Questões de Concurso Público DPE-PR 2024 para Analista da Defensoria Pública - Engenharia

Foram encontradas 20 questões

Q2355339 Engenharia Civil
O Conselho Nacional de Meio Ambiente, por meio da Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986, traz uma série de critérios básicos e diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Atividades modificadoras do meio ambiente, tais como a construção de estradas de rodagem, ferrovias, portos, aeroportos deverão dispor da elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental, que deve ser aprovado, inicialmente, pelo órgão municipal, relacionado ao local de implementação das modificações.
II. O estudo de impacto ambiental terá como uma de suas etapas o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e a análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando o meio físico, biológico e socioeconômico.
III. O estudo de impacto ambiental será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente, direta ou indiretamente, do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2355340 Engenharia Civil
Tendo em vista que os benefícios e despesas indiretas, conhecidos como BDI, são taxas que se adicionam ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor. Para o equacionamento do BDI, pode-se utilizar várias metodologias que se assemelham em seus conceitos, assim, em relação ao BDI, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q2355341 Engenharia Civil
Considerando a Lei nº 14.133/2021, que trata de licitações e contratos administrativos, pode-se afirmar sobre as licitações, EXCETO:
Alternativas
Q2355342 Engenharia Civil
Tem-se que a segurança do trabalho atualmente é regulada por muitas normas (ConstituiçãoFederal de 1988, Leis, Decretos, Portarias, Resoluções, Instruções Técnicas etc.) que tentam garantir, na prática, a integridade física e psíquica dos trabalhadores. São diversos mandamentos jurídicos nos níveis federal, estadual e municipal que procuram regulamentar procedimentos, instrumentos e equipamentos de segurança; criam direitos e obrigações; restringem; punem; e, fazem cumprir os preceitos legais de segurança, sempre na esperança de atingir um fim social previamente pactuado. Ainda que tenha havido grande avanço na legislação, a construção civil ainda está associada a um alto índice de incidentes e de acidentes de trabalho, que constituem um sério problema de saúde pública. A mortalidade e a invalidez geradas por quedas, choques elétricos, soterramentos, máquinas e equipamentos inseguros, por exemplo, ainda desafiam a gestão da construção civil para garantir um trabalho seguro e saudável nos canteiros de obras. Um dos acidentes típicos que ocorrem na construção civil está associado àqueda de diferença de nível, que abrange: queda do trabalhador; queda de materiais sobre trabalhadores/terceiros; queda de grandes equipamentos sobre trabalhadores/terceiros; e, queda de equipamentos com trabalhadores. Em relação aos acidentes com queda de diferença de nível, analise as afirmativas a seguir.
I. Quedas em periferias de pavimentos apresentam alto índice de fatalidade e têm como causas principais a ausência total ou parcial da necessária proteção coletiva como guarda-corpos; redes de proteção; e, linha de vida. Inexistindo ou mal instalados, qualquer movimento em falso ou desequilíbrio permitirá a ocorrência do acidente. A origem da queda geralmente é devida a um movimento brusco do trabalhador, provocado por ferragens salientes na superfície; formas de madeira escorregadias; movimento corporal mais forte, por exemplo, para desforma; escadas inseguras e/ou inadequadas; choque elétrico com vibrador; e, superfície de trabalho instável, dentre outros.
II. Quedas em aberturas no piso e shafts são causadas principalmente pela ausência ou má execução do fechamento sobre essas aberturas. Falta projeto, por ser considerada uma proteção muito simples, sendo mal executada por motivos variados. Em vários acidentes fatais, o trabalhador caiu ao pisar sobre uma folha de madeirite mal posicionada ou com superfície pouco maior que o vão, sem nenhum travamento no piso.
