Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Médico - Ginecologia e Obstetrícia

Foram encontradas 25 questões

Q530144 Medicina
Paciente primigesta de 28 anos encontra-se em trabalho de parto. Durante assistência ao período expulsivo, seu obstetra optou por realizar a episiotomia médio-lateral direita, para proteção das estruturas do assoalho pélvico no decorrer do desprendimento fetal. Tanto o parto quanto a episiotomia transcorreram sem intercorrências. Assinale a alternativa que apresenta as estruturas habitualmente lesadas na episiotomia médiolateral direita.
Alternativas
Q530145 Medicina
Paciente, 7 anos de idade, é levada por sua mãe para avaliação ginecológica. Ao exame, observamse brotos mamários bilateralmente, com projeção da aréola e das papilas, formando um monte secundário em relação ao seio, (Tanner M4) pelos pubianos escuros e ásperos sobre vulva e o púbis (Tanner P4), estatura normal para a idade, genitais normais. Sabendo que a menina ainda não apresentou a menarca, e as Radiografias do punho mostram idade óssea compatível com a idade cronológica, dê o diagnóstico e a conduta a ser adotada.
Alternativas
Q530146 Medicina
Paciente, 53 anos procura o ginecologista, pois está sem menstruar desde os 51 anos, sente “ondas de calor" e ressecamento vaginal. Nega outras queixas. Ela deseja iniciar a terapia de reposição hormonal combinada (estradiol e medroxiprogesterona) via oral. As alternativas contêm possíveis comorbidades. Assinale a alternativa em que a comorbidade citada NÃO é contraindicação para Terapia de reposição hormonal.
Alternativas
Q530147 Medicina
Paciente de 28 anos queixa-se de dor intensa sempre que menstrua, com piora na intensidade ao longo dos anos. Também refere “diarreia leve" e “dor para evacuar" apenas no período menstrual. Queixa-se ainda de dor intensa e profunda nas relações sexuais, mais importante nos dias próximos à menstruação e com piora em intensidade ao longo dos anos. Teve melhora nas épocas em que usava anticoncepcionais orais. Traz exames que indicam CA-125 aumentado eUltrassonografia mostrando cisto complexo nos dois ovários e espessamento do septo retovaginal. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q530148 Medicina
Paciente de 48 anos teve 3 partos vaginais dos 25 aos 30 anos. Queixa-se de sensação de “bola na vagina" e perda de urina. Ao exame vaginal, observa-se, durante manobra de valsava, descida da parede vaginal anterior até as carúnculas do hímen. Qual é o diagnóstico e a classificação da distopia genital? (classificação segundo Baden-Walker)
Alternativas
Q530149 Medicina
Paciente, G2 PN2, 34 anos, procurou o ginecologista com queixa de perda urinária involuntária. Refere que sente vontade de urinar e, caso tenha fila no banheiro, não consegue segurar e acaba urinando na roupa. Nega comorbidades ou uso de medicações. O exames de urodinâmica mostrou contrações não inibidas do detrusor. Assinale a alternativa com o diagnóstico e o tratamento corretos.
Alternativas
Q530150 Medicina
Paciente, sexo feminino, 25 anos, assintomática, retorna em consulta de rotina com o resultado de seu exame preventivo do colo do útero (Papanicolau) que mostrou o seguinte resultado: amostra satisfatória, presença de metaplasia escamosa, sem atipias celulares. Assinale a alternativa que indica o diagnóstico e a conduta corretos.
Alternativas
Q530151 Medicina
Paciente, 42 anos, assintomática, vem ao consultório para mostrar o resultado de sua Mamografia (é a primeira vez que foi submetida a este exame). No laudo, lê-se presença de nódulo regular, arredondado, medindo 0,5 cm no quadrante superior medial da mama esquerda e calcificações ovaladas esparsas bilateralmente, classificação BIRADS 3. Sobre este resultado e a conduta adequada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q530152 Medicina
Paciente de 34 anos, com história de Tromboembolia pulmonar aos 30 anos, sem outras comorbidades, atualmente sem medicações de uso contínuo, vem para iniciar anticoncepção hormonal. Assinale a alternativa que apresenta apenas métodos permitidos (sem contraindicações).
Alternativas
Q530153 Medicina
Paciente de 21 anos, sexualmente ativa, relata queixa de lesões vulvares ulceradas recorrentes, dolorosas, localizadas em períneo e pequenos lábios. As lesões duram de 7 a 10 dias e apresentam resolução após formação de crosta. Ao exame físico observam-se 5 lesões ulceradas, sobre base eritematosa, bordos planos, fundo da úlcera com material fibroso discreto, sem odor fétido, ausência de linfadenomegalia inguinal. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q530154 Medicina
Paciente, 27 anos, primigesta, 12 semanas de gestação, traz seu exames de pré-natal e dentre os resultados observa-se sorologia para Toxoplasmose IgM positiva em título baixo, IgG positiva com alta avidez. Qual é o diagnóstico e a conduta recomendada?
Alternativas
Q530155 Medicina
Paciente, 25 anos, G1 A1, sexualmente ativa, com vontade de engravidar, vem ao pronto-socorro por dor abdominal há 1 dia. Mantém hábito intestinal normal. Nega outras queixas. Ao exame: sinais vitais estáveis, descorada 1+ em 4, abdome pouco doloroso à palpação profunda, mas indolor à descompressão. Colhido BHCG = 5500 (fração beta da gonadotrofina coriônica humana). Ultrassonografia transvaginal mostra útero sem alterações, imagem em anel com diâmetro de 3 cm na região anexial à esquerda e ausência de líquido livre no fundo de saco. Qual é o diagnóstico e a conduta recomendada?
Alternativas
Q530156 Medicina
Paciente, 25 anos, primigesta, previamente hígida, tempo de amenorreia de 24 semanas, vem para consulta de pré-natal na UBS. Em seu cartão, constam 2 medidas de PA = 140/100 mmhg, com 20 semanas e com 22 semanas. Traz exame de urinálise = urina não infecciosa, proteínas 1+. Está assintomática. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico e a conduta corretos.
Alternativas
Q530157 Medicina
Gestante, 28 anos, negra, 36 semanas de gestação, vem ao pronto atendimento com queixa de cefaleia, “pontos brilhantes na vista" e epigastralgia. É hipertensa e faz uso de metildopa desde o início da gestação, com bom controle pressórico prévio. Nega outras queixas. Ao exame: PA 160/110, tônus uterino normal, batimentos cardíacos fetais em 150 bpm e movimentos fetais abundantes. Qual é o diagnóstico e a melhor conduta a ser adotada?
Alternativas
Q530158 Medicina
O diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), historicamente, tem sido cercado de controvérsias e com protocolos diferentes em cada país ou mesmo em diferentes serviços no mesmo país. Em 2010, a Febrasgo - Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - padronizou as diretrizes para o diagnóstico da DMG. Sobre estas diretrizes de rastreamento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q530159 Medicina
Para o controle da Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), historicamente, sempre foi priorizada a utilização de insulina. Antigamente, os antidiabéticos orais eram todos contraindicados, principalmente pela falta de estudos de segurança na gestação. Mais recentemente, desde 2009, alguns antidiabéticos orais têm sido considerados seguros e uma opção para o controle do DMG na gestação. Assinale a alternativa que apresenta medicamentos considerados seguros na gestação.
Alternativas
Q530160 Medicina
Com o advento da profilaxia da transmissão vertical do HIV (vírus da imunodeficiência humana), a incidência de infecção congênita por este vírus caiu drasticamente. Sobre a profilaxia da transmissão vertical do vírus HIV, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q530161 Medicina
Paciente primigesta, hígida, com 39 semanas de gestação, encontra-se internada para acompanhamento do trabalho de parto. Ao exame, encontra-se com 3 contrações fortes em 10 minutos, e nota-se desaceleração dos batimentos fetais próximo às contrações. Ao toque, encontra-se com colo médio, amolecido, prévio para 7 cm, apresentação cefálica em variedade OEA. Ao exame de cardiotocografia, demonstrou batimento cardíaco fetal com linha de base em 150 bpm e quedas simétricas da frequência cardíaca fetal para 130 a 134 bpm, com nadir cerca de 30 segundos após cada uma das contrações e posterior retorno à linha de base. Sobre este resultado, é correto afirmar que:
Alternativas
Q530162 Medicina
Paciente multípara, portadora de Diabetes Mellitus Gestacional, encontra-se no período expulsivo do trabalho de parto, com 40 semanas de amenorreia. Após o desprendimento do polo cefálico, observa-se que o desprendimento dos ombros ainda não ocorreu, mesmo após terem passados 30 segundos. Qual é a melhor conduta imediata?
Alternativas
Q530163 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta indicação absoluta de parto cesáreo, sendo contraindicado o parto vaginal ou à fórceps.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: E
5: D
6: C
7: B
8: A
9: C
10: D
11: A
12: A
13: D
14: D
15: E
16: B
17: B
18: C
19: E
20: A