares obrigatórios que integram as áreas de conhecimento se organizam em 12 matérias para o ensino médio. São elas: 
Alternativas
Q566502 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 regulamenta a gestão democrática das escolas públicas e determina que todas as escolas elaborem seu projeto político pedagógico em conjunto com a comunidade escolar. A LDB determina que os sistemas de ensino devem definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, considerando, além de suas peculiaridades, os seguinte princípios:
Alternativas
Q566505 Pedagogia
O projeto político pedagógico é o registro dos objetivos, das diretrizes e das ações do processo educativo de uma escola. Esse documento sintetiza as necessidades sociais, os requisitos legais do sistema de ensino e os desejos e expectativas da comunidade escolar. O projeto político pedagógico é um documento importante para a construção da gestão democrática, pois nele se incluem não só a dimensão pedagógica, como também a financeira e administrativa. Com relação ao projeto político pedagógico é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q566506 Pedagogia
Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promover a igualdade de acesso e permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais, assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:
Alternativas
Q566507 Pedagogia
O PROEJA, instituído pelo Decreto 5840/06, tem como objetivo integrar a educação profissional com a educação básica na modalidade de educação para jovens e adultos. O documento Base do PROEJA afirma que “O declínio sistemático do número de postos de trabalho obriga redimensionar a própria formação, tornando-a mais abrangente, permitindo ao sujeito, além de conhecer os processos produtivos, constituir instrumentos para inserir-se de modos diversos no mundo do trabalho, inclusive gerando emprego e renda". Com relação ao PROEJA não podemos afirmar que:
Alternativas
Q566508 Pedagogia
A educação libertadora de Paulo freire concebe todo ato de educação como um ato político. Freire condenava o método tradicional de ensino e o qualificou como educação bancária, termo utilizado ainda hoje para designar uma concepção de educação que concebe o aluno como uma tábula rasa, onde o professor deposita seu conhecimento. De acordo com as premissas da pedagogia defendida por Freire, não podemos afirmar que:
Alternativas
Q566509 Pedagogia
O trabalho pedagógico inclui, entre outras coisas, a participação na construção do projeto político pedagógico, do plano de ensino e do plano de ação. As normas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assim como as metas especificas traçadas pelos sistemas estaduais e municipais, demandam um planejamento do trabalho dentro das escolas. Uma das formas de organização do trabalho interno nas unidades escolares é o planejamento participativo que consiste em:
Alternativas
Q566510 Pedagogia
 “Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito."

In: VEIGA NETO, ALFREDO. De Geometrias, Currículo e Diferenças. IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças.2002.p.7.

Considerando a concepção de currículo apresentada no texto acima, é errado afirmar que: 
Alternativas
Q566511 Pedagogia
“A avaliação só tem sentido quando se pensa a prática, o planejamento como processo de intervenção na realidade. O planejamento, portanto, sendo processo e não ato isolado de contexto e de cronologia, supõe ações que se sucedem na linha do tempo".

In: MASCELLANI, M. N. Avaliação Institucional. In: ENCONTRO DE ADMINISTRADORES ACADÊMICOS E DOCENTES DA PUCCAMP, 1987, Campinas. Painel 1: experiências e perspectivas. Campinas: PUCCAMP, 1987. v. 3, p. 28-43 (p.28).

Sobre avaliação na educação básica podemos afirmar que: 
Alternativas
Q566512 Pedagogia
Uma escola de educação básica da rede pública está construindo seu projeto político pedagógico. Toda a comunidade escolar foi reunida para entender como será realizada essa ação. No seu processo de elaboração do projeto politico pedagógico, a escola pode fazer uso de variados recursos metodológicos, exceto:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: A
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: A
17: A
18: A