Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Friburgo - RJ 2023 para Professor de Matemática
Foram encontradas 15 questões
I. O currículo situa-se dentro das teorias não-críticas. A escola nova acentua a cultura como forma para o desenvolvimento individual e a educação é um processo interno, ou seja, supre a necessidade do indivíduo.
II. A escola nova propõe um aprendizado que dá valor à autoeducacão. A influência desse modelo vem de pensadores e pesquisadores da educação, como Montessori, Decroly, Dewey e Anísio Teixeira. Traz uma divisão de períodos chamados de escola renovada progressista e outra renovada não-diretiva.
III. A escola atua para garantir o aperfeiçoamento da ordem e do sistema de produção e, para isso, utiliza-se da tecnologia comportamental, produzindo seres humanos competentes e úteis para o mercado de trabalho.
IV. O currículo passa a ter um novo sentido quando deixa se estagnar em si próprio, e pode elevar a condição do estudante e legitimar a forma de vida social com liberdade, igualdade e solidariedade humanas. O currículo tanto dentro quanto fora da escola teria a possibilidade de ser um agente desenvolvedor de formas de vida ativas e democráticas.
Está correto o que se afirma em
I. A invenção e o avanço da imprensa de caracteres móveis, que, desde então, baratearam e difundiram o livro impresso como o suporte mais apropriado dos textos.
II. A necessidade do expurgo daqueles passos das obras clássicas que feriam frontalmente a doutrina católica. Esse controle ideológico tornava providencial o uso de extratos.
III. A forma de organização do trabalho didático difundida pelos colégios jesuíticos, na medida em que a relação educativa passava a se dar entre professor, de um lado, e discípulos de outro.
IV. A relação individual, típica do ensino preceptorial, que assegurava ao mestre controle absoluto sobre leituras do discípulo, dava lugar à relação de caráter coletivo, que limitava a ação controladora do professor.
V. O elevado número de alunos em sala de aula impunha tanto por motivos didáticos quanto por motivos ideológicos emergência de instrumento de trabalho dotado, ele próprio, de recursos de controle sobre as informações veiculadas.
Está correto o que se afirma em
I. Buscou superar as vertentes subjetivistas e objetivistas, a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história das transformações socioculturais.
II. Utilizou-se do método materialista histórico e dialético como forma de compreender os elementos que historicamente influenciaram a consolidação da psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos, mediante o resgate da história do desenvolvimento pessoal e da relação desta com a história social dos homens.
III. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, em uma visão dialética do processo integral do comportamento, que se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza, com o intuito de constituir-se numa forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.
Está correto o que se afirma em
I. A conduta ética do professor deve estar presente em todos os aspectos de sua vida, não restringindo este comportamento apenas ao ambiente de trabalho.
II. A ética profissional se refere a um conjunto de princípios que devem ser previstos em Lei, que irá diferenciar o que é certo do errado. Aquilo que não encontra respaldo nas normativas aplicáveis ao profissional não pode ser considerado um comportamento ético.
III. A busca pelo bem-estar da coletividade é um dos norteadores de que se trata um comportamento ético no âmbito profissional como, por exemplo, tratar a todos com respeito.
Está correto o que se afirma em
I. Pensamento do professor.
II. Pesquisa naturalística.
III. Mediação tecnológica.
IV. Pesquisa cooperativa.
Das abordagens mencionadas anteriormente são classificadas como teóricas apenas o que se afirma em
I. Construir figuras geométricas que podem ser alteradas, transladadas e rotacionadas e, com isso, possibilitar a verificação de propriedades que sem a sua utilização possuiriam um caráter estático e teórico, muitas vezes, inatingível.
II. Substituir a missão de facilitador da aprendizagem incumbida ao professor, pois, com a utilização de softwares, não haverá dificuldades em compreender os conceitos geométricos a serem compreendidos pelos alunos.
No que se refere ao uso de novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de matemática, pode-se afirmar que: