Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Engenharia Civil

Foram encontradas 15 questões

Q2079811 Engenharia Civil
Uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica), com capacidade de geração de energia de 10,83 MW, decidiu se instalar na cidade Delta; entretanto, verificou-se que para a viabilidade operacional também seria necessária a implantação de barragem com capacidade proporcional de geração de energia da PCH,suas respectivas linhas de transmissão com capacidade de 250KV e, enfim, promover a melhoria da estrada rural existente de acesso ao complexo de geração de energia que possui uma via. De acordo com a Resolução CONAMA nº 001/1986, analise a seguir as ações que dependem de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
I. PCH de 10,83 MW. II. Barragem para fins hidrelétricos de 10,83 MW. III. Linhas de transmissão de energia elétrica com 250 KV. IV. Melhoria da estrada rural existente de acesso ao complexo com uma faixa de rolamento.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2079812 Engenharia Civil
Uma obra de infraestrutura está em andamento no município Ômega; em razão de fatos supervenientes e imprevisíveis ao contrato, os técnicos da administração pública se viram obrigados, após quinze meses de contrato, a realizar uma reprogramação dos quantitativos previstos para garantir o bom andamento das obras e, por consequência, o cumprimento da meta física definida. Entretanto, após o décimo segundo mês, conforme previsão contratual, houve o apostilamento do reajustamento contratual de 12%. Diante dessas considerações e, ainda, sabendo que o aditivo contratual estará dentro dos limites máximos estabelecidos pela lei, tanto para acréscimo quanto para decréscimo, indique, respectivamente, quais são os valores máximos admitidos para acréscimo e decréscimo, considerando o reajuste de 12%.
Alternativas
Q2079814 Engenharia Civil
A Comissão Permanente de Licitação, nomeada através de Decreto Municipal, fora escalada para fazer Tomada de Preços nº 3.567/2022, que tem como objeto a contratação de empresa para fazer a sondagem SPT para dimensionamento de fundação no valor de R$ 330.890,00, a fim de determinar características do solo em um terreno, no qual se realizará construção de uma creche. Contudo, todos os participantes tiveram as suas propostas desclassificadas por não incluir o seguinte texto “Declaro(amos) para os devidos fins e efeitos legais, sob as penalidades cabíveis, que o preço oferecido para o item acima engloba todas as despesas de transporte, impostos, seguro e total responsabilidade pelas obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e todos os encargos que incidirem ou venham a incidir sobre o objeto”; que exigia no instrumento convocatório, restando a licitação fracassada. Sabendo da grande necessidade e urgência para a construção da creche, a CPL, após a sessão da Tomada de Preços, declarou o processo fracassado, revogando-o e passando a demanda para que a autoridade competente fizesse contratação direta. Dessa forma, é possível afirmar que a CPL: 
Alternativas
Q2079818 Engenharia Civil
A ABNT NBR 12284:1991 define canteiro de obras como área destinada à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, sendo subdividido em áreas operacionais e áreas de vivência. O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais, componentes e mão de obra. O dimensionamento do canteiro compreende o estudo geral do volume da obra, o tempo de obra e a distância de centros urbanos. Considerando a divisão desse estudo, analise as afirmativas a seguir.
I. Área disponível para as instalações. II. Número de empregados e empresas empreiteiras previstas. III. Verificar os afastamentos da obra, em relação às divisas do terreno. IV. Serviços a serem executados e prazos a serem atendidos. V. Materiais a serem utilizados. VI. Máquinas e equipamentos necessários.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2079819 Engenharia Civil
Em um projeto estrutural de uma laje maciça em concreto armado, foi designado o uso de barras de 8,0 mm de aço CA50 com espaçamento de 10 cm (Φ8 c. 10). Durante a execução, optou-se por trocar a ferragem para uma bitola maior, 10 mm, por estar sobrando no canteiro devido a erros na compra de material. Determine o quantitativo de barras e o espaçamento por metro linear de laje, com esse novo diâmetro de barra (Φ10).
Alternativas
Q2079820 Engenharia Civil
Uma obra exige 80 m3 de concreto para concretagem de determinado pavimento. Para a execução, utilizou-se um concreto com traço em massa de 1: 2: 2 com fator a/c de 0,5. As massas específicas reais dos materiais, em Kg/dm3 , são:
Cimento CP32      3,15 Areia                     2,60 Brita 1                   2,70 
Determine o quantitativo de sacos de cimento (50 kg), em valores aproximados, necessários para essa concretagem, considerando o número de vazios nulo para o concreto fresco. 
Alternativas
Q2079821 Engenharia Civil
Em relação às fundações profundas do tipo estaca, analise as afirmativas a seguir.
I. As estacas prensadas (mega ou de reação) são moldadas in loco por meio da injeção de concreto num molde metálico (camisa), que é cravado no solo.
II. As estacas tipo hélice contínua são moldadas in loco por meio de um trado helicoidal contínuo e injeção do concreto pela haste de forma simultânea a sua remoção.
III. As estacas tipo Strauss e Frankise realizam pelo processo de apiloamento.
IV. As estacas metálicas são pré-moldadas; portanto, não são confeccionadas in loco.
V. As estacas escavadas são confeccionadas in loco através de um trado helicoidal contínuo e injeção de concreto pela haste.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2079822 Engenharia Civil
A execução de uma obra exige planejamento de tempo e recursos para garantir atendimento pleno do que foi requerido pelo cliente e projetado pela equipe técnica. Para a programação correta de tempo e recursos, devem ser incluídos em seus objetivos não somente o prazo global da obra, data de início e de término, mas, principalmente, os prazos parciais, que determinam como será a obra executada ao longo do tempo com relação aos seus serviços e etapas construtivas, para que se possa programar as compras, os desembolsos etc. Na elaboração dos cronogramas, é fundamental considerar que muito existe de comum entre cronograma físico e financeiro, ao ponto de se unirem os dois sob a única denominação de cronograma físico-financeiro. A construção de um hospital no município X foi orçada em R$ 6.000.000,00 para ser executada em dez meses. Para tanto, a obra foi dividia em dez grupos de atividades, conforme indicado no quadro a seguir:
Imagem associada para resolução da questão


As atividades 1 a 4 correspondem a 15% cada, do montante a ser recebido; as atividades 5 e 6 correspondem a 5% cada; para a sétima atividade deve ser pago 12% do montante e paras as atividades 8, 9 e 10, respectivamente, 6%, 4% e 8%. Para construir um cronograma físico-financeiro para as atividades propostas, podemos afirmar que
Alternativas
Q2079823 Engenharia Civil
A tabela a seguir foi apresentada como composição unitária para elaboração de 1,0 m2 de muro em alvenaria: 
Imagem associada para resolução da questão


Qual o custo estimado para a construção de um muro para cercar todo um terreno de 25 m x 75 m, com 2,0 m de altura?
Alternativas
Q2079824 Engenharia Civil
O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, denominado SINAPI, foi implementado em 1969, pelo Banco Nacional de Habitação, o BNH, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. De acordo com o SINAPI, a formação do preço de uma obra depende da correta estimativa de custos e despesas e da definição da margem de lucro que se espera auferir ao final do contrato. Com relação ao BDI, a estimativa dos componentes é obtida por meio de cálculos que levam em conta características da obra, do contrato, da empresa contratada e da tributação incidente. São despesas relacionadas no computo do BDI, EXCETO:
Alternativas
Q2079825 Engenharia Civil
Elaborar orçamento é proceder o levantamento de custos/preços para estimar o custo de um empreendimento, devendo ser elaborado antes da execução da obra. Os orçamentos têm finalidades diversas e, por isso mesmo, suas características são diversificadas, dependendo do fim a que se propõem. Assim sendo, os orçamentos podem ser classificados segundo dois critérios: grau de precisão e nível de detalhamento dos dados apresentados nas planilhas. Em relação aos orçamentos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
I. Sintéticos. II. Baseados na NBR 12721:2006. III. Pelo custo dos itens principais. IV. Precisos. V. Estimados pelo CUB. VI. Analíticos.
A. É uma metodologia simplificada que se dispõe para o cálculo aproximado dos custos de obras. O custo global é o resultado do produto da área total a construir pelo custo de m² de obra pronta. A área total é definida pelo projeto de arquitetura, em qualquer fase em que ele se encontrar, e o custo unitário básico de construção é fornecido por diversas fontes, entre elas o boletim mensal do SINDUSCON.
B. Leva em consideração que as obras não são constituídas por partes com o mesmo padrão de acabamento. A área total, então, será a soma das áreas tomadas como padrão com as áreas calculadas como equivalentes à padrão.
C. São aqueles cujas planilhas não se preocupam em fornecer subsídios para análises detalhadas dos custos/preços, sendo apenas compostas da relação das etapas construtivas e seus respectivos custos/preços.
D. São aqueles cujas planilhas contam de documentos mais detalhados, com a finalidade de se poder avaliar os impactos no custo devido às especificações técnicas e/ou projetos. Apresentam dados como as etapas construtivas e seus custos/preços e, ainda, todos os serviços componentes de cada etapa, suas unidades de referência, seus quantitativos, seus custos/preços unitários e os totais, podendo, também, conter a inclusão das composições unitárias dos serviços.
E. Computa-se primeiramente uma listagem dos que são considerados os itens mais representativos no custo global da obra, sendo o custo total da obra o somatório dos custos estimado pelo CUB.
F. Computam todos os custos unitários, parciais e totais de uma obra tendo por base o projeto executivo. As composições unitárias de serviços mostram os serviços com todos os seus insumos, ou seja, os materiais, a mão de obra e os encargos sociais gerados.
Considerando classes de orçamento, assinale a associação correta.
Alternativas
Q2079826 Engenharia Civil
Uma obra foi paralisada pelo fiscal, pois foi verificada a presença de ninhos de concretagem e desagregação do concreto nos pilares no momento da medição. Avaliando a situação, o fiscal solicitou um parecer da empresa responsável pela execução do serviço sobre a sua atuação, que apresentou as seguintes informações:
o concreto foi produzido in loco, em betoneiras; o concreto foi transportado em carrinho de mão; o concreto foi lançado de forma direta; foram utilizados vibradores de imersão; e, a concretagem se deu em dia chuvoso. Considerando as informações da empresa executora do serviço, analise cada possível explicação para o problema.
I. Os elementos (vigas e pilares) desagregaram por terem sido concretados em dia chuvoso.
II. As vigas apresentam ninhos de concretagem por terem sido mal vibradas.
III. Os pilares apresentam concreto desagregado, por terem 3,0 m, uma vez que a concretagem foi feita por lançamento direto.
IV. O concreto desagregou no transporte, uma vez que se utilizou carrinho de mão.
V. O problema é diretamente ligado ao fato de ter sido utilizado concreto produzido in loco.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2079827 Engenharia Civil
A NBR 14653-1 define engenharia de avaliações como o conjunto deconhecimentos técnico-científicos especializados, aplicados à avaliação de bens. Conforme estabelecido na NBR 14653, sobre engenharia de avaliações, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2079828 Engenharia Civil
Na execução de estruturas em concreto armado é necessário um amplo controle tecnológico para evitar o surgimento de estruturas que apresentem patologias. Em relação às estruturas moldadas in loco, de acordo com a NBR 14931:2004, analise as afirmativas a seguir.
I. As formas devem ser preenchidas em camadas de altura compatível com o tipo de adensamento previsto, devendo cada camada lançada ter altura inferior ao comprimento da ponta vibrante dos vibradores de imersão.
II. A superfície interna das formas deve ser limpa e saturada, devendo-se garantir a estanqueidade das juntas para se evitar a perda da nata de cimento.
III. O concreto deve ser lançado de forma a mitigar ao máximo a segregação de seus componentes, devendo-se tomar cuidados especiais para o caso de lançamento acima de 2,0 m de altura.
IV. A ordem de mistura dos materiais para a confecção do concreto não importa, mas é comum primeiro colocar agregado graúdo, seguido de agregado miúdo e cimento, por último a água e aditivos e adições, se houver.
V. O escoramento das formas deve ser mantido por pelo menos quatorze dias, ou até que os elementos estruturais estejam curados, tendo atingido 75% da resistência requerida no projeto estrutural.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2079829 Engenharia Civil
Uma confusão muito comum entre os gestores/fiscais de contrato se dá quanto ao prazo de execução da obra e o prazo de vigência do contrato. Há uma noção errada de que estes prazos devem ser iguais. Na boa prática administrativa, o prazo de vigência do contrato deve ser maior que o previsto para execução da obra. Isto se deve ao fato de que o contrato gera diversas obrigações para as partes, que vão além da execução física da obra propriamente. De acordo com a lei de licitação, os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico- -financeiro. Com essas informações, o fiscal pode acompanhar, por meio do Diário de Obra, a efetiva alocação dos recursos humanos e materiais previstos para a execução da obra. Assim, o fiscal poderá atuar, tempestivamente, junto à contratada de forma a mitigar os desvios de execução. Entretanto, mesmo com a atuação tempestiva do gestor/fiscal do contrato, podem ocorrer atrasos em relação ao cronograma planejado. Em relação às causas motivadoras de atraso mais recorrentes, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: A
6: D
7: C
8: B
9: B
10: B
11: A
12: A
13: B
14: A
15: B