Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Arquitetura e Urbanismo

Foram encontradas 14 questões

Q2078732 Arquitetura
Sobre um lote urbano incidem os seguintes índices urbanísticos: o coeficiente de aproveitamento é igual a cinco e a taxa de ocupação é de 60%. Considerando que a projeção de um edifício é de 1.560 m² e o terreno mede 2.600 m², assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2078735 Arquitetura
Com base na Cartilha de Ambiência, existem componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço. NÃO pertence ao grupo destes elementos:
Alternativas
Q2078737 Arquitetura
Baseando-se nas propostas estabelecidas pela Carta de Machu Picchu, durante as últimas décadas, para a arquitetura contemporânea o problema principal:
Alternativas
Q2078738 Arquitetura
“Uso público de área localizada no pavimento térreo que não pode ser fechada com edificações, instalações, ou equipamentos. Tem como objetivos estimular e melhorar a oferta de áreas qualificadas para o uso público com que privilegiem o pedestre e promovam o desenvolvimento de atividades com valor social, cultural e econômico.” As informações se referem a:
Alternativas
Q2078741 Arquitetura
Aos estados caberá disciplinar a aprovação pelos municípios de loteamentos e desmembramentos nas seguintes condições:
I. Localizados em áreas de interesse especial, tais como as de proteção aos mananciais ou ao patrimônio cultural, histórico, paisagístico e arqueológico, assim definidas por legislação estadual ou federal.
II. Abranger área superior a 1.500.000 m².
III. Localizados ao longo das águas correntes e dormentes, com obrigatoriedade de reserva de uma faixa não edificável para cada trecho de margem, indicada em diagnóstico socioambiental elaborado pelo município.
IV. Localizados em área limítrofe do município, ou que pertença a mais de um município, nas regiões metropolitanas, ou em aglomerações urbanas, definidas em lei estadual ou federal.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2078743 Arquitetura
Na criação de espaços paisagísticos, é importante entender as técnicas adotadas para que o observador consiga diferenciar hierarquias e perceba o “aqui” e o “ali”. São consideradas estratégias sugeridas para elaboração destes planos, EXCETO:
Alternativas
Q2078744 Arquitetura
No plano de massas vegetais, é interessante tirar proveito – quando possível – dos grandes grupos de árvores, classificados de acordo com seu tipo de copa. Sobre os tipos básicos de copas e seus usos em projetos paisagísticos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2078746 Arquitetura
O macrozoneamento metropolitano é um instrumento referencial espacial para uso e ocupação dos espaços metropolitanos e implantação de planos, obras e atividades, em atendimento às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) visando à estruturação da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), em consonância com os aspectos do meio físico, político, social, cultural e econômico. Relacione adequadamente cada macrozona com suas respectivas diretrizes.
1. Macrozona de Qualidade Ambiental e Urbana. 2. Macrozona de Dinamização Urbana. 3. Macrozona de Mobilidade Urbana.
( ) Criação de um sistema integrado de operações metropolitanas.
( ) Compatibilização da expansão, do adensamento urbano e da ocupação do solo com a preservação de áreas de relevância ambiental legalmente protegidas e com a valorização da paisagem natural.
( ) Incentivo à consolidação de uma rede hierarquizada de centralidades urbanas baseadas na complementariedade.
( ) Adoção de instrumentos urbanísticos que colaborem para a construção de uma RMGV mais equilibrada e diversificada do ponto de vista econômico.
( ) Orientação aos documentos de planejamento municipal no que se refere à proteção das faixas de domínio e à operação deste conjunto de vias.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2078747 Arquitetura
Um estudo realizado em 2018 constatou que os municípios que formam a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) abrigam quase a metade da população total do Espírito Santo,sendo responsáveis, também, por produzirem mais da metade da riqueza estadual, o que reforça a importância das análises das características desses municípios, de forma a auxiliar estudos e políticas desenvolvidos nas áreas urbanas e rurais, como pode ser observado nas tabelas a seguir: 

Imagem associada para resolução da questão



No que se refere ao uso do solo, considerando os dados tabelados, analise as afirmativas a seguir.
I. Todos os municípios possuem um perímetro urbano maior do que sua área efetivamente urbanizada.
II. O município polo da região é Vitória que, embora possua a menor extensão territorial, é o mais adensado.
III. Seguidos da capital, os municípios mais adensados são, respectivamente: Vila Velha, Serra e Guarapari.
IV. O município de Guarapari é o que apresenta a maior diferença entre a área urbana e a área de expansão.
V. Apesar de possuir a maior área, Serra é o município com a menor taxa de urbanização.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2078748 Arquitetura
Sobre subsistema energético, analise as afirmativas a seguir.
I. A rede elétrica subterrânea costuma ser mais cara e apresenta menor nível de segurança se comparada à rede aérea.
II. É composto pelas redes de gás e energia, sendo as duas formas mais utilizadas nas áreas urbanas.
III. A rede de gás é sempre subterrânea e apresenta materiais, estrutura e diâmetros similares aos da rede de água.
IV. Para permitir a facilidade em sua manutenção, a rede de gás se localiza de forma próxima às edificações e demais redes subterrâneas.
V. Em nível mundial, em malhas urbanas, a rede de gás se destina à produção de calor e a rede elétrica à iluminação e movimentação de motores.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2078749 Arquitetura
“Os núcleos urbanos informais existentes sem oposição há mais de ________ anos e cuja área total dividida pelo número de possuidores seja inferior a ___________________ metros2 por possuidor são suscetíveis de serem usucapiados ________________, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2078753 Arquitetura
Sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros da ABNT NBR 9050/2020 quanto às quantidades mínimas necessárias, localização, dimensões dos boxes, posicionamento e características das peças, acessórios, barras de apoio, comandos e características de pisos e desnível. Devem, ainda, possuir entrada independente, de modo a possibilitar que a pessoa com deficiência possa utilizar a instalação sanitária acompanhada de uma pessoa do sexo oposto. Considerando o tipo de edificação, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Edificação de uso público. 2. Edificação de uso coletivo. 3. Edificação de uso privado áreas de uso comum.
( ) Em edificação a ser ampliada ou reformada, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5% do total de cada peça sanitária com, no mínimo, um por bloco.
( ) Em edificação existente, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser um por pavimento, onde houver, ou onde a legislação obrigar a ter sanitários.
( ) Em edificação a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5% do total de cada peça sanitária com, no mínimo, um, onde houver sanitários.
( ) Em edificação a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5% do total de cada peça sanitária com, no mínimo, um em cada pavimento, onde houver sanitário.
( ) Em edificação a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, deve ser de 5% do total de cada peça sanitária, com, no mínimo, um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários.
( ) Em edificação a ser ampliada ou reformada, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5% do total de cada peça sanitária com, no mínimo, um em cada pavimento acessível, onde houver sanitário.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2078754 Arquitetura
Pode-se afirmar que a eficiência energética em edifícios está relacionada a construir minimizando insumos de obras e otimizando os recursos naturais como luz solar, água, ventilação natural, para então racionalizar a energia durante a operação do edifício. Considerando que o Building Information Modeling – Modelagem da Informação na Construção (BIM), é uma ferramenta que permite simular diferentes cenários, possibilitando a tomada de decisão baseada em evidências e dados, analise as afirmativas a seguir.
I. Pode-se basear a eficiência energética em dois pontos: a construção e a operação do edifício. O grande desafio dos engenheiros e arquitetos é encontrar o balanço ideal entre estes dois pilares. As simulações realizadas com a ajuda de ferramentas BIM aceleram o processo e aumentam a quantidade e a qualidade dos dados, para que sejam tomadas melhores decisões na fase inicial de execução do projeto.
II. A qualidade da iluminação dos ambientes é mais um desafio na concepção dos edifícios. As ferramentas BIM permitem simular diferentes tipos de lâmpada, a altura e a sua disposição, verificar diferentes cores e materiais de revestimentos, simular diferentes tamanhos e tipos de aberturas nos ambientes, analisando a quantidade de luz distribuída e, ainda, a utilização de sombreamento – brizes ou cortinas.
III. Os softwares paramétricos destinados a uma arquitetura sustentável podem apresentar modos de conceber, visualizar, gerar, desenhar e modelar formas físicas a partir de elementos naturais, onde cadeias de informação permitem que a forma se torne arquitetura com uma maior precisão, maior sustentabilidade, mais eficiência. Uma desvantagem é que os estudos paramétricos não permitem a obtenção de mobiliários urbanos.
IV. As ferramentas BIM permitem fazer simulações de cargas térmicas de aquecimento e resfriamento, que sofrem influências pelos ganhos de calor interno devido ao número de ocupantes e padrões de uso e operação da edificação e seus sistemas (iluminação e equipamentos). Elas variam em diferentes estações do ano, dependendo da orientação das fachadas, que podem ter insolação direta, ou que não pegam muito sol.
V. Uma vantagem da arquitetura paramétrica pode ser vista no momento em que uma mesma programação consegue gerar milhões de hipóteses diferentes a partir de vários parâmetros que mudam de acordo com seu contexto de inserção projetual; cada vertente de escolha do algoritmo pode gerar um novo ativo que em questões de minutos pode ser testado de diferentes formas para estudar múltiplas possibilidades de projeto dentro das premissas condicionadas na programação; a desvantagem é não possuir interface com o sistema BIM.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2078758 Arquitetura
A Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling) pode ser considerada como uma transição de época na prática de projeto; influencia toda a gama de atividades de projeto, desde os estágios iniciais de desenvolvimento de um projeto, lidando com a viabilidade e o projeto básico, até o projeto executivo e o detalhamento da construção. A imagem ilustra a relação geral entre esforço de projeto e tempo, indicando como o esforço é tradicionalmente distribuído (linha 3) e como ele pode ser redistribuído como um resultado da aplicação do BIM (linha 4).
Imagem associada para resolução da questão


Valor agregado, custo de mudanças e distribuição de compensação atual para serviços de projeto. (Disponível em: CURT 2004, apud SACKS 2021.)
Sobre o exposto e as características da BIM, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: D
5: A
6: B
7: C
8: D
9: C
10: D
11: D
12: E
13: A
14: C