Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 10 questões

Q2161410 Fonoaudiologia
Na aquisição fonológica normal, o domínio do sistema fonológico da língua-alvo é atingido espontaneamente, em uma sequência e faixa etária comum à maior parte das crianças. A aquisição fonológica com desvios fonológicos é aquela na qual a adequação do sistema fonológico da língua alvo não é atingida espontaneamente e/ou na mesma sequência constatada na maioria das crianças, nem ocorre na faixa etária mencionada. Dessa forma, o desvio fonológico envolve o componente fonológico da linguagem, caracterizando-se por dificuldades na organização mental dos sons. As habilidades de linguagem e fala dependem da integridade e maturação neuromuscular e do sistema sensorial. Sobre as habilidades fonológicas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2161411 Fonoaudiologia
O diagnóstico audiológico realizado durante o primeiro ano de vida possibilita a intervenção ainda nesse período crítico, de maturação e plasticidade funcional do sistema nervoso central. As Emissões Otoacústicas(EOA) foram primeiramente observadas pelo inglês David Kemp, em 1978, o qual as definiu como liberação de energia sonora originada na cóclea, que se propaga pela orelha média, até alcançar o conduto auditivo externo. Consiste em um método objetivo, relativamente simples, rápido, não invasivo, que dispensa o uso de eletrodos e que pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando-se a sua aplicação em recém-nascidos. A importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança exige que o diagnóstico da deficiência auditiva seja realizado o mais precocemente possível, preferencialmente antes dos seis meses de vida. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2161412 Fonoaudiologia
As disfonias são caracterizadas como alterações de qualidade, frequência ou intensidade da voz quanto à idade, gênero ou expectativas culturais. Desvios em determinados parâmetros vocais passam a caracterizar um distúrbio de voz quando as demandas vocais requeridas pelo falante não são contempladas, tanto na comunicação diária quanto na expressão das emoções, ou no uso profissional da voz. Publicações científicas sobre os efeitos da terapia vocal para pacientes disfônicos surgiram a partir da década de 1940. O tratamento fonoaudiológico das disfonias envolve procedimentos de diversas naturezas, visando desenvolver a melhor comunicação oral, com redução do esforço e adequação do padrão fonatório às necessidades do indivíduo. Sobre as técnicas de reabilitação das disfonias, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2161413 Fonoaudiologia
A disartria é um distúrbio de fala, resultante de alterações no controle muscular dos mecanismos envolvidos em sua produção. Sua etiologia inclui lesão do sistema nervoso central ou periférico, que acarreta alterações na emissão oral, devido a uma paralisia, fraqueza ou falta de coordenação dos músculos da fala. Sobre a disartria, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de uma sequela comum de lesões cerebrais não progressivas, consequentes de uma lesão vascular cerebral ou de um traumatismo cranioencefálico, bem como de doenças progressivas neuromusculares, ou que atingem o sistema extrapiramidal. Dessa forma, pode ser secundária a uma tumoração do cérebro, cerebelo ou tronco encefálico, a doenças infecciosas, metabólicas, tóxicas ou degenerativas do sistema nervoso ou do sistema muscular.
II. Existem vários tipos de disartria, de acordo com o local da lesão: disartria flácida; disartria espástica; disartria do neurônio motor superior unilateral; disartria hipocinética; disartria hipercinética; disartria transcortical; disartria atáxica; e, disartria mista. Cada um desses tipos apresenta características peculiares que envolvem o desempenho anormal das estruturas pulmonares, laríngeas, faríngeas, esofágicas e da cavidade oral que, agrupadas, correspondem às bases motoras da fala, responsáveis pela produção de uma fala inteligível.
