Questões de Concurso Público Prefeitura de Formiga - MG 2022 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 13 questões

Q2087183 Saúde Pública
De acordo com os critérios do Sistema Único de Saúde (SUS), são consideradas evidências de humanização da assistência à saúde, EXCETO:
Alternativas
Q2087184 Saúde Pública
“Estratégia em saúde que objetiva promover a qualidade de vida, bem como reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes –modos de viver; condições de trabalho; habitação; ambiente; educação; lazer; cultura; e, acesso a bens e serviços essenciais.” As informações se referem à:
Alternativas
Q2087190 Saúde Pública

Considerando os princípios da telessaúde, que oferta de forma remota os serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal, analise-os. 


I. Consentimento livre e informado do paciente.

II. Dignidade e valorização do profissional de saúde.

III. Rigorosa observância das atribuições legais de cada profissão.

IV. Responsabilidade digital.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2087193 Saúde Pública

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Sistema de Informação em Saúde (SIS) como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. “Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação e, inclusive, recomendações para a ação.” Segundo Pereira (1995), os Sistemas de Informações em Saúde devem produzir indicadores capazes de medir eficiência, eficácia e efetividade. (Disponível em: https://ares.unasus.gov.br. Acesso em: 01/2023.)


Considerando com os tipos básicos de indicadores no âmbito da saúde, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Eficiência.

2. Eficácia.

3. Efetividade.


( ) Cobertura alcançada por meio das ações produzidas (consultas, vacinas, partos etc.); concentração de procedimentos oferecidos (como: três consultas de pré-natal por gestante); resolubilidade da atenção (como: a proporção de altas em relação às consultas realizadas).


( ) Indicadores de mortalidade; indicadores de morbidade; indicadores demográficos; indicadores socioeconômicos; e, indicadores ambientais (saneamento).


( ) Produtividade por tipo de procedimento (consultas, exames laboratoriais etc.); utilização da capacidade instalada (rede física); utilização da capacidade operacional (recursos humanos); distribuição dos gastos por tipo de atenção prestada (ambulatorial básica e especializada; hospitalar e urgência; apoio diagnóstico e terapêutico etc).


A sequência está correta em 

Alternativas
Q2087194 Saúde Pública

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e na autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

(Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 01/2023.)


São consideradas atribuições específicas dos Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Básica, EXCETO: 

Alternativas
Q2087195 Saúde Pública
Sobre a catapora (varicela), uma doença infecciosa e altamente contagiosa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2087196 Saúde Pública
Considere o Calendário Nacional de Vacinação para crianças, a vacina DTP+Hib+HB (Penta), que previne contra as seguintes doenças: Difteria; Tétano; Coqueluche; Haemophilus; influenzae B; e, Hepatite B. Deve-se seguir o esquema vacinal de acordo com a idade:
Alternativas
Q2087197 Saúde Pública

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

(Disponível em: https://www.saude.es.gov.br. Acesso em: 01/2023.)


Em relação ao retrovírus HIV, analise as afirmativas a seguir.


I. O HIV liga-se a um componente da membrana dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior para se multiplicar. Com isso, o sistema de defesa vai pouco a pouco perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças.


II. Considera-se janela imunológica o intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo.


III. Os exames podem ser feitos de forma anônima. Nos centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento para facilitar a correta interpretação do resultado pelo usuário. 


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2087198 Saúde Pública
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. A quantidade de profissionais Agentes Comunitários de Saúde preconiza que seja suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, sendo o seguinte número máximo de pessoas:
Alternativas
Q2087199 Saúde Pública

A implantação da estratégia de Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) possibilita a reorganização inicial da Atenção Básica com vistas à implantação gradual da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou como uma forma de agregar os Agentes a outras maneiras de organização da Atenção Básica. Em relação ao que é necessário para a implantação da estratégia prevista nas UBS, analise as afirmativas a seguir.


I. A existência de uma UBS, inscrita no sistema de Cadastro Nacional vigente que passa a ser a UBS de referência para a equipe de agentes comunitários de saúde.


II. A existência de um enfermeiro para até, no máximo, doze, agentes comunitários de saúde; e, no mínimo, quatro, constituindo, assim, uma equipe de Agentes de Saúde.


III.O cumprimento da carga horária integral de quarenta horas semanais por toda a equipe de agentes comunitários, composta por agentes comunitários de saúde e enfermeiro supervisor.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2087200 Saúde Pública

O Programa Cuida Mais Brasil foi instituído pela Portaria nº 937, de 5 de maio de 2022, e tem o propósito de aprimorar a assistência à saúde da mulher e à saúde materno-infantil, no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. O Programa Cuida Mais Brasil considera aspectos regionais de organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no Distrito Federal, estados e municípios para levar, por meio de financiamento federal, ações complementares de apoio às equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP).

(Disponível em: Ministério da Saúde. Acesso em: 01/2023.)


Em relação aos objetivos do Programa Cuida Mais Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas.


( ) Amparar a organização e a oferta do cuidado na saúde da mulher e na saúde materno-infantil, com vistas à redução da mortalidade materna e infantil.


( ) Fomentar a resolutividade da APS, por meio da qualificação dos processos de trabalho das equipes, e contribuir para a integralidade do cuidado na saúde da mulher e na saúde materno-infantil.


( ) Proporcionar espaços de apoio técnico-pedagógico para os profissionais das equipes de APS de forma integrada aos médicos ginecologistas-obstetras e capacidade de resposta desses profissionais.


( ) Apoiar e complementar as equipes da APS na condução do cuidado às condições clínicas e epidemiológicas prioritárias de atenção à saúde da criança e da saúde das mulheres em período pré-concepcional, gestacional, puerperal e em intervalo intergestacional de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).


A sequência está correta em

Alternativas
Q2087201 Saúde Pública
A Política Nacional de Saúde Bucal tem alterado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre à saúde bucal no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS), é INCORRETO inferir que:
Alternativas
Q2087202 Saúde Pública

As doenças raras podem ser definidas como aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil, ou seja, 1,3 pessoa para cada 2.000 indivíduos. São classificadas de acordo com os quatro principais fatores: incidência; raridade; gravidade; e, diversidade. No Brasil, estima-se que cerca de treze milhões de pessoas possuem alguma doença rara. São cerca de sete a oito mil tipos e dentre as mais conhecidas estão esclerose múltipla; hemofilia; neuromielite óptica; autismo; acromegalia; doença de Cushing; tireoidite autoimune; doença de Addison; hipopituitarismo; anemia de Fanconi; demência vascular; doença de Hodgkin; encefalite; fibrose cística; hiperidrose; malformação de Arnold-Chiari; mucopolissacaridose; osteogênese imperfeita; síndrome de Guillain-Barré; síndrome de Pierre Robin; hipotireiodismo congênito; hiperplasia adrenal congênita, dentre outras.

(Disponível em: Portal PEBMED. https://pebmed.com.br/. Acesso em: 01/2023.)


O Ministério da Saúde preconiza a linha de cuidado da atenção às pessoas com doenças raras estruturada pela Atenção Básica e Atenção Especializada, em consonância com a Rede de Atenção à Saúde, seguindo as Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: C
5: B
6: A
7: D
8: A
9: D
10: A
11: A
12: B
13: A