Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento Social - Ciências Sociais

Foram encontradas 50 questões

Q2087813 Não definido
Havia duas formas de trabalho infantil durante a Revolução Industrial: crianças classificadas como parish apprentice (órfão aprendiz) e free labor children (crianças que trabalhavam nas fábricas junto com os pais). As primeiras eram crianças órfãs que ficavam sob os cuidados do governo britânico. Os donos das fábricas forneciam abrigo e comida em troca de seu trabalho; elas não recebiam qualquer remuneração em dinheiro. Aquelas que recebiam salários extremamente baixos ganharam o título de free labor children; algumas tinham apenas cinco anos de idade e trabalhavam em fábricas e minas de carvão. Em virtude do crescimento das tecelagens, muitas crianças trabalhavam em moinhos de algodão, onde passavam a maior parte do tempo em locais com muito pouco ar fresco e nenhuma atividade. Também eram contratadas para trabalhar em fábricas de fósforo, como limpadores de chaminés, e na fabricação de tijolos. (Condições do trabalho infantil na Revolução Industrial. Disponível em: ehow.com.br.)
O aspecto relativo à exploração da mão de obra infantil é apenas um dos muitos e sérios problemas sociais que eclodiram ou se intensificaram com a emergência da Revolução Industrial. Acirramento da miséria e péssimas condições de trabalho e vida de um lado, crescimento desigual e acumulação de riqueza de outro, enfim, um caos social que influenciou no surgimento das Ciências Sociais, na medida em que:
Alternativas
Q2087814 Não definido
A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo vigente na Ditadura Militar. Essa Constituição é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes políticos e dos cidadãos do nosso país. Foi escrita durante esse processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura. Foi resultado de um amplo debate que se estendeu durante mais de um ano e simbolizou o início da Nova República. (Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/historiab/constituicao1988.)
A Constituição de 1988 é considerada por muitos juristas, especialistas em história, profissionais de vários setores, como a mais completa das constituições que o Brasil já teve. Com 34 anos de vigência, abarca inúmeros assuntos anteriormente “esquecidos”. Em relação às questões de cidadania em nosso país:
Alternativas
Q2087815 Não definido
Berger & Luckmann, sob a ótica da Sociologia do Conhecimento, definem a socialização como “a ampla e consistente introdução de um indivíduo no mundo objetivo de uma sociedade ou de um setor dela”. Definem, ainda, a socialização primária como “a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade”; e socialização secundária como “qualquer processo subsequente que introduz o indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade”. (BERGER, P. & LUCKMANN, T, 1976.)
Família e escola – nas sociedades que assim as determinam – acabam sendo as grandes agências socializadoras, respectivamente, da socialização primária e da socialização secundária, sendo que:
Alternativas
Q2087816 Não definido
Castas na Índia
      Durante séculos, as castas ditaram todos os aspectos da sociedade indiana. Porém, nos anos 50, uma nova Constituição foi feita, proibindo que os dalits fossem discriminados e criando cotas para que as castas inferiores fizessem parte de cargos governamentais. Nesse momento, é rompido – supostamente – a cultura de segregação milenar na Índia. Porém, após 70 anos desse decreto, a violência provida deste sistema ainda é uma realidade que está longe de ser erradicada. Mesmo que nas últimas décadas, graças à urbanização e ao aumento do ensino laico nas escolas, cada vez mais é visto o casamento entre castas e a interferência tem diminuído um pouco. Ainda assim, o governo indiano garante que o sistema não existe mais no país, sendo que ele nunca de fato chegou ao fim e a esquerda indiana continua lutando para que a Constituição seja realmente aplicada. (Disponível em: https://falauniversidades.com.br/entenda-como-se-deu-ofim-das-castas-na-india. Acesso em: 09/01/23.)
Um dos problemas que se coloca, por excelência, à sociologia é o das diferenças sociais. Na concepção weberiana, elas podem ter vários princípios explicativos. Um dos critérios de classificação mais relevantes é dado pela dominância, em determinada unidade histórica, de uma forma de organização, ou pelo peso particular que cada uma das diversas esferas da vida coletiva possa ter. Em relação especificamente à questão das castas, Weber:
Alternativas
Q2087817 Não definido
Globalização é normalmente associada a processos econômicos, como a circulação de capitais, a ampliação dos mercados ou integração produtiva em escala mundial. Mas descreve, também, fenômenos da esfera social, como criação e expansão de instituições supranacionais, universalização de padrões culturais e equacionamento de questões concernentes à totalidade do planeta (meio ambiente, desarmamento nuclear, crescimento populacional, direitos humanos etc.). Assim, o termo tem designado à crescente transnacionaliação das relações econômicas, sociais, políticas e culturais que ocorrem no mundo, sobretudo nos últimos vinte anos. (VIEIRA, 2002, P. 72-3.)
Para compreender a globalização e suas implicações no conceito de Estado é necessário observar todas as dimensões do fenômeno, bem como os impactos na própria estrutura estatal. Nesse sentido, um olhar apurado sobre as dimensões da globalização orienta a reorganização da luta por direitos e dos problemas a serem enfrentados para efetivá-los. Se pensarmos especificamente na dimensão sociopolítica, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2087818 Não definido
No final do século XX, como resposta à crise do emprego e amparada nos ideais fundamentais do cooperativismo de autogestão, surgiu no Brasil o movimento da economia solidária, como atesta Singer (2000, p. 25): “a economia solidária começou a ressurgir, de forma esparsa na década de 1980, e tomou impulso crescente a partir da segunda metade dos anos 1990. Ela resulta de movimentos sociais que reagem à crise de desemprego em massa, que tem seu início em 1981 e se agrava com a abertura do mercado interno às importações, a partir de 1990”. Na conjuntura nacional do início do século XXI, em que há uma combinação de elevação da taxa de desemprego e desemprego estrutural, de precarização das condições de trabalho, dentre outros fatores, a perspectiva cooperativista tornou-se:
Alternativas
Q2087819 Não definido
Polícia do RS abre inquérito para investigar grupos neonazistas
Investigação transcorre desde setembro. Cerca de 15 pessoas são monitoradas.
     A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância de Porto Alegre abriu novo inquérito para investigar a atuação de células neonazistas no Rio Grande do Sul. De acordo com a delegada Andrea Mattos, responsável pela investigação, cerca de quinze pessoas são monitoradas. Conforme a delegada, o inquérito foi aberto em setembro e está em andamento. Ela afirma que as pessoas monitoradas possuem conexões, mas não necessariamente agem em conjunto. A delegada explica ainda que, nesses indiciamentos, somaram-se ao racismo outros crimes como pedofilia, terrorismo e homofobia. (Polícia do RS abre inquérito para investigar grupos neonazistas | Rio Grande do Sul | G1. Disponível em: globo.com)
Tanto a ideologia quanto as ações dos neonazistas, pelos lugares onde atuam, estão diretamente relacionadas ao etnocentrismo, uma vez que:
Alternativas
Q2087820 Não definido
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) limitou a quebra de sigilo do e-mail de um ex-empregado de uma empresa paulista aos chamados metadados das mensagens, como sobre registros de data, horário, contas e endereços de IP. Segundo a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais, a responsável pela análise do caso, não é válida a ordem que autoriza o acesso ao conteúdo de todas as mensagens enviadas e recebidas de conta pessoal de e-mail utilizada por pessoa física, para fins de apuração de suposto ato ilícito. O caso chegou à Justiça no momento em que a empresa passou a suspeitar de que o funcionário estaria repassando informações sigilosas do grupo empresarial para um escritório de advocacia. Na Justiça Comum, a companhia obteve acesso aos e-mails trocados pelo funcionário em ação obtida contra o Yahoo. Também ajuizou ação de indenização na Justiça do Trabalho, em que o juiz de primeiro grau também autorizou a medida, solicitando ao Yahoo cópia de todas as mensagens enviadas e recebidas pelo trabalhador. (Justiça do Trabalho limita quebra de sigilo de e-mail pessoal de empregado; entenda – InfoMoney.)
Confidencialidade, segurança, anonimato e privacidade são, hoje, itens muito discutidos no cotidiano do mundo inteiro, nos mais diversos setores e situações. E por que não o seriam em relação às pesquisas sociológicas? Segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Sociologia, em relação às pesquisas sociológicas:
Alternativas
Q2087821 Não definido
Descobri que nenhum sociólogo é capaz de realizar o seu ofício antes de percorrer todas as fases de um projeto de investigação completo, no qual transite do levantamento de dados à sua crítica e à sua análise e, em seguida, ao tratamento interpretativo propriamente dito. (Fernandes, 1977:175.)
Florestan Fernandes possui bastante destaque na consolidação do método sociológico, tendo feito apontamentos sobre instituir um padrão de trabalho científico para os sociólogos brasileiros. Na história das ciências sociais no Brasil, alguns fatos são considerados relevantes, tais como:
Alternativas
Q2087822 Não definido

Observe a imagem a seguir:



(A mulher no mercado de trabalho: Representação da mulher atual. Disponível em: mulher-mercado-trabalho.blogspot.com.)

A partir dos anos 1990, principalmente com a ampliação do debate sobre globalização e seus efeitos, os estudos sobre gênero e trabalho se diversificaram ainda mais. Tendo em vista a análise do gráfico e a realidade brasileira ao longo do tempo em relação à democratização do mercado de trabalho e da sociedade, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2087823 Não definido
Há pouco acordo sobre a definição de modernidade dada pelos teóricos contemporâneos. De fato, há mais discordância do que concordância na definição da modernidade. Por exemplo, Anthony Giddens considera a modernidade como uma força inexorável – uma força que oferece uma série de vantagens, mas também representa uma série de perigos. Os perigos são tão poderosos que podem esmagar a sociedade e dilacerá-la. (5 Teóricos Contemporâneos da Modernidade que Definem Definitivamente a Modernidade. Disponível em: triangleinnovationhub.com.)
Tendo em vista alguns dos pensadores e idéias ligadas às teorias da modernidade no pensamento sociológico contemporâneo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2087824 Não definido
Aconteceu na campanha “Diretas Já” [...] todos os principais veículos da mídia brasileira, com exceção da Folha/UOL, em 1984, os primeiros grandes comícios contra a Ditadura Militar só tiveram destaque neste mesmo jornal, que desde o início encampou a luta por eleições diretas para Presidente da República. O regime dos generais já começava a desmoronar e logo o país reconquistaria a democracia. Os demais veículos só entrariam para valer na cobertura quando multidões já tomavam as ruas de todo o país e não tinha mais jeito de esconder. (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/balaio-do-kotscho/ 2021/05/30/como-nas-diretas-ja-a-grande-midia-esconde-protestoscom-excecao-da-folha.h.)
O “quarto poder” é uma denominação de cunho alusivo aos três poderes do Estado Democrático de Direito. Expressão criada com o intuito de salientar o poder que os meios de comunicação em massa, “mídia”, possuem. Hoje, como a mídia está presente praticamente em todos os setores da vida, em uma interdependência exacerbada, nesse contexto, esse “quarto poder”:
Alternativas
Q2087825 Não definido
O pensamento dos clássicos levou outros autores a se debruçarem nas ideias desses teóricos, principalmente quando se observa o debate sobre as mudanças ocasionadas com o desenvolvimento tecnológico e suas consequentes transformações sociais. Assim, o modo particular desses teóricos expressa relações com a razão moderna, na medida em que a modernidade apresenta uma reflexão que passa a ser analisada tanto por ênfase na coesão social quanto nos conflitos ocasionados por esta. Algumas discussões são feitas com relação às teorias sociais clássicas que, por vezes, são alvo de críticas diante da consolidação da sociedade capitalista. (GIDDENS, 1991.)
Em meados do século XIX, início do século XX, três pensadores geniais desenvolveram um conjunto de teorias para explicar a sociedade moderna, com impacto suficiente no meio social, especialmente o meio cultural e acadêmico, para que carregassem no período que se seguiu o designativo de autores clássicos e passassem a influenciar seus pares, naquele tempo, e muito depois. Cada um a seu modo apresentou estudos profundos, sendo que:
Alternativas
Q2087826 Não definido

O início do período da Sociologia Contemporânea no Brasil corresponde à fase de emergência da sociologia científica. A institucionalização acadêmica da sociologia no Brasil ocorreu em meados da década de 1930, com a criação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (1933) e com a criação da Seção de Sociologia e Ciência Política da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (1934). Nas palavras de Florestan Fernandes, configurava-se, então, plenamente um novo período da sociologia no Brasil, o qual, embora com raízes no segundo quartel deste século, só se configura plenamente no pós-guerra. (Fernandes, 1977, p. 28). Nesse momento específico da chamada “Sociologia Contemporânea no Brasil”, uma das características dominantes da sociologia em nosso país: 

Alternativas
Q2087827 Não definido
Depois da hegemonia das correntes pós-modernas nos anos 80 e na primeira metade dos anos 90, que viam como impossível a comparação etnográfica, a acumulação de materiais de campo, a maior comunicação entre os investigadores e a discussão dos princípios relativistas no interior das próprias sociedades tradicionais, levaram ao ressurgimento de projetos comparativos orientados para a identificação de tendências na evolução social. Descola e Palsson, por exemplo, afirmam: “paradoxalmente, uma fé renovada no projeto comparativo pode ter emergida da riqueza mesmo da própria experiência etnográfica, isto é, do reconhecimento partilhado de que certos padrões, estilos de prática e conjuntos de valores, descritos por colegas antropólogos em diferentes partes do mundo, são compatíveis com o conhecimento que cada um tem de uma sociedade particular. Em outras palavras, a etnografia promove o foco no particular, e a multiplicação de particulares etnográficos reaviva o interesse pela comparação. (Descola e Palsson 1996:17-18. A antropologia hoje. Disponível em: bvs.br.)
A presente crise ecológica conduziu a uma revisão de paradigmas em antropologia e ao questionamento da contribuição da disciplina para a elaboração das políticas ambientais e para a luta dos movimentos ambientalistas. Dessa forma:
Alternativas
Q2087828 Não definido
Turismo étnico oferece imersão única na cultura e no modo de vida
    Crescendo cada vez mais no gosto dos viajantes, o turismo étnico surgiu como uma vertente do turismo cultural, ajudando a valorizar ainda mais o patrimônio de uma região e seu povo nativo. De acordo com o Ministério do Turismo, esse tipo de turismo tem como diferencial o envolvimento das comunidades que representam os processos imigratórios europeus, asiáticos e africanos, além de valorizar os espaços e a cultura das comunidades indígenas e as comunidades quilombolas. Outros grupos sociais e seus legados étnicos também passam a ser valorizados com o turismo étnico, trazendo luz aos seus valores, saberes, fazeres e modo de vida em geral. (Turismo étnico oferece imersão única na cultura e no modo de vida - Folha de Boa Vista. Disponível em: folhabv.com.br.)
De acordo com estudos do Sebrae, houve um crescimento do turismo étnico no Brasil, especialmente no afroturismo. Sobre esse tipo específico de turismo, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2087829 Não definido
Mulher acusada de adultério é até apedrejada até a morte pelo EI na Síria
    Uma mulher foi apedrejada até a morte no nordeste da Síria pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que a acusou de haver cometido adultério, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). A ONG disse que os radicais assassinaram a mulher na cidade de Buqros, no nordeste do país do Oriente Médio. A vítima era uma deslocada originária do campo de refugiados palestinos de Al Yarmuk, no sul de Damasco, e trabalhava em um hospital de Al Mayadin, reduto principal do EI nesta província que faz fronteira com o Iraque. (Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/orientemedio/mulher-acusada-de-adulterio-e-ate-apedrejada-ate-a-mortepelo-ei-na-siria.)
