Questões de Concurso Público Prefeitura de Suzano - SP 2019 para Engenheiro Florestal

Foram encontradas 9 questões

Q1216529 Engenharia Florestal
Analise as afirmativas a seguir.
I. De acordo com a legislação, os métodos de restauração ecológica são: a condução da regeneração natural de espécies nativas; o plantio de espécies nativas; o plantio de espécies nativas conjugado com a condução da regeneração natural de espécies nativas; o plantio intercalado de espécies lenhosas, perenes ou de ciclo longo exóticas com nativas de ocorrência regional.
II. Na legislação, nascente é definida como o afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água. As áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, no raio mínimo de cinquenta metros, serão consideradas Áreas de Preservação Permanente.
III. Nas acumulações naturais ou artificiais de água com superfície inferior a dez hectares, fica dispensada a manutenção de Áreas de Preservação Permanente.
IV. O restaurador que adotar o espaçamento 3m x 2m (um dos mais consagrados), no qual as mudas escolhidas por ele (obedecendo à legislação) serão plantadas, deverá prever o uso inicial de cerca de 1.667 plantas por hectare.
V. Não é permitido, pela legislação e pelos órgãos ambientais competentes, o plantio de mudas e o crescimento e a manutenção de florestas em áreas sobre aterros sanitários encerrados.
VI. Ao optar por uma ou mais estratégias de recuperação, visando não prejudicar a regeneração natural e/ou os plantios, algumas medidas iniciais deverão ser tomadas para eliminar ou minimizar fatores de degradação ambiental, tais como a abertura e manutenção de aceiros (fogo), construção de cercas (para evitar o pastoreio de animais), assim como o controle de formigas cortadeiras e gramíneas.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q1216530 Engenharia Florestal
Segundo a legislação brasileira, no manejo sustentável da vegetação florestal em áreas de Reserva Legal, serão adotadas práticas de exploração seletiva; a modalidade de manejo sustentável sem propósito comercial para consumo na propriedade independe de autorização dos órgãos competentes, devendo apenas ser declarados previamente ao órgão ambiental a motivação da exploração e o volume a ser explorado. Qual o limite anual em que esta exploração é permitida? Além disso, qual o percentual mínimo, em relação à área do imóvel, que todo imóvel rural no estado de São Paulo deverá manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas legais sobre as Áreas de Preservação Permanente? Em alguns casos, a recomposição da Reserva Legal poderá ser realizada mediante o plantio intercalado de espécies nativas com exóticas ou frutíferas, em sistema agroflorestal. Dessa forma, qual a área máxima permitida, em relação à área total a ser recuperada, que poderá ser recomposta com espécies exóticas em dada propriedade?
Alternativas
Q1216531 Engenharia Florestal
As pessoas físicas e jurídicas que produzam, beneficiem, analisem, embalem, reembalem, amostrem, certifiquem, armazenem, transportem, importem, exportem, utilizem ou comercializem sementes ou mudas estão sujeitas à fiscalização. A quem compete tal fiscalização? A inobservância das disposições legais, quando incidir sobre a produção, beneficiamento ou comercialização de sementes ou mudas, sujeita as pessoas físicas e jurídicas à multa pecuniária, que será de valor equivalente a qual porcentagem em relação ao valor comercial do produto fiscalizado?
Alternativas
Q1216535 Engenharia Florestal
Estão entre as espécies de eucalipto (Eucalyptus) introduzidas no Brasil mais indicadas e com maior potencial para a produção de celulose respectivamente, EXCETO:
Alternativas
Q1216536 Engenharia Florestal
A ação de doença envolve alterações na fisiologia do hospedeiro. Assim, no desenvolvimento de uma planta, a doença pode interferir nos seus processos vitais, como, por exemplo, no processo fotossintético. Trata-se do agente causador das galhas:
Alternativas
Q1216537 Engenharia Florestal
Atualmente, a resolução espectral das imagens obtidas pelos sensores imageadores já ultrapassa centenas de bandas, e a resolução espacial de muitas imagens é maior que 1 metro, possibilitando as suas aplicações nas áreas de levantamentos de recursos naturais e mapeamentos temáticos, monitoração ambiental, detecção de desastres naturais, desmatamentos florestais, previsões de safras, cadastramentos multifinalitários, cartografia de precisão, defesa e vigilância, dentre outras. Muitos dos problemas identificados nas fotografias aéreas ocorrem de formas bastante semelhantes com as imagens digitais de sensoriamento remoto. São várias as fontes que geram esses problemas, a maioria devido aos erros e defeitos que os sensores possam apresentar ao longo de sua vida útil e, ainda, por perdas de estabilidade da plataforma que aloja o sensor. Sobre sensoriamento remoto, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1216538 Engenharia Florestal
De acordo com alguns pesquisadores, além do plantio, técnicas adicionais têm sido utilizadas para acelerar e qualificar os processos de regeneração natural por meio do estímulo às interações entre as espécies. Este tipo de ação parte da ideia de que uma floresta não é apenas um conjunto de árvores e, sim, uma teia complexa de organismos e relações. A nucleação tem como proposta criar pequenos habitats que propiciem incremento das interações interespecíficas, envolvendo interações planta-planta, plantas-micro-organismos, plantas-animais, níveis de predação, associações e processos reprodutivos das plantas de polinização e dispersão de sementes. São técnicas de nucleação, EXCETO:
Alternativas
Q1216540 Engenharia Florestal
O Código Florestal Brasileiro (Lei nº 4.771/65) considera as matas ciliares como Áreas de Preservação Permanente (APPs), visa proteger os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, a fertilidade do solo e assegura o bem-estar das populações humanas. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1216541 Engenharia Florestal
As interações inerentes ao binômio antagonistana – patógeno, em casos de biocontrole por antagonismo direto, ou aqueles que dizem respeito ao triângulo patógeno – planta – antagonista, em situações que envolvem controle biológico por indução de resistências são complexas. De acordo com as com as curvas de progresso da doença em plantas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: D
6: X
7: C
8: A
9: A