Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Friburgo - RJ 2023 para Médico Pediatra 20 HS
Foram encontradas 15 questões
O Código de Ética Médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive nas atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras que utilizem o conhecimento advindo do estudo da medicina. De acordo com os seus princípios fundamentais, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Código de Ética Médica tem por objetivo aprimorar o exercício da medicina em benefício da sociedade, atualizando e discutindo, em detalhes, as regras do juramento médico. Considerando tal contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Deixar de informar ao paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento, salvo quando a comunicação direta possa lhe provocar dano, devendo, neste caso, fazer a comunicação a seu representante legal.
II. Retirar o órgão de doador vivo quando este for juridicamente incapaz, mesmo se houver autorização de seu representante legal, exceto nos casos permitidos e regulamentados em lei.
III. Assumir emprego, cargo ou função para suceder médico demitido ou afastado em represália à atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria ou da aplicação dessa norma.
Considerando as recomendações do Código de Ética, é VEDADO ao médico:
O Diabetes Mellitus tipo 2 tem seu início insidioso e, muitas vezes, o indivíduo não apresenta sintomas; porém, as alterações fisio-patológicas podem preceder em muitos anos o diagnóstico da doença. Diante desse cenário, algumas estratégias de rastreamento têm se mostrado custo-efetivas. De acordo com as orientações da Diretriz sobre o Diagnóstico do Diabetes e Rastreamento do Diabetes tipo 2, da Sociedade Brasileira de Diabetes, é recomendado o rastreamento em adultos com
A Hipertensão Arterial (HA) tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e renais, apresentando determinantes genéticos, ambientais e sociais combinados. Mostra-se de fácil diagnóstico e seu tratamento é eficaz utilizando-se um arsenal terapêutico diversificado e eficiente. A abordagem adequada dos fatores de risco para o desenvolvimento da HA deve ser o grande foco.
(Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2020.)
De acordo com as orientações da norma citada, das intervenções que atuam na prevenção primária da HA, o fator que, isoladamente, leva a uma maior redução na pressão arterial sistólica é:
Em pacientes que se apresentam com quadro sugestivo de síndrome coronariana aguda, nos quais o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio não está estabelecido, os biomarcadores cardíacos são úteis para confirmar tal diagnóstico. Além disso, eles fornecem importantes informações prognósticas, na medida em que existe uma direta associação entre a elevação dos marcadores séricos e o risco de eventos cardíacos a curto e médio prazo. Considerando tal contexto, de acordo com as orientações das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre angina instável e infarto agudo do miocárdio sem supradesnível do segmento ST, em relação às troponinas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A classificação do Diabetes Mellitus (DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas. A Sociedade Brasileira de Diabetes(SBD) recomenda a classificação baseada na etiopatogenia do diabetes, que compreende o diabetes tipo 1 (DM1), o diabetes tipo 2 (DM2), o diabetes gestacional (DMG) e outros tipos de diabetes.
(Classificação do Diabetes – Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2023.)
De acordo com as orientações da norma citada da SBD, sobre o diagnóstico de tal doença, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os objetivos do tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)são: redução de sintomas, que inclui alívio da dispneia e da tosse; melhora do estado de saúde e da tolerância ao exercício; redução de riscos, que engloba mitigar a progressão da doença; prevenção e tratamento das exacerbações; e, redução da mortalidade. Sobre o tratamento dos pacientes com DPOC, analise as afirmativas a seguir.
I. Exacerbadores pouco sintomáticos e sem limitação funcional grave (VEF1 > 50%) podem ser tratados, inicialmente, com apenas um broncodilatador de longa duração.
II. Para os exacerbadores mais sintomáticos ou com limitação funcional mais grave, há a possibilidade de se iniciar o tratamento com a associação LABA + LAMA ou, caso o paciente já esteja em uso dessa combinação, acrescentar um CI, determinando a terapia tripla.
III. A associação LABA + CI é indicada em pacientes com fenótipos específicos, como aqueles com asma associada à DPOC ou com eosinofilia sérica ou no escarro.
De acordo com as recomendações para o Tratamento Farmacológico da DPOC, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, está correto o que se afirma em (Considere: LABA: β2-agonista de longa duração; LAMA: Anticolinérgico de longa duração; CI: Corticoide inalatório; VEF1: Volume expiratório forçado no 1º segundo.)
O Código de Ética Médica (CEM) em vigor contém princípios que estabelecem limites, compromissos, direitos dos médicos e dos pacientes, princípios fundamentais e normas deontológicas que os médicos devem observar no exercício da profissão. Considerando o CEM, assinale a afirmativa INCORRETA.
A síncope é definida como a perda repentina da consciência e do tônus postural, resultante de uma disfunção cerebral difusa, devido à má perfusão encefálica. O episódio sincopal é transitório e seguido de recuperação espontânea da consciência. A causa mais comum de síncopes na infância trata-se de:
As convulsões febris são crises associadas à presença de febre e classicamente relacionadas à idade, acometendo lactentes e pré-escolares entre 6 a 60 meses de idade, sem infecção do SNC. Elas ocorrem em 3 ou 4, a cada 100, crianças, apresentando pico entre os 12 e 18 meses de idade. Sobre as convulsões febris, assinale a afirmativa INCORRETA.
A cianose da criança com cardiopatia congênita é do tipo central, quase sempre generalizada; entretanto, em alguns casos, ela pode ser evidente no dimídio inferior (membros inferiores) e ausente no dimídio superior (membros superiores e mucosas) e vice- -versa, denominada cianose diferencial. Qual o diagnóstico mais provável em um paciente que apresenta hipofluxo pulmonar na radiografia de tórax, cianose, sopro continuo/sistólico e sobrecarga ventricular esquerda ao eletrocardiograma?
Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. A vacinação evita que doenças imunopreveníveis se espalhem. NÃO faz parte do calendário vacinal de uma criança a ser vacinada aos 4 meses de idade:
A Doença Celíaca (DC) é uma doença multissistêmica, autoimune, caracterizada pela resposta imunológica à ingestão de glúten em indivíduos geneticamente suscetíveis. Em relação à DC, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A importância dos antígenos de histocompatibilidade HLA DQ2 e DQ8, localizados no cromossomo 6, está bem documentada pela alta prevalência da doença em gêmeos monozigóticos.
( ) O HLA DQ2 está presente em mais de 98% dos pacientes celíacos, e o HLA DQ8 em 25 a 50%.
( ) Diarreia crônica, dor abdominal, distensão abdominal, perda ou ganho inadequado de peso, atraso no crescimento e constipação são os sinais e sintomas mais prevalentes nessa forma da doença.
A sequência está correta em
Define-se anemia como a redução da concentração de Hb e/ou massa eritrocitária, com variações de acordo com idade, sexo, raça e altitude em relação ao nível do mar. Em geral, o limiar para definição de anemia é o hematócrito (Ht) ou a Hb abaixo de dois desvios padrões da média da população normal. Sobre o diagnóstico diferencial das anemias na infância, assinale a afirmativa INCORRETA.
A Otite Média Aguda (OMA) é uma infecção com desenvolvimento rápido de sinais e sintomas de inflamação aguda na cavidade da orelha média. É uma das razões mais frequentes de visitas aos médicos por crianças menores de 15 anos de idade. Existem algumas situações nas quais o antimicrobiano (ATB), por via oral, deverá ser imediatamente administrado. São situações em que se deve administrar imediatamente o ATB em crianças, EXCETO: