Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana da Vargem - MG 2023 para Assistente de Recursos Humanos
Foram encontradas 2 questões
O planejamento da força de trabalho é um dos instrumentos da gestão estratégica de pessoas e se caracteriza por ser um processo dinâmico, contínuo e sistemático, por meio do qual a organização acompanha as mudanças que forem ocorrendo na organização, decorrentes das alterações em sua missão e visão, tendo por objetivo definir como conseguir um quadro de pessoal, na quantidade e com as competências adequadas para a correta realização das atividades em momento e local oportunos.
(LEME, 2015.)
Considerando a temática, relacione adequadamente os princípios básicos do planejamento da força de trabalho às questões que devem ser consideradas em cada um deles.
1. Custo certo.
2. Habilidades certas.
3. Lucro e hora certos.
4. Pessoas certas.
( ) Questões a considerar: alinhamento da distribuição de talentos e necessidades da organização; ajuste da estratégia de contratação para atender aos objetivos de negócios.
( ) Questões a considerar: busca global de talentos; fatores que afetam as necessidades de pessoal; produtividade.
( ) Questões a considerar: foco em estratégias para otimizar custos relacionados ao talento; planejamento de despesas diretas e indiretas de contratação; orçamentos apenas para os conjuntos de talentos e habilidades de que a organização precisa.
( ) Questões a considerar: habilidades essenciais necessárias em toda a organização; impacto das habilidades em sua estratégia e modelo de negócios.
A sequência está correta em
Os princípios de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde – QSMS visam prevenir riscos e problemas nos ambientes de trabalho por meio de ações, políticas, normas e boas práticas e, quando devidamente atendidos, há maior probabilidade do trabalho apresentar mais produtividade, eficiência, otimização e qualidade nos resultados. Os indicadores de desempenho constituem-se em ações e ferramentas de mensuração, pois não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.
(DEMING, 1990.)
Considerando a temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os indicadores de saúde e segurança reativos são baseados em eventos que já ocorreram e não podem ser revertidos, como, por exemplo: taxa de frequência de acidentes com afastamento, taxa de gravidade, quase acidente.
II. Os indicadores de saúde e segurança proativas focam em medidas que podem ser implementadas para evitar futuros incidentes de segurança, como, por exemplo: número de inspeções de segurança realizadas, treinamentos de prevenção de acidentes de trabalho, quantidade de manutenções preventivas realizadas.
III. Os indicadores de desempenho gerencial medem, dentre outros, o consumo de energia, por unidade, de produto e a emissão de poluentes atmosféricos por mês/ano, já os de desempenho operacional medem, por exemplo, os custos ambientais com multas por danos ambientais e o tempo de resposta à incidentes ambientais.
IV. Os indicadores de condição ambiental fornecem informações sobre a condição local, regional, nacional ou global do meio ambiente, como, por exemplo: concentração de contaminante em águas de um rio nas proximidades e a morte de peixes em um curso de água específico ao longo do tempo.
Está correto o que se afirma apenas em