Os princípios de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde...
Os princípios de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde – QSMS visam prevenir riscos e problemas nos ambientes de trabalho por meio de ações, políticas, normas e boas práticas e, quando devidamente atendidos, há maior probabilidade do trabalho apresentar mais produtividade, eficiência, otimização e qualidade nos resultados. Os indicadores de desempenho constituem-se em ações e ferramentas de mensuração, pois não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.
(DEMING, 1990.)
Considerando a temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os indicadores de saúde e segurança reativos são baseados em eventos que já ocorreram e não podem ser revertidos, como, por exemplo: taxa de frequência de acidentes com afastamento, taxa de gravidade, quase acidente.
II. Os indicadores de saúde e segurança proativas focam em medidas que podem ser implementadas para evitar futuros incidentes de segurança, como, por exemplo: número de inspeções de segurança realizadas, treinamentos de prevenção de acidentes de trabalho, quantidade de manutenções preventivas realizadas.
III. Os indicadores de desempenho gerencial medem, dentre outros, o consumo de energia, por unidade, de produto e a emissão de poluentes atmosféricos por mês/ano, já os de desempenho operacional medem, por exemplo, os custos ambientais com multas por danos ambientais e o tempo de resposta à incidentes ambientais.
IV. Os indicadores de condição ambiental fornecem informações sobre a condição local, regional, nacional ou global do meio ambiente, como, por exemplo: concentração de contaminante em águas de um rio nas proximidades e a morte de peixes em um curso de água específico ao longo do tempo.
Está correto o que se afirma apenas em