Um estudo buscou estimar a prevalência de perda auditiva ind...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2080798 Medicina
Um estudo buscou estimar a prevalência de perda auditiva induzida pelo ruído e sua associação com tempo de serviço em trabalhadores de uma indústria metalúrgica. Cada um dos 2.000 trabalhadores realizou audiometria ao longo de um ano de estudo e foram classificados quanto ao tempo de serviço em três categorias: 0 a 10 anos; 11 a 20 anos; e, 21 ou mais anos de serviço na empresa. Os achados audiométricos foram classificados em três grupos: audiometria normal; audiometria sugestiva de PAIR; e, audiometria alterada não sugestiva de PAIR. A tabela a seguir mostra os resultados, em valores absolutos, encontrados no estudo:
Imagem associada para resolução da questão

Com base no desenho deste estudo e em seus conhecimentos sobre a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O tipo de estudo não permite estabelecer uma relação de causalidade entre tempo de serviço e perda auditiva induzida por ruído.
( ) Considera-se que 30% dos trabalhadores possuem curva audiométrica em rampa descendente com limiares auditivos superiores a 25 dB(NA) nas frequências agudas, na via aérea e na via óssea (perda do tipo sensorioneural) sugestiva de PAIR.
( ) A incidência de perda auditiva induzida pelo ruído é de 37,5 casos ao ano para cada 100 trabalhadores com 21 anos ou mais de serviço na empresa.
( ) O ruído é considerado um agente físico de risco à saúde.
A sequência está correta em
Alternativas