III. Quedas em andaimes tubulares fixos e móveis envolvem, em geral, trabalhadores de pequenas empresas e autônomos que atuam em pequenas reformas de tetos e fachadas, tais como reparos em alvenaria e colocação de pastilhas; janelas e terraços; instalações elétricas e hidráulicas; pintura; gesso; e, outras. E também nas etapas finais da construção de edificações em geral; a queda do andaime junto com os trabalhadores nele situados é um acidente moderado, cuja causa principal geralmente está associada a não utilização de proteção contra quedas proporcionada pelo cinto de segurança com trava quedas acoplado a um cabo guia com sustentação independente.
IV. Soterramentos são acidentes que ocorrem pela instabilidade dos terrenos alterados, seja por escavações, por cortes em planos inclinados ou, ainda, no acúmulo de materiais junto às suas bordas. Em todas essas situações, as alterações são propícias a movimentos bruscos de reacomodação do terreno, provocando o desmoronamento instantâneo com alta probabilidade de graves danos. Ocorrem em obras de redes de abastecimento de água ou de coleta de esgotos, quando as valas são abertas sem nenhum ou com pouquíssimo material de escoramento que protegeria contra o desmoronamento de suas paredes. Outra situação de risco importante é a execução de escavação ao lado de algum talude, muro ou edificação com estabilidade comprometida, as causas desses tipos de acidentes estão associadas, principalmente, à falta de análise riscos e/ou falhas operacionais de supervisão e implementação das medidas de proteção necessária.
V. Tombamento do equipamento é um tipo de acidente de menos ocorrência, mas que pode causar danos graves ao operador e até a morte por esmagamento, cuja causa direta está associada ao risco presente na atividade sobre terrenos irregulares e/ou operador não qualificado para a função. Podem ser classificadas como causas associadas à falta de proteção contra esmagamento do posto de operação da máquina combinado e à falta ou não utilização correta do cinto de segurança.
Quanto aos acidentes relacionados à queda de nível, está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2355343 Engenharia Civil
O planejamento de obras é essencial e decisivo para o sucesso de um projeto; um bom planejamento dá ao gestor um norte de como guiar e encaminhar sua obra; além disso, a obra precisa ser continuamente controlada para que o gestor verifique se todos os trabalhos estão andando de acordo com o planejamento ou se existem discordâncias. Desse modo, o gestor poderá tomar atitudes que corrijam e moldem o planejamento inicial para as situações da obra. O planejamento e controle de obras se caracterizam por um conjunto de estratégias e ferramentas que, sendo adequadamente usadas por uma organização, influenciam positivamente na eficiência do seu sistema produtivo. São tipos de planejamento: 
• Planejamento estratégico;
• Planejamento operacional; e,
• Planejamento tático.
Em relação aos tipos de planejamento, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2355344 Engenharia Civil
O planejamento e controle de obras apresenta como principal finalidade a prevenção de riscos e inconformidades; além disso, apresenta como objetivo potencializar os aspectos positivos e mitigar os pontos negativos da construção do projeto, isto é tanto para quem executa quanto para os clientes envolvidos. Desse modo, o profissional responsável pelo planejamento e controle de obras deve elaborar uma série de estudos e cálculos para avaliar em que situações a construção do empreendimento é viável economicamente e com maior rentabilidade para a empresa. Tudo isso levando em consideração as políticas internas da empresa e leis em vigor no local onde as obras acontecerão. Por meio de um planejamento completo e detalhado, os profissionais responsáveis pela atividade conseguem uma visão completa e real da obra, otimizando, assim, o alicerce para tomar decisões consistentes ao longo de todo o projeto e execução da obra. Dessa maneira, torna-se fundamental que os profissionais responsáveis por cada etapa do planejamento conheçam bem as particularidades do setor e consigam gerenciar as tarefas e pendências de forma inteligente e otimizada. Toda obra requer um planejamento físico-financeiro que deve ser cumprido nos primeiros estágios e que fornece uma visão geral e inclui, não apenas questões relacionadas a prazos e obrigações, como também o orçamento destinado à contratação de serviços e compra de materiais. Para a execução de uma obra de reforma e ampliação de uma edificação do Ministério Público em cinco meses, orçada em R$ 2.000.000,00, as atividades foram organizadas em oito grupos, sendo indicado no quadro o percentual de recursos que serão destinados para cada atividade.

