Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Medicina: Medicina do Trabalho

Foram encontradas 19 questões

Q2080796 Medicina
Homem, 65 anos, hipertenso, diabético e tabagista, refere que há, aproximadamente, uma hora iniciou com quadro de dor torácica, de forte intensidade, em pontada e de maneira abrupta, com irradiação para o dorso. Nega apresentações dos mesmos sintomas anteriormente e associação do quadro com esforço físico. Ao exame: frequência cardíaca: 122 bpm; frequência respiratória 20 irm; temperatura 36,8° C; pressão arterial em membro superior direito: 176 x 94 mmHg; em membro superior esquerdo 146 x 92 mmHg. Saturação de Oxigênio 94 % em aa. Neurológico: vigíl, pupilas isofotorreagentes, ausência de deficits focais e sinais meníngeos. Ausculta cardíaca: ritmo regular em dois tempos; bulhas hipofonéticas; sem sopros. Ausculta respiratória: murmúrio vesicular reduzido globalmente; ausência de ruídos adventícios. Abdômen: plano; flácido; indolor a palpação; e, ausência de massas palpáveis. Membros inferiores: panturrilhas livres; sem edemas. ECG: Ritmo sinusal; presença de sinais de sobrecarga de ventrículo esquerdo; ausência de alterações em segmento ST. Considerando o caso clínico hipotético, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2080797 Medicina
Considere um indivíduo do sexo masculino que trabalha como vigilante e se apresenta à consulta com queixa de dor intensa na perna direita ao ficar de pé, como exigido no trabalho, e cede ao ficar sentado. Paciente submetido a inúmeros exames de imagem de coluna e membro inferior direito que não constataram alterações. Visando avaliar tal queixa subjetiva, o médico realiza um teste em que conta as pulsações radiais do paciente em repouso sentado e avalia se há aumento nas pulsações com o paciente de pé, apoiado na perna direita.O sinal pesquisado pelo examinador é o sinal de: 
Alternativas
Q2080798 Medicina
Um estudo buscou estimar a prevalência de perda auditiva induzida pelo ruído e sua associação com tempo de serviço em trabalhadores de uma indústria metalúrgica. Cada um dos 2.000 trabalhadores realizou audiometria ao longo de um ano de estudo e foram classificados quanto ao tempo de serviço em três categorias: 0 a 10 anos; 11 a 20 anos; e, 21 ou mais anos de serviço na empresa. Os achados audiométricos foram classificados em três grupos: audiometria normal; audiometria sugestiva de PAIR; e, audiometria alterada não sugestiva de PAIR. A tabela a seguir mostra os resultados, em valores absolutos, encontrados no estudo:
Imagem associada para resolução da questão

Com base no desenho deste estudo e em seus conhecimentos sobre a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O tipo de estudo não permite estabelecer uma relação de causalidade entre tempo de serviço e perda auditiva induzida por ruído.
( ) Considera-se que 30% dos trabalhadores possuem curva audiométrica em rampa descendente com limiares auditivos superiores a 25 dB(NA) nas frequências agudas, na via aérea e na via óssea (perda do tipo sensorioneural) sugestiva de PAIR.
( ) A incidência de perda auditiva induzida pelo ruído é de 37,5 casos ao ano para cada 100 trabalhadores com 21 anos ou mais de serviço na empresa.
( ) O ruído é considerado um agente físico de risco à saúde.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2080799 Medicina
Considere as seguintes situações envolvendo profissionais com exposição a material biológico:
I. Médico com história de exposição percutânea por agulha durante cirurgia. Procurou atendimento cinco dias após o acidente, logo ao saber que status sorológico da pessoa-fonte era positivo para HIV.
II. Segurança com história de ter sido vítima, há um dia, de mordedura humana com presença de sangue. O status sorológico de pessoa-fonte não é conhecido.
III. Técnico de laboratório atendido duas horas após exposição de pele não íntegra a urina de paciente sabidamente portador do vírus HIV.
Sabendo-se que em todos os três casos os profissionais ao momento do atendimento tem status sorológico não-reagente para HIV, qual das seguintes situações está indicada profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV?
Alternativas
Q2080800 Medicina
Mulher, 50 anos, costureira, é avaliada em consulta médica devido dor em punho e polegar de mão direita há um mês, período que coincide com intensificação do trabalho para cumprimento de metas estabelecidas pela empresa. Ao examinar a paciente, o médico nota que ela refere dor na região do processo estiloide no rádio distal ao ser realizado um desvio ulnar da mão com o polegar aduzido e fletido. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável para o quadro, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2080801 Medicina
A Peritonite Bacteriana Espontânea (PBE) possui prevalência significativa em pacientes cirróticos, e seu manejo inadequado resulta em aumento da mortalidade. Considerando esse tipo de infecção e seu tratamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para o diagnóstico da PBE, é necessária a realização de paracentese, sendo esta indicada somente para os pacientes com INR abaixo de 1,5.
