Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2023 para Agente Comunitário de Saúde
Foram encontradas 10 questões
(Disponível em: Ministério da Saúde.)
Mediante o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ovos do mosquito Aedes aegypti podem sobreviver por, aproximadamente, um ano no meio ambiente. II. O diagnóstico laboratorial em caso de infecção aguda do vírus da dengue (DENV) pode ser realizado através dos exames específicos, sendo um deles os métodos diretos, sejam por pesquisa de vírus (isolamento viral por inoculação em células) ou pesquisa de genoma do vírus por transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase. III. Recomenda-se como medida individual de prevenção da dengue o uso de repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de icaridina nas partes expostas do corpo, podendo aplicar sobre as roupas, observando as recomendações dos fabricantes. IV. Em locais onde ocorre a proliferação descontrolada do mosquito, elevação dos índices de casos e óbitos provenientes da doença, o Ministério da Saúde preconiza como uma das estratégias emergenciais a utilização da nebulização espacial, o fumacê, em que gotículas de inseticidas são expelidas pelo carro com o intuito de penetrar no interior de casas e quintais, tendo como principal objetivo reduzir o número de fêmeas adultas. V. De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017, a dengue é uma doença de vigilância sentinela; as notificações dos casos suspeitos devem constar na Ficha de Notificação e investigação da dengue. Os óbitos provenientes da dengue deverão ser comunicados no prazo máximo de sessenta dias, sendo inseridos no Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS).
Está correto o que se afirma em
(Disponível em: Ministério da Saúde.)
Sobre o Programa Nacional da Triagem Neonatal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A metodologia de rastreamento através da aplicação da Triagem Neonatal é efetuada na população com idade a partir de dois a seis meses, com o intuito identificar distúrbios auditivos, oculares, cardíacos, dentre outros. ( ) O Teste do Pezinho, realizado a partir da coleta de sangue (calcanhar do bebê ou periférico), permite identificar doenças graves que não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível, bem como a morte. ( ) O Teste do Coraçãozinho, apesar do exame ser doloroso para o bebê, é realizado através de punção de uma artéria do pulso para medir a concentração do oxigênio no sangue, sendo capaz de detectar problemas cardíacos congênitos complexos desde o nascimento.
A sequência está correta em
(Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/sarampo. Acesso em: março 2023.)
São algumas complicações do sarampo que podem ocorrer na fase infantil, EXCETO:
(Disponível em: Ministério da Saúde.)
Em relação ao Diabetes mellitus, que é uma doença ligada ao metabolismo da glicose em decorrência pela falta ou má absorção de insulinas, sendo este hormônio produzido pelo pâncreas, assinale a afirmativa correta.
( ) Bebês que nascem com menos de três quilos e meio. ( ) Filhos de mães que fumam, bebem bebidas alcoólicas e usam drogas na gravidez. ( ) Uso inadequado de medicamentos prescritos. ( ) Gestantes que não fazem o pré-natal. ( ) Horários e dias de atendimento restritos ou em desacordo com a disponibilidade da população.
A sequência está correta em
(Disponível em: Manual do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde – Primary Care Assessment Tool – PCATool-Brasil.)
O Ministério da Saúde utiliza a definição operacional da Atenção Primária à Saúde (APS) estabelecida pelos atributos de Starfield (2001) nos serviços de APS. Mediante o exposto e de acordo com os conceitos dos atributos, é INCORRETO inferir que:
(Disponível em: www.gov.br.)
Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, analise as afirmativas a seguir.
I. Deverá ser ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde. II. A Atenção Básica deverá se baseada em idade, em idade, gênero, raça/cor, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, escolaridade, limitação física, intelectual e funcional ressalvando aquele que tem condições econômicas favoráveis para o custeio de seu atendimento. III. A integração entre a Vigilância em Saúde e Atenção Básica é condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população, na ótica da integralidade da atenção à saúde e visa estabelecer processos de trabalho que considerem os determinantes, os riscos e danos à saúde, na perspectiva da intra e intersetorialidade. IV. É responsabilidade comuns a todas as esferas do governo garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica com vistas a promover ofertas de cuidado e o vínculo. V. Compete às Secretarias Municipais de Saúde fomentar a mobilização das equipes e garantir espaços para a participação da comunidade no exercício do controle social.
Está correto o que se afirma apenas em
I. O Ministério da Saúde preconiza que a amamentação seja ofertada nos primeiros seis meses recebendoexclusivamente o leite materno, podendo este período de estender até os dois anos de idade. Depois dos seis meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família, mas não deve parar. II. O aleitamento materno não é recomendável nos seguintes casos: mães infectadas pelo HIV; HTLV1; e, HTLV2 (vírus da leucemia humana T-cell) e que estejam fazendo uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação, alguns fármacos são citados como contraindicações absolutas ou relativas ao aleitamento, como, por exemplo, os antineoplásicos e os radiofármacos usados no tratamento contra o câncer. III. O leite inicial da mamada tem mais água e mata a sede, sendo que o leite ao final da mamada possui mais gordura e, por este,motivo satisfaz a fome do bebê, permitindo que ele ganhe mais peso.
Está correto o que se afirma em