Imagem associada para resolução da questão


A partir das informações anteriores, construa um cronograma físico-financeiro para as atividades propostas; assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q2355345 Engenharia Civil
O orçamento é considerado uma importante ferramenta de discriminação dos diversos serviços que irão compor a obra, os custos unitários de cada etapa e serviço e seus respectivos quantitativos. O orçamento contém o custo de cada uma das partes da obra, que são levantados a partir dos projetos, que podem ser básicos ou executivos, análises in loco e outras variáveis locais. Existem diversos tipos de orçamentos utilizados na engenharia civil, como os sintéticos e analíticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O orçamento analítico constitui a forma mais pormenorizada e precisa do custo de uma obra, executado a partir do levantamento de quantitativos, das composições de custos unitários e dos preços em pesquisas de mercado ou base de dados, sendo considerados os custos diretos e indiretos.
II. O orçamento sintético apresenta uma baixa precisão, em termos de levantamento de custos, utilizando basicamente anteprojetos e visitas ao local do empreendimento, sem a necessidade de especificações básicas.
III. A estimativa de custos é uma análise expedita, baseada em registros de obras realizadas, anteriormente, para construções com características similares, tem a finalidade de estabelecer, simplesmente, uma ordem de grandeza do custo total da obra.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2355346 Engenharia Civil
Considerando que o acompanhamento da execução dos serviços de construção, reforma ou ampliação de edificações deve atender a uma série de normas, leis, decretos e códigos, a etapa de fiscalização é imprescindível para a correta execução do serviço contrato. Em relação à etapa de fiscalização, analise as afirmativas a seguir.
I. O contratado deverá fornecer, para aprovação da fiscalização, programa detalhado que descreva as diversas fases da demolição previstas no projeto e estabeleça os procedimentos que serão adotados na remoção dos materiais reaproveitáveis.
II. Em relação à etapa de execução de aterros, a fiscalização deverá conferir visualmente a fidelidade da planta de levantamento planialtimétrico e confirmar o movimento de terra, não sendo necessários ensaios complementares de acompanhamento.
III. Em relação à etapa de execução das estruturas de concreto armado, não é de responsabilidade da fiscalização o acompanhamento após a concretagem, como em relação ao tempo de cura, que deve ser de responsabilidade do engenheiro de execução de obra.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2355347 Engenharia Civil
Compatibilização de projetos é a composição das diferentes disciplinas que compõem um projeto (projeto arquitetônico e projetos complementares) de forma que uma parte não comprometa a outra. Quando se executa uma obra de médio e grande porte, a compatibilização de projetos passa a ser fundamental para evitar erros de interferências entre projetos, minimizando o retrabalho e os custos com desperdícios. Sobre a compatibilização de projetos complementares, analise as afirmativas a seguir.
I. Podem ser realizados manualmente utilizando-se de softwares como REVIT e SKETCHUP, por exemplo, e automaticamente utilizando softwares BIM.
II. Quando todos os projetos são compatibilizados, fica mais fácil elaborar um orçamento e um cronograma mais preciso de todas as etapas necessárias para realizar a obra, sem que aconteçam muitas surpresas, tais como serviços que não estavam previstos.
III. A obrigação do Projeto Executivo, que demanda a geração dos desenhos de detalhamento necessário à boa execução da obra, também é uma importante fonte de problemas, pois impede a identificação das falhas antes da execução da obra.
IV. Uma importante causa de incompatibilidade nos projetos é a ausência de comunicação entre os agentes envolvidos neles, que acarretam uso de programas conflitantes, layers e nomenclaturas desconhecidas.
Sobre a compatibilização de projetos, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2355348 Engenharia Civil
Considerando um importante instrumento de gestão e controle de obras é o diário de obra, que trabalha como um memorial descritivo das principais atividades e os fatos ocorridos na obra todos os dias. A Resolução nº 1.024/2009 do CONFEA, ratificada pela a Resolução nº 1.089/2017, determinou a obrigatoriedade do documento, denominando de Livro de Ordem, em obras e serviços de engenharia, tanto para obras públicas quanto privadas. Sobre livro de ordem ou diário de obra, analise as afirmativas a seguir.
I. O livro de ordem tem por objetivo confirmar, juntamente com a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, a efetiva participação do profissional na execução dos trabalhos da obra ou serviço, permitindo a verificação da medida dessa participação, inclusive para a expedição de Certidão de Acervo Técnico.
II. O livro de ordem deve ser preenchido pelo responsável técnico da obra, sendo facultado aos autores dos projetos, ao contratante ou proprietário da obra efetuar anotações com data e assinatura.
III. O livro de ordem constituirá a memória escrita de todas as atividades relacionadas com a obra ou serviço e servirá de subsídio para: comprovar autoria de trabalhos; garantir o cumprimento das instruções tanto técnicas quanto administrativas; dirimir dúvidas sobre a orientação técnica relativa à obra; avaliar motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos e acidentes de trabalho.
IV. Os modelos, porventura já existentes, tais como boletim diário; livro de ocorrências diárias; diário de obras; cadernetas de obras etc, ainda em uso pelas empresas privadas, órgãos públicos ou autônomos, poderão ser admitidos como livro de ordem, desde que atendam às exigências da Resolução nº 1.024/2009, e tenham seus Termos de Abertura autorizados pelo CREA.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2355349 Engenharia Civil
A imagem ilustra o procedimento do ensaio de resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos de concreto para verificar a qualidade do concreto usinado recebido na obra e a carga máxima alcançada no ensaio expressa em toneladas força. Será considerado apenas 1 exemplar ensaiado definindo à resistência à compressão desta betonada, tendo, portanto, fck = fc, betonada .Através do ensaio de compressão do CP de concreto, é possível estimar a resistência à tração direta, conforme NBR6118 (2023), norma que atribui seu valor médio ou característico por meio das equações apresentadas na imagem.
(Dados: 10,0 kgf/cm² = 1,0 MPa.)

