Questões de Concurso Público Prefeitura de Jequié - BA 2023 para Orientador Social - SEDES

Foram encontradas 10 questões

Q2264358 Serviço Social
A Lei nº 8.842/1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e atribui outras providências em relação à pessoa idosa. Na implementação da Política Nacional do Idoso, são competências dos órgãos e entidades públicas na área de promoção e Assistência Social:


I. Planejar, coordenar, supervisionar e financiar estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre a situação social do idoso.
II. Prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso, mediante programas e medidas profiláticas.
III. Priorizar o atendimento do idoso nos benefícios previdenciários.
IV. Promover a capacitação de recursos para atendimento ao idoso.
V. Garantir mecanismos que impeçam a discriminação do idoso quanto a sua participação no mercado de trabalho, no setor público e privado.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2264359 Serviço Social
A Lei nº 8.069/1990 (ECA), em seu Art. 31, afirma que a colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de: 
Alternativas
Q2264360 Serviço Social
A Assistência Social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, prevenir a incidência de riscos sociais, independente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade Social.
(Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/ NOBSUAS_2012.pdf. Acesso em: 07/2023.)

Em relação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A territorialização é uma das diretrizes estruturantes da gestão do SUAS.
( ) Estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios é um dos princípios organizativos do SUAS.
( ) Segundo a NOB SUAS/2012 são seguranças afiançadas pelo SUAS: acolhida; renda; convívio ou vivência familiar, comunitária e social; desenvolvimento da autonomia; apoio e auxílio.


A sequência está correta em 
Alternativas
Q2264361 Serviço Social
A violência contra crianças e adolescentes é todo ato ou omissão cometido pelos pais, parentes, outras pessoas e instituições capazes de causar dano físico, sexual e/ou psicológico à vítima.
(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/ escqprote_eletronico.pdf. Acesso em: 07/2023.)

Sobre as formas de violência contra crianças e adolescentes, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2264362 Serviço Social
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por 18 membros e respectivos suplentes, cujos nomes são indicados ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social.  
(Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm. Acesso em: 07/2023.)

De acordo com a Lei nº 8.742/1993, sobre o CNAS, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2264363 Serviço Social
Os direitos humanos, normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos, regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem com eles. Em relação às características dos direitos humanos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2264364 Serviço Social
Considerando a Lei nº 8.742/1993:

“Fica instituído o ______________________________, registro público eletrônico com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações para a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda, nos termos do regulamento.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2264365 Serviço Social
Segundo a Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 2º, criança é a pessoa com até 12 anos incompletos e não se submete a medida socioeducativa, somente a medida de proteção. Adolescente é a pessoa entre 12 e 18 anos e submete-se à medida socioeducativa e à medida de proteção. Incidirá, também, excepcionalmente, em pessoas com idade entre 18 e 21 anos incompletos. Esta excepcionalidade se refere às medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação do adolescente, cujo cumprimento deve necessariamente findar-se até os 21 anos da pessoa, respeitado o período máximo de: 
Alternativas
Q2264366 Serviço Social
Em casos de violência sexual contra criança ou adolescente, a escola poderá realizar a abordagem das vítimas. A abordagem é essencial para quebrar o “muro do silêncio”. Pela proximidade que tem com os estudantes, o educador pode contribuir para que crianças e adolescentes sexualmente abusados manifestem o desejo de falar e, para isso, a escola ou o profissional deverão estar preparados. Sobre a forma correta de realizar a abordagem para este tipo de caso, analise as afirmativas a seguir.


I. O objetivo da conversa deve ser o de avaliar se houve ou não abuso sexual, a partir do relato da vítima, e investigar sua ocorrência, para depois notificar os órgãos competentes.
II. É fundamental ouvir a criança ou o adolescente atentamente e exclusivamente, não permitindo interrupções; caso contrário, há risco de fragmentar todo o processo de descontração e confiança adquiridas. Se for necessário, converse primeiro sobre assuntos diversos; e, como forma de incentivo, ofereça algum tipo de recompensa pela conversa.
III. Procure não perguntar diretamente pelos detalhes da violência sofrida, nem fazer a criança ou o adolescente repetir sua história várias vezes. Isso pode perturbar a criança ou o adolescente e, ainda, aumentar sua dificuldade de relatar o fato.
IV. É necessário evitar justificativas e explicações muito precisas, pois pode parecer que a criança ou o adolescente está sendo responsabilizado quando se faz perguntas como: “Por que você acha que ele fazia isso com você?”, “Por que não buscou ajuda antes?” ou “Por que somente agora está contando?”.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2264367 Serviço Social
A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais foi aprovada pela Resolução nº 109/2009 e define os serviços realizados pelos equipamentos públicos por níveis de complexidade do SUAS: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Relacione adequadamente os níveis de complexidades a alguns dos serviços ofertados por eles.


1. Serviços de Proteção Social Básica.
2. Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade.
3. Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.


( ) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
( ) Serviço Especializado em Abordagem Social.
( ) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.
( ) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
( ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
( ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).


A sequência está correta em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: B
5: C
6: A
7: D
8: D
9: D
10: A