Questões de Concurso Público UFPB 2014 para Assistente Social
Foram encontradas 24 questões
Sobre a regulamentação do Assistente Social, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O Assistente Social dispõe de um Código de Ética profissional.
II. O Assistente Social é regulamentado como uma profissão liberal.
III. O Assistente Social é regulamentado como
uma profissão liberal e sempre se comporta
como tal.
( ) Podem-se distinguir dois momentos: um, primeiro, correspondente ao período que vai do fim dos anos 1970 até o final dos 1980 e aquele que então se inicia e se prolonga até hoje.
( ) No primeiro momento, próprio à crise e à derrota da ditadura e ao afluxo dos movimentos democráticos e populares, a referência formal ao marxismo e a Marx tornou-se dominante entre as vanguardas profissionais; houve mesmo uma espécie de moda do “materialismo histórico”.
( ) No segundo momento, sob a pressão do neoconservadorismo pós-moderno, que começou a envolver as ciências sociais, o marxismo “entrou em baixa” no Serviço Social – o elegante tornou-se a adoção de “novos paradigmas”.
( ) Trata de algo que está ocorrendo. ( ) Tem seu foco no que já ocorreu. ( ) A finalidade do monitoramento é realizar ajustes no andamento do trabalho. ( ) Busca analisar o processo, os produtos, a consecução dos objetivos, as metas e os impactos do projeto, bem como seu mérito e relevância.
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
A Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão, estabelece respectivamente nos seus artigos 4º e 5º as competências e atribuições privativas do assistente social.
1. Competências do Assistente Social.
2. Atribuições privativas do Assistente Social.
( )Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.
( ) planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.
( ) planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.
( ) planejar, executar e avaliar pesquisas
que possam contribuir para a análise da
realidade social e para subsidiar ações
profissionais.
( ) assessoria e consultoria e órgãos da
Administração Pública direta e indireta,
empresas privadas e outras entidades, em
matéria de Serviço Social.
I. Proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
II. Proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.
III. A proteção social especial objetiva prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, pois os vínculos familiares ainda não foram rompidos.