Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento Social - Psicologia
Foram encontradas 50 questões
( ) Todos os modelos de intervenção psicossocial preconizam, de uma forma geral, uma intervenção com duas etapas principais ao longo de todo o processo: avaliação e intervenção.
( ) A intervenção psicossocial fornece informação, conforto, suporte e apoio nas necessidades emocionais e instrumentais e desempenha um papel fundamental na forma como podem lidar com os incidentes críticos.
( ) A comunicação eficaz é uma ferramenta fundamental dessa modalidade de intervenção, visto que em situações de crise, emergência ou catástrofe, assegura escuta ativa com empatia, clareza, franqueza e cordialidade às pessoas.
( ) A informação adequada aos diferentes contextos e níveis de desenvolvimento, enquanto forma de psicoeducação, sobre as reações, formas de lidar e consequências comuns em situações de estresse e trauma, favorece conhecimento acerca dos estados emocionais.
( ) A capacidade para lidar com os silêncios que, neste contexto, são necessariamente similares aos silêncios de uma intervenção psicoterapêutica, a par da capacidade de gestão do espaço pessoal e da resposta eficaz às necessidades da pessoa em crise, funcionam como dificultadores ou impeditivos da comunicação.
A sequência está correta em
I. Crianças, adolescentes, mulheres e idosos são grupos vulneráveis a diferentes tipos de violência intrafamiliar.
II. A exposição sistemática e precoce à violência está associada ao desenvolvimento de transtorno de estresse pós- -traumático complexo.
III. A percepção de risco à vida e à integridade psicológica é distorcida e incompatível com a realidade, já que a casa não é um espaço seguro.
IV. Pessoas expostas à violência podem desenvolver transtorno de estresse pós-traumático e comorbidades, tais como depressão e abuso de substâncias.
V. A exposição à violência doméstica ou familiar fortalece o sistema de valores pessoais e a esperança no futuro, mesmo havendo autoatribuição de culpa e desconfiança constantes.
Está correto o que se afirmar apenas em
I. Humilhações e constrangimentos são experiências no trabalho relacionadas ao gerenciamento individual onde cada trabalhador é responsável por seu contexto.
II. Fatores como culpabilização, massificação, ameaças e competições contribuem para criar uma atmosfera atenuadora ao adoecimento mental dos trabalhadores.
III. Muitos trabalhadores, que chegam aos atendimentos especializados com transtornos emocionais relacionados às atividades laborais, possuem aversão ao local que trabalham.
IV. Trabalhadores que aparentemente se percebem em uma situação privilegiada onde existem vínculos de trabalho mais estáveis não experienciam insegurança e competição.
V. Sobrecarga, falta de suporte social e autonomia para desenvolver melhor as tarefas são fatores organizacionais que contribuem para o desenvolvimento de condições crônicas nos trabalhadores.
Está correto o que se afirma apenas em
I. O cônjuge que impede e proíbe que sua esposa possa concorrer a um cargo político configura-se como uma violência política baseada no gênero.
II. O companheiro que não gosta de determinada comida e pede para sua mulher cozinhar o que ele delimita para se sentir agradado configura-se uma violência doméstica baseada no gênero.
III. O namorado que sente ciúmes e solicita sua namorada para trocar a roupa porque considera estar vulgar para o ambiente em que irão pode ser considerado como uma violência cultural se for baseada no gênero.
IV. O amante que delimita a escolha de sua parceira em forma de ameaça de rompimento da relação caso ela não se decida em um período estipulado é considerado como uma violação do direito de escolha baseada no gênero.
V. O marido que exige que sua mulher siga um credo específico em decorrência de sua situação de casada, onde ela não tenha o direito de escolher sua religião, podendo ser considerado como uma violência espiritual, se for baseada em uma questão de gênero.
Outras formas de violências descritas estão apresentadas nas alternativas
I. O componente emocional afetivo é considerado fraco nas relações de um grupo familiar, pois existe a tendência das pessoas em confrontarem o processo externo de socialização em detrimento à compatibilidade que constituem através da existência de valores e visões de mundo semelhantes.
II. Dentro da estrutura desses grupos sociais, existe a associação da capacidade do indivíduo alinhar seus comportamentos com valores e crenças que são mais importantes para ele externa e internamente, além da comunicação e da presença de outros contribuírem para uma melhor realização das atividades.
III. A família é um grupo necessário para assegurar a sobrevivência do indivíduo e em qualquer sociedade está regida por leis, costumes e normas; tende a ser vista como uma função natural e universal de reprodução, mas também de força de trabalho e de propriedade perpetuada, por consequência, sendo um objetivo de controle social.
IV. Para que um grupo social se consolide ou se estruture melhor, é necessário que haja a delimitação de sentimentos de pertencimento e vínculo entre os participantes que poderá ser um fator negativo para o desenvolvimento de ações, uma vez que a afetividade tende a prejudicar essa produção coletiva ou interferir de alguma maneira na identidade grupal e sua coesão.
V. Em cada grupo social existem papéis estabelecidos que definem a maneira que cada pessoa ocupa ou se comporta em uma função, sendo através da multiplicidade de elementos desafiadores a construção de um projeto coletivo mais a existência de elementos em comum. É quando existe o encontro de diferenças com a identificação e determinada função capaz de demarcar o processo grupal.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) O uso da cocaína pode produzir um transtorno psicótico induzido devido à ação da droga causada no organismo e ter sintomas parecidos com um surto esquizofrênico ou até mesmo um episódio de mania psicótica.
( ) Existe uma única razão em específico capaz de explicar para todos os indivíduos por qual motivo passam a fazer uso de substâncias ou quando e o porquê determinado uso se transfigura um transtorno destrutivo para a pessoa e para a sociedade.
( ) O risco do uso de Cannabis no período da adolescência tem sido associado com o desenvolvimento de transtorno psicótico, em particular a esquizofrenia, representando índices necessários para a atribuição de causalidade através de vários fatores.
( ) Comumente os indivíduos tendem a assumir e reconhecer que o uso de álcool seja um obstáculo em sua vida, pois percebem que usam a bebida de maneira perigosa e prejudicial, com tendência a apresentar dificuldade de parar ou de manter o controle sobre a quantidade ingerida.
( ) Vários pontos são importantes nos transtornos por uso de substâncias; pode-se considerar que a diminuição da autoestima contribui para esses processos, uma vez que acontece associada com a diminuição de certos interesses, do autocuidado, do autorrespeito, acarretado sentimentos de solidão e vazio.
A sequência está correta em
I. Como um processo que tem o desafio de estabelecer medidas por meio de políticas públicas, a luta antimanicomial busca dar outro sentido para a saúde mental, que oferta o protagonismo para a reabilitação do sujeito acometido por algum adoecimento mental, através da reabilitação dessas pessoas de forma integral e sua reinserção no contexto familiar e social.
II. Cuidar da saúde mental passou a ter como foco o controle da sintomatologia dos pacientes e os desafios de criar contornos equiparáveis e de proteção da vida através de um caráter técnico-assistencial, que visa o processo de institucionalização como um mecanismo de autonomia e escolha de cada indivíduo com o objetivo do cuidado mais humanizado.
III. Felizmente, após a luta antimanicomial, eliminou-se a lógica que era capaz de entender a pessoa dita como louca por um viés patologizado, suscetível a mecanismos de controle da vida, que acarreta na diminuição da potência do sujeito em relação a sua própria existência em detrimento daquilo que é considerado em seu processo terapêutico, pela garantia de seus direitos e participação social.
IV. Com todos os avanços nas legislações, na assistência e cultura do país, a lógica manicomial pode ser vista como uma ferida que ainda não se fechou, pois, em diversos momentos, existem pessoas em sofrimento mental ou em uso de substâncias químicas, que não recebem tratamento adequado, sendo internadas muitas vezes involuntariamente em instituições que privam a liberdade com argumento de ser terapêutico.
V. Visando à promoção de saúde mental, os programas de leitos psiquiátricos de longa permanência não são incentivados; caso exista a necessidade de internações psiquiátricas, elas devem ocorrer na esfera dos hospitais gerais de curta duração com o propósito da desinstitucionalização, além de objetivar a constituição de redes de dispositivos diversos que possibilitem uma atenção ao paciente em todo seu território.
Está correto o que se afirma apenas em
I. O relatório psicológico apresenta como finalidade a produção de um diagnóstico psicológico, uma vez que analisa as circunstâncias individuais de cada pessoa.
II. O relatório psicológico pode gerar encaminhamentos, orientações, recomendações e até mesmo intervenções relevantes à situação apresentada no documento.
III. O relatório psicológico descreve de forma literal sessões, atendimento ou acolhimento através de uma ressalva: quando essa descrição seja justificada de forma técnica.
IV. O relatório psicológico é um documento que expõe de forma escrita, descrição e circunstâncias analisadas pelos condicionantes subjetivos e particulares de uma pessoa, podendo ter um caráter normativo e diretivo.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Busquem estratégias para realizar intervenções mais objetivas que se atentem às limitações financeiras e práticas higienistas que agravam a condição de vida desses sujeitos e impedem maior autonomia.
II. Sejam capazes de reforçar a construção de identidades positivas e da autoimagem, aumentando a autoestima e estimulando a ampliação de uma consciência mais crítica sobre si e sua condição.
III. Contribuam para um pensamento analítico em prol de maior reivindicação dos direitos que possuem e da construção de novos manejos e estratégias para um projeto de vida que possibilite a saída das ruas.
IV. Fortaleçam serviços e programas revestidos de atitudes conservadoras e profissionais capacitados e vinculados a práticas clínicas institucionalizadas com olhar criterioso para as demandas do assistencialismo.
V. Reforcem a importância de fortalecer os vínculos familiares, sendo a única estratégia para que essas pessoas saiam das ruas e voltem para suas casas e, logo após, consigam se reinserir no mercado de trabalho para maior autonomia.
Está correto o que se afirma apenas em