Por mais que uma notícia dessas seja um choque, uma agressão aos nossos costumes e cultura, existem grupos, em determinados países do mundo, que acham não só normal, como correto. Existem organismos mundiais atualmente, que tentam inibir tais ações, mas elas continuam a acontecer, nas mais variadas nuances. No Relativismo Cultural, uma tendência filosófica e sociológica, essas diferenças culturais:
Alternativas
Q2087830 Não definido
Diante do real, aquilo que cremos saber com clareza ofusca o que deveríamos saber. Quando o espírito se apresenta à cultura científica, nunca é jovem. Aliás, é bem velho porque tem a idade de seus preconceitos. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhecê-los. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não compreendemos; sobre questões que não sabemos formular com clareza. (As etapas da Pesquisa em Ciências Sociais. Disponível em: unemat.br.)
A pesquisa nas ciências sociais é um processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. No entanto, é importante distinguir “ciências sociais” de “sociologia”, por exemplo. Embora estejam intrinsecamente ligadas, é importante salientar que:
Alternativas
Q2087831 Não definido
A América Latina – e o Brasil dentro dela – tem sido o continente que mais diminui a desigualdade, a pobreza e a miséria, melhorando consideravelmente a situação social do continente mais desigual do mundo. Porém, isso não tem levado à diminuição da violência, demonstrando que, embora o vínculo entre os dois planos seja real, sua relação não é mecânica. O Brasil tem conseguido, pela primeira vez, promover os direitos sociais da grande massa pobre da população. Porém, essa melhoria, aqui também, não tem sido seguida por diminuição da violência. Mas os casos não podem ser isolados da exploração da violência por setores da mídia – tanto de rádio, quanto de tevê e de imprensa escrita –, que não somente exacerbam os casos de violência, como promovem formas privadas e diretas de resposta. Como no caso em questão, uma comentarista de extrema direita na TV não apenas defendeu a ação dos que a exerceram, como conclamou a que outros fizessem o mesmo e recomendou, aos defensores dos direitos humanos, que adotem esses jovens nas suas famílias. (Violência e desigualdade social | Sociedade | EL PAÍS Brasil. Disponível em: elpais.com.)
Apesar dos avanços (lentos) na redução das desigualdades sociais no Brasil nas últimas décadas, houve um aumento da violência que se mostrou eficaz como instrumento de produção de mais desigualdades, a exemplo do alarmante aumento de encarceramento da população brasileira resultante, dentre outros problemas, do crime organizado. Assim em que pesem os avanços obtidos, eles não se apresentam de forma homogênea no país, o que: 
Alternativas
Q2087832 Não definido
No Brasil, a valorização do trabalho e do trabalhador, conforme preceitos traçados pelo OIT, fora inserida na Constituição de 1934, a primeira a Constituição Brasileira a incorporar os direitos sociais e a ordem econômica em nosso país. Em 1º de maio de 1943, foi promulgada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Deve-se ressaltar que a CLT não teve apenas efeito sobre as relações de trabalho, mas também no âmago do trabalhador, fazendo com que ele passasse a se valorizar e, com isso, exigir ser valorizado, como descreve Márcio Túlio Viana: “desse modo, ao lado da CLT, a imagem do nosso trabalhador foi mudando – até para ele mesmo. Antes, o trabalho já valorizava os produtos que ele fazia, agora, ele próprio ganhava um valor que antes parecia não ter. Já não era preguiçoso ou ignorante. Era de raça boa, exemplo para o mundo. E tinha agora uma identidade – a identidade que os anarquistas queriam lhe dar e que a própria CLT lhe oferecia, mesmo de maneira um tanto diferente”. (VIANA, 2013.)
A ideia do trabalho como forma de realização do homem em sociedade infelizmente atinge uma parcela pequena de trabalhadores, de modo que no mundo do trabalho atual convivem, sob a mesma legislação, trabalhadores com características muito distintas. Além disso, na atualidade brasileira, especificamente: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: C
5: C
6: E
7: A
8: E
9: A
10: C
11: C
12: A
13: B
14: B
15: A
16: C
17: D
18: A
19: D
20: A