III. O processo fonoarticulatório em pacientes com disartria tende a ser prejudicado e, apesar da variação dos quadros, é comum encontrar em quase todos os pacientes disártricos: diminuição da velocidade da fala; imprecisão articulatória; fala lenta e irregular; monoaltura; e, monointensidade.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2161414 Fonoaudiologia
A gagueira é um distúrbio da fala que resulta de uma influência complexa de múltiplos fatores que incluem predisposição genética, habilidades motoras da fala, fatores linguísticos, cognitivos, emocionais e ambientais. Sabe-se que seu espectro de fatores de risco é amplo e heterogêneo. Analisar as manifestações clínicas respeitando determinados parâmetros é fundamental, uma vez que as condutas a serem tomadas dependerão da tipologia e da frequência das disfluências, assim como do modo como a criança reage às dificuldades na fala. Sobre as disfluências, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2161415 Fonoaudiologia
Apesar de a sucção ser um comportamento reflexo, ela pode ser intensificada ou alterada de acordo com as experiências de cada bebê. O neonato apresenta comportamentos miofuncionais orais durante a sucção, tais como: vedamento labial, compressão labial e formação de leve sulco nas comissuras labiais e movimentos mandibulares e de língua anteroposteriores. Qualquer alteração antes, durante e/ou após o nascimento pode comprometer a alimentação e o desenvolvimento neuropsicomotor do neonato. Sobre os distúrbios da deglutição nessa população, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2161416 Fonoaudiologia
A Articulação Temporomandibular (ATM) representa a ligação articulada da mandíbula com a base do crânio, sendo composta por um conjunto de estruturas anatômicas que possibilitam a mandíbula executar variados movimentos durante a mastigação. A ATM pode ser acometida pelas mesmas doenças e desordens que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco, doenças articulares degenerativas, artrites inflamatórias e sinovites. Sua anatomia e dinâmica são de grande importância para a compreensão das funções do sistema estomatognático, assim como para o estudo das disfunções temporomandibulares. Em relação à anatomia da ATM, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2161417 Fonoaudiologia
As patologias neurológicas em adultos podem resultar do comprometimento do sistema nervoso central e periférico. Existem mais de 600 doenças neurológicas e grande parte delas cursa com a disfagia como um de seus sintomas. Considerando que a organização do sistema nervoso para o ato da deglutição envolve a porção cortical ascendente e descendente, o córtex medular e as vias periféricas, analise as afirmativas a seguir.
I. A fase antecipatória da deglutição consiste na identificação de impulsos básicos, como a fome e a saciedade. Além disso, identifica e reconhece as características físico-químicas do alimento, com a ativação dos centros da memória e do prazer alimentar, dentre outras. O centro da fome está localizado no hipotálamo lateral e parece envolver o feixe do prosencéfalo medial (trajeto dopaminérgico). O centro de saciedade está localizado no hipotálamo ventromedial, onde parece receber as informações sensoriais provenientes dos órgãos digestivos por meio do nervo vago.
II. A introdução do bolo alimentar na cavidade oral estimula as vias aferentes sensitivas táteis e gustativas. Assim, os impulsos sensoriais serão transmitidos ao núcleo do trato solitário por intermédio dos pares cranianos V e VII. As regiões do córtex cerebral ativas durante as fases preparatória e oral propriamente ditas da deglutição são o córtex insular com conexões ao córtex motor primário e suplementar, o opérculo orbitofrontal e a porção medial e superior do giro do cíngulo anterior.
III. A resposta eferente será estimulada pelos pares cranianos III, V, VI, X, XI, XII. A fase faríngea da deglutição é iniciada pelos impulsos sensoriais transmitidos como resultado da estimulação dos receptores localizados nas estruturas da orofaringe (tonsila, palato mole, base de língua, parede posterior da faringe e porção anterior da epiglote). Em geral, a deglutição voluntária de saliva apresenta ativação da ínsula anterior e posterior, giro frontal superior, córtex sensorial primário e córtex pré-motor.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2161418 Fonoaudiologia
A disfagia orofaríngea mecânica é a dificuldade secundária à perda sensorial e/ou muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal. As causas mais comuns são as inflamatórias, as traumáticas, a macroglossia, o divertículo faringoesofágico, as doenças compressivas da coluna cervical, as sondas nasoenterais, a traqueostomia e o câncer de cabeça e pescoço. Sobre as disfagias mecânicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2161419 Fonoaudiologia
Os processos da linguagem e da aprendizagem são bastante complexos; envolvem redes de neurônios distribuídas em diferentes regiões cerebrais e se relacionam à percepção da fala, sendo dependentes da integridade auditiva periférica e central. No processo de aquisição da linguagem escrita, o indivíduo passa por uma remodelação dos seus circuitos neuronais. Os transtornos de aprendizagem têm sido foco de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Pesquisas demonstraram evidências de deficits fonológicos em dislexias de desenvolvimento. Em outros estudos observou-se a inexistência de múltiplos deficits de processamento temporal nas dislexias, concluindo que disléxicos apresentam integridade das funções visuais e auditiva; por isso, em geral, a orientação espacial encontra-se preservada. Esses achados sugerem que não há relação entre deficits na atenção da seleção espacial e o desenvolvimento de representações fonológicas e ortográficas.
II. A leitura e a escrita envolvem habilidades cognitivas complexas, além da capacidade de reflexão sobre a linguagem em relação aos aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Há uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo a integridade motora, sensório-perceptual e socioemocional. Além disso, o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização também são princípios importantes no desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita.
III. Dificuldades de aprendizagem envolvem alterações no processo de desenvolvimento do aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, podendo estar associadas ao comprometimento da linguagem oral. Ainda que as manifestações sejam mais evidentes durante o aprendizado da leitura e da escrita, desde os anos pré-escolares, alguns sinais de dificuldades mais amplas de linguagem podem aparecer, tais como vocabulário restrito, uso inadequado da gramática e alterações no processamento fonológico.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: C
6: D
7: D
8: B
9: B
10: D