Com relação à presbiacusia, assinale a opção correta.
Com relação à presbiacusia, assinale a opção correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que trata da presbiacusia, que é a perda auditiva relacionada ao envelhecimento, um tema importante na Otorrinolaringologia.
A alternativa correta é a Alternativa D. Esta opção descreve de forma precisa as características da presbiacusia, mencionando a diminuição auditiva, dificuldade na compreensão da fala especialmente em ambientes ruidosos, intolerância a sons altos, e a possível presença de zumbido e queixas vestibulares. Esses são sintomas típicos deste tipo de perda auditiva causada pelo envelhecimento.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Esta afirmação é incorreta. Algumas comorbidades como diabetes, hiperlipidemia e aterosclerose, na verdade, podem agravar a presbiacusia, pois afetam a circulação e a saúde geral do sistema auditivo.
Alternativa B: Esta alternativa está errada porque no teste de Rinne, pacientes com presbiacusia têm resultados positivos, já que se trata de uma perda auditiva neurossensorial. O teste de Schwabach, por outro lado, costuma mostrar diminuição da percepção auditiva.
Alternativa C: A presbiacusia não é um tipo de surdez súbita. Ela ocorre de forma progressiva ao longo dos anos, diferentemente de eventos de perda auditiva que acontecem abruptamente.
Alternativa E: Embora as emissões otoacústicas possam estar reduzidas ou ausentes em casos de presbiacusia mais avançados, isso não ocorre na maioria dos casos. Portanto, dizer que estão ausentes na maioria é uma generalização incorreta.
Entender as nuances da presbiacusia é importante, pois permite diferenciar este quadro de outros tipos de perda auditiva, além de ajudar no manejo eficaz dos pacientes idosos que apresentam dificuldades auditivas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa correta: D) Nesse distúrbio, há diminuição, ou não, da audição, dificuldade na compreensão da fala intensificada pela presença do ruído competitivo ou de fundo, intolerância a sons altos, acompanhada ou não de zumbido e de queixas vestibulares.
Justificativa:
- Presbiacusia: É a perda gradual da audição que ocorre com o envelhecimento. As características dessa condição incluem dificuldade na compreensão da fala, especialmente em ambientes ruidosos, intolerância a sons altos e, frequentemente, zumbido. Pode ou não ser acompanhada de queixas vestibulares.
Análise das demais alternativas:
- A) Algumas comorbidades, tais como o diabetes, a hiperlipidemia e a aterosclerose, parecem ter um efeito protetor em relação à progressão da presbiacusia: Incorreta. Essas comorbidades geralmente agravam a condição, ao invés de ter um efeito protetor.
- B) No processo diagnóstico desse distúrbio, o teste de Rinne apresenta, em geral, resultado negativo e o de Schwabach, reflexos preservados ou aumentados: Incorreta. A presbiacusia é um tipo de perda auditiva neurossensorial, e o teste de Rinne geralmente é positivo (o som é ouvido melhor no ar do que no osso), enquanto o teste de Schwabach mostra perda auditiva.
- C) A presbiacusia corresponde a um dos tipos mais comuns de surdez súbita atualmente: Incorreta. A presbiacusia é uma perda auditiva progressiva e gradual, não uma condição súbita.
- E) As emissões otoacústicas estão ausentes na maioria dos casos de presbiacusia: Incorreta. As emissões otoacústicas podem estar ausentes, mas isso não é um critério principal para o diagnóstico de presbiacusia.
Pontos chave:
- A presbiacusia é caracterizada por perda auditiva gradual, dificuldade na compreensão da fala, especialmente em ambientes ruidosos, e intolerância a sons altos.
- Pode estar acompanhada de zumbido e, ocasionalmente, de queixas vestibulares.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo