Questões de Concurso Público Prefeitura de Colômbia - SP 2021 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 6 questões

Q1816402 Atualidades

Sobe para 42 o número de mortos

por coronavírus na China


Mais de mil casos de infecção já foram confirmados no mundo; OMS não declarou emergência internacional. O número de mortos na China pelo coronavírus passou para 42 neste sábado (25/01/2020), quando a mídia estatal anunciou uma nova morte em Huangshi, na província de Hubei, a cerca de 100 quilômetros de Wuhan, o epicentro do vírus. Ao todo, são mais de mil casos confirmados de pessoas infectadas. Somente três mortes ocorreram fora de Wuhan.


(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/ 2020/01/numero-de-mortos-por-coronavirus-na-china-sobe-para-9-e-temor-de-pandemia-aumenta.shtml?origin=folha#.)


Tendo em vista o episódio atual do coronavírus e sua repercussão, analise as afirmativas a seguir.


I. O aumento da mobilidade de pessoas aumenta objetivamente o risco de propagação da epidemia e a dificuldade de prevenção e controle.

II. Os sintomas do vírus, que pode causar pneumonia, incluem febre, tosse e dificuldade em respirar.

III. Não se tem notícia de uma epidemia anterior, dessa proporção, na China, ou mesmo em algum país circunvizinho.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q1816403 Atualidades

Texto I

Brumadinho vive dia de luto e homenagens um

ano após rompimento de barragem da Vale


As 270 vítimas foram lembradas com caminhada, cruzes, faixas, balões e um minuto de silêncio. Um ano do rompimento da barragem, Brumadinho tem dia de homenagem às vítimas da tragédia. Brumadinho vive um dia de luto e de homenagens às vítimas da tragédia da Vale neste sábado (25/01/2020). Há um ano, às 12h28min, a barragem B1 se rompeu na mina do Córrego do Feijão, deixando 270 vítimas entre mortos e desaparecidos.


(Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/01/25/brumadinho-vive-dia-de-luto-e-homenagens-um-ano-apos-rompimento-de-barragem-da-vale.ghtml.)


Texto II


O Desastre de Mariana ocorreu em 5 de novembro de 2015 e foi uma grande tragédia ambiental da história do Brasil. O acidente foi provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro explorados pela empresa Samarco. O evento causou a destruição do meio ambiente, contaminação do rio, do solo e um saldo de 19 mortos.


(Disponível em: https://www.todamateria.com.br/desastre-de-mariana/.)


No desastre ambiental de Mariana, a bacia hidrográfica mais atingida foi a do Rio Doce. Já no caso de Brumadinho, o mais atingido foi o Rio:

Alternativas
Q1816404 Atualidades

Chico Buarque recebe o Prêmio Camões a 25

de abril de 2020 em Lisboa


A informação foi confirmada, primeiro pela editora brasileira Companhia das Letras, que edita a obra do escritor, e, posteriormente, pelo Ministério português da Cultura. Em outubro, o Ministério da Cultura disse que o processo para marcação da data se encontrava “em curso”, confirmando que “a cerimônia de entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque” se realizaria em Portugal, “conforme ditam as regras, na data que for conveniente a quem entrega e a quem recebe o Prêmio”.


(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/cultura/portugal-confirma-entrega-do-premio-camoes-a-chico-buarque-em-2020/.)


Outros autores brasileiros também já foram agraciados com esta premiação de repercussão internacional, dentre os quais podemos destacar:

Alternativas
Q1816405 Atualidades

O trecho que trata do ‘excludente de ilicitude’, no Projeto de Pacote Anticrime, do Ministro da Justiça, Sergio Moro, segue sendo alvo de críticas por ativistas e especialistas do setor. O Código Penal brasileiro já prevê a exclusão de ilicitude em três situações: no estrito cumprimento do dever legal; em casos de legítima defesa e em estado de necessidade.


(Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/destaque-banner/2019/09/excludente-de-ilicitude.)


Nesses contextos, o termo “exclusão de ilicitude” refere-se especificamente:

Alternativas
Q1816407 Atualidades

Uma decisão liminar da Justiça Federal determina que o processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seja suspenso, assim que as inscrições forem encerradas, o que, na prática, significa que os resultados não poderão ser divulgados na terça-feira (28/01/2020). Além disso, determina que o governo comprove que o errona correçãodas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi totalmente solucionado.


(Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/01/24/ justica-de-sp-impede-divulgacao-de-resultado-do-sisu-e-pede-que-governo-comprove-correcao-de-erro-no-enem.ghtml.)


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado do Ministério da Educação e começou a funcionar:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: B