( ) O diagnóstico de PBE é feito quando na análise do líquido ascítico é encontrada a presença de mais de 250 linfócitos/mm³ e na ausência de fonte cirúrgica de infecção.
( ) Para o início do tratamento da infecção é necessário o preenchimento dos dois critérios diagnósticos, que são a alteração da celularidade e a presença de cultura do líquido ascítico positiva.
( ) O tratamento pode ser realizado com o uso de Ceftaxima 2g EV de 8 em 8 horas por, no mínimo, dez dias.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2080802 Medicina
Homem, 70 anos, com antecedente pregresso de DPOC, trazido à unidade de emergência com história de que há sete dias apresenta dispneia importante. Segundo o acompanhante, até para vestir-se, associada à tosse secretiva. Apresenta-se ao exame vigíl e orientado, a ausculta pulmonar: murmúrio vesicular abolido em base pulmonar direita e presença de sibilos difusos bilateralmente e sinais vitais: PA 120 x 60 mmHg; FC 102 bpm; FR 28 irm; saturação de oxigênio de 84% em ar ambiente; temperatura axilar 36° C. Exames laboratoriais: Hemograma Hb 13 Ht 40 Leucócitos globais 17.500 / mm³ com desvio a esquerda. Gasometria arterial Ph 7,25 HCO3 15 / PaCO2 55 mmHg. Sobre o manejo inicial desse paciente, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2080803 Medicina
As paralisias flácidas agudas constituem uma síndrome clínica que, frequentemente, levam ao paciente a procura do pronto-socorro, sendo primordial o médico assistente saber reconhecer as principais características das afecções associadas a este quadro. Sendo a Síndrome de Guillain-Barré, a principal causa de paralisia flácida aguda em todo mundo. Considerando o exposto, a respeito da Síndrome de Guillain-Barré, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2080804 Medicina
Parkinsonismo é uma síndrome que designa uma séria de doenças que têm em comum a presença dos sintomas parkinsonianos: tremor; bradicinesia; rigidez; e, instabilidade postural. A forma primária do parkinsonismo é a doença de Parkinson, um distúrbio neurodegerativo que cursa com acometimento do sistema nervoso extrapiramidal. Sobre a doença de Parkinson e outras causas de parkinsonismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A perícia não deverá enquadrar como incapazes definitivamente para o serviço ativo os portadores de parkinsonismo secundário ao uso de medicamentos quando, pela supressão destes, houver regressão e desaparecimento do quadro clínico.
( ) A seborreia é um dos critérios mensurados na tabela de Webster, utilizada para classificação da incapacidade de pacientes com doença de Parkinson.
( ) Pacientes com doença de Parkinson são isentos de imposto de renda sobre rendimentos de aposentadoria ou pensão de pessoa física e de proventos advindos de prestação de serviços, aluguéis, investimentos e dividendos sobre o lucro de empresas.
( ) O tremor típico do parkinsonismo afeta, principalmente, os membros superiores, tem uma frequência em torno de 10 Hz e é mais evidente com execução de movimentos voluntários.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2080805 Medicina
Paciente, sexo feminino, 23 anos, refere que há cinco dias apresenta cefaleia de forte intensidade, em região frontotemporal a direita, sem associação com outros sintomas. Refere que a dor teve início abrupto e piorou de forma gradual, cedendo parcialmente com o uso de analgésicos comuns; porém, retorna após algumas horas. Nega quadros semelhantes previamente, nega comorbidades, em uso de anticoncepcional oral combinado. Exame físico: Pressão arterial: 140 x 84 mmHg; FC 86 bpm; FR 16 irm; Temperatura axilar 36,5° C; saturação de oxigênio 98% em ar ambiente. Exame neurológico: ausência de deficits focais; pupilas isofotorreagentes; ausência de sinais meníngeos. Ausculta cardíaca: ritmo regular em dois tempos; bulhas cardíacas normofonéticas; sem sopros. Ausculta respiratória: murmúrio vesicular presente, ausência de ruídos adventícios. Abdômen: globoso; flácido; ausência de visceromegalias palpáveis; e, de peritonismo. Membros inferiores: ausência de sinais de trombose venosa profunda. IMC: 33. Considere o caso clínico hipotético, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2080806 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco. Considere um agente biológico que provoca infecção no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas profiláticas e terapêuticas conhecidas e eficazes. 
