Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2019 para Médico - Clínico Geral
Foram encontradas 12 questões
A epidermólise bolhosa é uma doença genética e hereditária rara, que provoca a formação de bolhas na pele devido a mínimos atritos ou traumas e se manifesta já no nascimento. As crianças com epidermólise bolhosa são conhecidas como “crianças borboletas”, porque a pele se assemelha às asas de uma borboleta devido à fragilidade provocada pela alteração nas proteínas responsáveis pela união das camadas da pele. No Brasil, segundo a Associação DEBRA, são 802 pessoas diagnosticadas com EB. Nos últimos cinco anos, foram registradas 121 mortes por complicações da doença. O Ministério da Saúde identificou a necessidade de organizar e aprimorar a linha de cuidado hoje disponível para atender os pacientes nos serviços públicos de saúde. Trata-se de característica de Epidermólise Bolhosa Distrófica (EBD):
O INCA e o Ministério da Saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Os gestores e profissionais de saúde deverão fazer o imediato encaminhamento para a investigação diagnóstica de casos suspeitos e início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico. O exame de mamografia pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. É correto afirmar que mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada:
O câncer de mama acomete milhares de pessoas no Brasil e no mundo, anualmente, sendo um grave problema de saúde pública. O diagnóstico precoce influencia diretamente no prognóstico. Neste contexto, o médico deve estar atento e conhecer os fatores de riscos. São considerados fatores de risco para tal doença, EXCETO:
João, 25 anos, morador de rua, chega ao pronto-socorro apresentando febre e taquicardia. Na ausculta cardíaca, nota a presença de sopro. Relata que o quadro teve início há dois dias. Foi solicitado um ecocardiograma que evidencia a presença de vegetação em válvula tricúspide. Em usuários de drogas intravenosas, qual o principal agente causador de endocardite infecciosa?
Pedro, 4 anos, é trazido pelo pai à UPA com a história de que há dois dias apresenta febre de 39° C e, desde ontem, não consegue movimentar o membro inferior esquerdo. Ao exame há dor à mobilização do joelho, edema e calor local. O melhor exame para confirmar a hipótese de artrite séptica é: