Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento Social - Terapia Ocupacional

Foram encontradas 3 questões

Q2087873 Não definido
Em 2021, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) alterou os Códigos de Ética e Deontologia da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, por meio da Resolução nº 532/2021, autorizando “a divulgação de imagens, textos e áudios, autênticos, relativos à assistência fisioterapêutica ou terapêutica ocupacional pelo profissional responsável pela realização do procedimento, e a divulgação de imagens, textos e áudios autênticos de pacientes/clientes/usuários acompanhados ou não do fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional responsável que realizou o procedimento”. (CREFITO-4, 2022, p. 5.)
Diante do exposto, a divulgação deverá seguir algumas orientações; analise-as.
I. Somente poderá ser realizada com a autorização prévia do paciente/cliente/usuário ou de seu representante legal, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
II. Deverá constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, bem como a data das imagens, dos textos e dos áudios, em todas as publicações de imagens, textos e áudios.
III. A divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros deverá ser assinada e autorizada pelos pacientes ou seus representantes legais.
IV. O profissional deve estar atento ao conteúdo da divulgação, incluindo a linguagem, já que é vedado o uso de expressões que possam caracterizar sensacionalismo, concorrência desleal, promessa de resultado infalível ou restrições previstas no código de ética profissional.
V. Postagens com duração temporária em mídias sociais, stories do Instragram e Facebook, status do WhatsApp não estão sujeitas às regras de publicidade de acordo com a normativa.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2087878 Não definido
Para a reforma psiquiátrica brasileira, os serviços de atenção psicossocial localizados na comunidade têm constituído a principal estratégia para fomento das ações de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Shimoguiri e Costa-Rosa ainda destacam que a reforma propõe uma inovação clínica baseada nas vivências individuais e coletivas do sujeito, levando a instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que visa:
Alternativas
Q2087881 Não definido
O Ministério da Saúde, em 2011, lançou um guia prático de matriciamento em saúde mental. O documento aponta que o apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Portanto, o matriciamento constitui-se em uma ferramenta de transformação, não só do processo de saúde e doença, mas de toda a realidade dessas equipes e comunidades. Diante do exposto, deve-se solicitar um matriciamento:
I. Nos casos em que a equipe de referência sente necessidade de apoio da saúde mental para abordar e conduzir um caso que exige, por exemplo, esclarecimento diagnóstico, estruturação de um projeto terapêutico e abordagem da família.
II. Para integração do nível especializado com a atenção primária no tratamento de pacientes com transtorno mental como, por exemplo, para apoiar na adesão ao projeto terapêutico de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes em atendimento de um hospital psiquiátrico especializado.
III. Quando se necessita de suporte para realizar intervenções psicossociais específicas da atenção terciária, tais como grupos de pacientes com transtornos mentais.
IV. Quando a equipe de referência sente necessidade de apoio para resolver problemas relativos ao desempenho de suas tarefas como, por exemplo, dificuldades nas relações pessoais ou nas situações especialmente difíceis encontradas na realidade do trabalho diário.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B