Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Médico - Medicina de Urgência

Foram encontradas 25 questões

Q532719 Medicina
Jovem de 23 anos, masculino, é levado à unidade de pronto atendimento com história de colisão moto contra anteparo (perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra uma árvore, em alta velocidade). Segundo o médico do serviço pré- hospitalar, o jovem estava bastante confuso no local, em decúbito dorsal, obedecia a comandos e abria os olhos aos chamados. Além do exposto, apresentava otorragia à direita, com saída de material esbranquiçado (provável massa encefálica). Durante o atendimento inicial no PA, o médico indicou intubação orotraqueal, devido ao nível de consciência. Você concorda com esta conduta?
Alternativas
Q532720 Medicina
Paciente de 18 anos, feminino, é levada por familiares à unidade de emergência com história de ferimento por projétil de arma de fogo na região do abdome. Apresenta-se consciente, orientada, com 112 batimentos cardíacos por minuto e pressão arterial de 110x70mmHg, além de ferimento perforante na região de mesogástrio. Em relação ao tratamento cirúrgico (laparotomia exploradora - LE) no caso exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q532721 Medicina
Paciente masculino, 25 anos, encontra-se internado para tratamento de fratura de diáfise do fêmur direito secundária devido a uma queda de moto, há 2 dias. Evolui com falta de ar de instalação súbita, confusão mental e petéquias no tórax e membros superiores. Em relação à conduta médica para esse caso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q532722 Medicina
Durante o atendimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR) extra-hospitalar, qual das atitudes a seguir deixou de ser preconizada nas diretrizes mais atuais do ILCOR (International Liason Comitè on Rescucitation)?
Alternativas
Q532723 Medicina
Paciente masculino de 57 anos é levado por familiares para atendimento médico, com queixa de palpitações, dor torácica e dispneia de início há 30 minutos. O eletrocardiograma revela um ritmo regular não sinusal, com frequência ventricular de 180bpm, com QRS alargado, e ainda a presença de alguns batimentos de fusão. Qual é a conduta inicial mais adequada?
Alternativas
Q532724 Medicina
Jovem do sexo masculino, 24 anos, procura atendimento médico com queixa de febre alta, dores pelo corpo, um pouco de náuseas e dor retrorbitária há 3 dias. A presença de leucopenia e trombocitopenia no hemograma leva a equipe à suspeita de dengue. Considerando as diretrizes mais atuais do Ministério da Saúde, sobre a dengue é correto afirmar que
Alternativas
Q532725 Medicina
Paciente masculino, 55 anos, portador de insuficiência cardíaca em acompanhamento ambulatorial, apresenta dispneia aos médios esforços e fração de ejeção menor do que 40% ao ecocardiograma transtorácico. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta do paciente, de acordo com a NYHA (New York Heart Association) e AHA (American Heart Association), respectivamente.
Alternativas
Q532726 Medicina
A insuficiência cardíaca (IC) é uma das causas mais importantes de morte em todo mundo, ao lado de outras doenças cardiovasculares. O seu manejo correto, desde o diagnóstico precoce até o uso de dispositivos implantados, tem aumentado a sobrevida dos pacientes em termos de quantidade e qualidade. Assinale a alternativa que apresenta opções terapêuticas que, comprovadamente, diminuem a mortalidade na IC.
Alternativas
Q532727 Medicina
A sepse é uma das principais causas de óbito no ambiente hospitalar e o seu manejo tem sido extensivamente discutido e pesquisado. Dentre as medidas iniciais no manejo da sepse grave, assinale a alternativa que apresenta somente as opções que comprovadamente aumentam a chance de sobrevida do paciente.
Alternativas
Q532728 Medicina
Idosa de 70 anos é levada ao pronto atendimento com história de dificuldade para falar e perda de força no braço direito há 1 hora. Possui antecedente de hipertensão arterial e dislipidemia, por isso fazia uso de losartana e rosuvastatina diariamente. Ao exame inicial, apresenta disartria, hemiparesia direita com predomínio braqueal e discreto desvio da rima labial. Além disso, estava com PA:178x125mmHg. Sobre o manejo do caso acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q532729 Medicina
Homem de 43 anos procura atendimento médico de urgência com história de picada de cobra na região de tornozelo há 2 horas. Refere pouca dor no local, porém apresenta ptose palpebral bilateral e dores musculares intensas. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa que apresenta o tipo de acidente ofídico e a conduta mais adequada.
Alternativas
Q532730 Medicina

A declaração de óbito (DO) é documento importante e de preenchimento obrigatório pelo médico. Leia o caso a seguir e assinale a alternativa correta sobre a DO.


“Paciente de 45 anos, sexo masculino, encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) há 55 dias com história de acidente de trânsito, com traumatismo craniano grave e múltiplas fraturas em membros inferiores. Apresenta parada cardiorrespiratória e o médico plantonista é chamado. Após 30 minutos de manobras de reanimação cardiopulmonar sem sucesso, é declarado morto”.

Alternativas
Q532731 Medicina
Mulher de 52 anos apresenta hemorragia subaracnoide extensa, secundária à ruptura de aneurisma de artéria cerebral média esquerda. No ambiente do CTI, evolui com midríase bilateral fixa e suspeita de morte encefálica (ME). Sobre os critérios de ME e o manejo do potencial doador, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q532732 Medicina
A sepse é considerada uma síndrome, tamanha sua complexidade, e a sua correta classificação é de extrema importância para a elaboração de um plano terapêutico adequado. Assinale a alternativa que apresenta um caso de sepse grave.
Alternativas
Q532733 Medicina
Sobre as artrites, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q532734 Medicina
Mulher de 45 anos procura atendimento com queixa de dor de cabeça de forte intensidade e síncope há 2 horas. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.
Alternativas
Q532735 Medicina
Homem de 27 anos é levado à unidade de urgência com história de colisão automobilística (ele era passageiro traseiro em colisão frontal com outro veículo) há 1 hora. Refere muita dor abdominal. Apresenta sinais vitais adequados, sem instabilidade hemodinâmica, porém com sinais de peritonite ao exame físico. Entre as alternativas a seguir, qual é a conduta mais adequada na sequência deste atendimento?
Alternativas
Q532736 Medicina
Pode-se dizer que as manobras de ventilação têm perdido importância durante a ressuscitação cardiopulmonar nos últimos 10 anos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de PCR em que a ventilação ainda é essencial.
Alternativas
Q532737 Medicina
Homem de 54 anos, portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica, evolui com encefalopatia hepática. Todas as alternativas apresentam uma causa desta complicação, EXCETO
Alternativas
Q532738 Medicina
Homem de 17 anos, vítima de agressão por arma branca, é levado às pressas ao setor de emergência por familiares. Na avaliação inicial, apresenta-se pouco confuso, pálido, taquicárdico (136bpm) e hipotenso (80x40mmHg). Ao exame abdominal, tem um ferimento perfurante de aproximadamente 3cm no mesogástrio. Sobre o atendimento inicial, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: D
6: C
7: C
8: B
9: D
10: E
11: E
12: D
13: B
14: E
15: A
16: A
17: D
18: C
19: E
20: C