Questões de Concurso Público MPE-BA 2023 para Analista Técnico – Serviço Social
Foram encontradas 30 questões
I. Relacionamento: a partir dele, é possível se estabelecer (ou não) relações mais ou menos democráticas, mais ou menos autoritárias, de dependência ou autonomia, ou seja, é por meio do relacionamento que se estabelece ou não essas relações.
II. Abordagem: empregada quando se faz necessário entender um pouco mais sobre o usuário, seus questionamentos, suas queixas e manifestações, objetivando o alcance de determinadas finalidades, com dada direção.
III. Reunião: socializa interesses que estão em jogo, as relações entre os seus membros, sendo empregada para dar visibilidade e para trabalhar com essas relações de poder, bem como com a socialização de determinadas informações.
IV. Encaminhamento: mobiliza vários instrumentos, pois não é uma ferramenta, além de constar no rol de atribuições profissionais, bem como pelo seu real significado – o de colocar o usuário na rede de serviços.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Compreende a intromissão do Poder Judiciário nos processos de deliberação política, implicando em mudanças na dinâmica da relação entre os Poderes. O Poder Legislativo, que tradicionalmente ocupara lugar central, é cobrado de ter que se enquadrar às exigências legais, podendo, por isso, ter suas decisões submetidas à apreciação do Poder Judiciário.
II. Tal processo não se resume a uma questão política da relação entre os poderes, mas incide sobre a relação entre o Estado e a sociedade. Significa a ampliação do aparato de controle sobre os cidadãos, sobretudo, sobre a classe trabalhadora, que vai sendo orientada ao interior do Poder Judiciário em busca da resolução de conflitos relacionados ao acesso às políticas públicas e sociais.
III. Tendo o Estado o dever constitucional de responder pela proteção social dos cidadãos brasileiros, ao abdicar dessa função, tende a provocar o aumento da demanda por direitos sociais no Poder Judiciário. A consequência disso é tornar a judicialização o único meio institucional para o acesso ao direito.
IV. Diversas críticas são dirigidas ao Poder Judiciário por parte de gestores públicos e intelectuais que denunciavam sua interferência nos gastos públicos, mesmo sem que a maioria dos pobres tivesse recorrido à Justiça para defender seus direitos.
Está correto o que se afirma apenas em
I. A condição de acolhimento em instituições de longa permanência impede o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada.
II. A avaliação social é realizada exclusivamente pelos assistentes sociais do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
III. São requisitos para a concessão, a manutenção e a revisão do benefício as inscrições no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, conforme previsto em regulamento.
IV. Os rendimentos decorrentes de estágio supervisionado e de aprendizagem não serão computados para os fins de cálculo da renda familiar per capita.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Apresentam a autoimagem da profissão, elegem valores que a legitimam socialmente e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, institucionais e práticos) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as balizas da sua relação com os usuários de seus serviços, com outras profissões e com as organizações e instituições sociais, privadas, públicas, entre estas, também, e destacadamente com o Estado, ao qual coube, historicamente, o reconhecimento jurídico dos estatutos profissionais.
II. Implicam determinadas condições; devem atender a necessidades sociais, realizadas de determinadas formas, e produzir um resultado objetivo, com implicações sociais e desdobramentos éticos e políticos. Portanto, tenham os agentes (tomados individualmente) consciência ou não de que tais elementos conformam um projeto, isso não elimina o fato objetivo de que está se produzindo um produto concreto e que ele, de alguma forma, contribui para a objetivação de determinadas finalidades e necessidades sociais com direção ética e política.
III. A coesão dos agentes profissionais, em torno de valores e finalidades comuns, dá organicidade e direção social a um projeto profissional. Esse aspecto, no entanto, diz respeito às relações externas da profissão, independente da organização interna. A cultura, em geral, e a moral, em especial, são mediações determinantes na configuração da moralidade dos agentes, influenciando sua ética profissional. Por mediações particulares, a ética profissional também se articula com os projetos societários.
IV. Os projetos societários estabelecem mediações com as profissões na medida em que ambos têm estratégias definidas em relação ao atendimento de necessidades sociais, com direções éticas e políticas determinadas. Isso fica evidente quando analisamos a profissão Serviço Social em sua gênese. Suas determinações históricas são mediadas pelas necessidades dadas na relação entre o capital e o trabalho, pelos projetos das forças sociais que buscam enfrentar as sequelas da “questão social” como questão moral.
Está correto o que se afirma apenas em
1. Quantitativo.
2. Qualitativo.
( ) Maior enfoque na interpretação do objeto.
( ) Menor proximidade do pesquisador em relação aos fenômenos estudados.
( ) Alcance do estudo no tempo de forma instantânea.
( ) Quadro teórico e hipóteses definidas rigorosamente.
( ) Ponto de vista do pesquisador interno à organização.
A sequência está correta em
I. A observação sistemática é entendida por uma observação distanciada do grupo, comunidade ou situação. O observador não se coloca no cotidiano do seu problema; ele observa de maneira espontânea, o que pode trazer boas consequências, mas também dificuldades.
II. A observação participante consiste na participação ativa do pesquisador no cotidiano de determinada comunidade, grupo ou situação. O pesquisador consegue, até certo ponto, fazer parte de determinado grupo ao qual está pesquisando; a partir do interior de uma comunidade ou situação, ele compreende aquele fenômeno e cultura como participante de sua vida cotidiana.
III. A observação participante foi introduzida pelos antropólogos através de pesquisas de campo, onde viviam nas comunidades primitivas, interagindo no cotidiano de suas vidas e compreendendo, assim, valores culturais de forma profunda e como parte daquele todo.
IV. A observação simples consiste em elaborar um recorte de observação dentro do tema definido, da comunidade, população, acontecimento, situação. Assim, o pesquisador define anteriormente o que irá observar dentro de um recorte específico que auxiliará a responder o seu problema de pesquisa.
Está correto o que se afirma apenas em
1. Análise de dados.
2. Formulação de hipóteses.
3. Formulação de problema.
4. Conclusões e generalizações.
5. Coleta de dados.
A ordem desses fatores é