De acordo com o Ministério da Saúde, este agente biológico deve ser categorizado como classe de risco: 
Alternativas
Q2080807 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco. Considere um agente biológico que provoca infecção no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas profiláticas e terapêuticas conhecidas e eficazes. 
De acordo com o Ministério da Saúde, são exemplos de agentes biológicos que fazem parte desta classe de risco:
Alternativas
Q2080808 Medicina
As informações sobre acidentes e incidentes de trabalho permitem que se aperfeiçoem normas de segurança e saúde no trabalho sendo de grande importância o conhecimento das bases conceituais utilizadas na medicina do trabalho. Relacione adequadamente os conceitos às definições. 1. Acidente de trabalho. 2. Incidente. 3. Circunstância indesejada. 4. Evento adverso.
( ) Ocorrência que resulta em dano à saúde ou integridade física de trabalhadores ou de indivíduos do público.
( ) Condição, ou um conjunto de condições, com potencial de gerar acidentes ou incidentes.
( ) Ocorrência que sem ter resultado em danos à saúde ou integridade física de pessoas tinha potencial para causar tais agravos.
( ) Qualquer ocorrência de natureza indesejável relacionada direta ou indiretamente ao trabalho.
De acordo com o Guia de Análise de Acidentes do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a sequência está correta em
Alternativas
Q2080809 Medicina
O trabalho noturno se faz necessário a vários setores da área de produção e prestações de serviços conforme o próprio desenvolvimento exige para atender à sociedade. A Constituição Federal e a Consolidação das Leis do Trabalho estabelecem os direitos dos trabalhadores noturnos. Sobre o trabalho noturno, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20%, pelo menos, sobre a hora diurna.
II. A hora do trabalho noturno deve ser computada como de 52 minutos e 30 segundos.
III. Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.
De acordo com a legislação trabalhista, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2080810 Medicina
Os fatores relacionados com a ocorrência de eventos adversos são de natureza variada e podem interagir entre si. O que parece acaso ou azar (estar no lugar errado na hora errada) pode, durante a análise, ser evidenciado como resultado de uma rede de fatores em interação. (Guia de Análise de Acidentes do Trabalho – Ministério do Trabalho e Emprego. MTE.)

De acordo com a normativa citada, é considerado um fator latente:
Alternativas
Q2080811 Medicina
A análise da capacidade laborativa do servidor frente a uma doença ou agravo requer competência técnica, habilidade para avaliar o estado de saúde do servidor e conhecimentos da relação saúde e trabalho. Ao elaborar o laudo, o perito oficial em saúde deve se valer de conhecimento técnico de sua área de atuação e fundamentos legais para dirimir questões relacionadas ao direito. (Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal – 2017.)
Sobre os Princípios e Diretrizes da Perícia Oficial em Saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2080812 Medicina
Todo e qualquer acidente em serviço que provoque ou não lesões no servidor, havendo ou não afastamento de suas atividades, obrigatoriamente deve ser registrado, mediante preenchimento de formulário da Comunicação de Acidente em Serviço do Serviço Público – CAT/SP, para que sejam resguardados os direitos do servidor acidentado em serviço, além de possibilitar a análise das condições em que ocorreu o acidente e a intervenção de forma a reduzir, ou mesmo impedir novos casos. (Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal – 2017.)
Em relação à CAT/SP, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2080813 Medicina
A ergonomia busca a adequação do trabalho ao homem de forma que seja possível obter conforto e eficiência. Considerando os conceitos fundamentais de ergonomia, assinale as afirmativas a seguir.
I. As variabilidades técnicas normais são aquelas decorrentes do tipo de trabalho realizado, podendo ser antecipadas e, pelo menos parcialmente, controladas e programadas como, por exemplo, as variações sazonais, de demanda, de matérias-primas, de fornecedores.
II. A variabilidade humana inter-individual diz respeito às inevitáveis variações entre as pessoas.
III. A variabilidade humana intraindividual se refere às variações internas de cada trabalhador e depende das características biológicas, da formação, da experiência e das condições de vida.
De acordo com o Guia de Análise de Acidentes do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2080815 Medicina
A licença à gestante destina-se à proteção da gravidez, à recuperação pós-parto, à amamentação e ao desenvolvimento da relação do binômio mãe-filho, a partir do primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação do nascimento, ou por prescrição médica. De acordo com as orientações do Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal, sobre a licença à gestante, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: C
6: C
7: D
8: A
9: C
10: C
11: B
12: C
13: A
14: D
15: D
16: B
17: D
18: A
19: D