Imagem associada para resolução da questão


Com base nestas informações e que o ensaio tenha sido executado corretamente, considerando que o engenheiro precise concretar um elemento estrutural com uma determinada resistência mínima à tração, analise as assertivas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “Objetivando a concretagem de um elemento construtivo que precisa de uma resistência à tração mínima de 3,6 MPa, usando apenas o cálculo de estimativa, não seria recomendado o uso deste concreto.”

PORQUE

II. “O valor de resistência à compressão através do ensaio executado foi de 25 Mpa e o valor de resistência à tração média (fct,m) estimado por fórmula foi de 2,2 Mpa, sendo seus limites superiores e inferiores, respectivamente, 1,5MPa e 2,8MPa.”
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2355350 Engenharia Civil
A imagem apresenta o resumo dos valores do Custo Unitário Básico (CUB/m²). Desoneradosretirados do Sinduscon Parana Oeste no mês de setembro de 2023:

Imagem associada para resolução da questão


A respeito ao tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) O CUB desonerado apresentado pode ser usado somente por empresas, cuja atividade principal esteja enquadrada nos diferentes setores da construção civil como, por exemplo a construção de edifícios, obras de infraestrutura, obras de acabamento, serviços especializados em construção, demolição, incorporação de empreendimentos imobiliários, serviços de arquitetura e urbanismo, dentre outros.
( ) A metodologia de cálculo do CUB/m² desonerado é a mesma do CUB/m²; porém, a diferença entre eles diz respeito apenas ao percentual de encargos sociais incidentes sobre a mão de obra. O cálculo do CUB/m² desonerado não considera a incidência dos 15% referentes à previdência social, assim como as suas reincidências.
( ) Levando em consideração o CUB apresentado, uma residência unifamiliar de baixo padrão com 1 pavimento de 50m² custará mais de R$ 110.000,00, sem contar com alguns serviços como, por exemplo, as fundações da edificação, que não são incluídos no preço por metro quadrado desta importante ferramenta de estimativa de custos.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2355351 Engenharia Civil
De agosto a outubro de 2023, no Sul do Brasil, onde houve um alto índice de umidade e grandes períodos chuvosos, a necessidade de conhecimento técnico para o uso de impermeabilizantes é evidente, e quando ignorada, ou por negligência fiscal ou por falta de mão de obra qualificada, tem por consequência edifícios e residências insalubres sob frequente serviços de manutenção corretiva. Considerando a aplicação de um sistema de impermeabilização flexível usando uma manta asfáltica associada à um primer de emulsão asfáltica, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2355352 Engenharia Civil
Para um concreto ser utilizado e/ou aceito na obra, no mínimo dois parâmetros fundamentais devem ser controlados: consistência (medida da “trabalhabilidade”) pelo abatimento do tronco de cone, conhecido como Slump Test e resistência mecânica. Sobre os ensaios de controle e aceitação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2355353 Engenharia Civil
A imagem apresenta o detalhamento da viga V9 que será construída para reforçar uma estrutura de concreto preexistente, e, posteriormente, uma tabela contendo informações sobre área de aço; massa linear, e, o custo para diferentes diâmetros de barras de aço. 

Imagem associada para resolução da questão


“Considerando que serão necessárias 10 unidades deste elemento estrutural, sobre os custos das barras de aço desconsiderando as perdas nos cálculos, o aço longitudinal usado na armadura _______________________ custará entre _______________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Q2355354 Engenharia Civil
Para se conseguir uma pintura homogênea e que mantenha um bom aspecto durante um longo período de tempo sem perder a sua funcionalidade, é necessário que esta seja bem aplicada, respeitando as várias regras importantes na sua aplicação e utilizando um sistema de pintura adequado para cada tipo de substrato e de tinta, tendo, ainda, em consideração, o ambiente em que é executada. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao iniciar um sistema de pintura, o executor deve respeitar as condições ambientais adequadas para aplicação dos produtos, sendo algumas destas: temperatura no intervalo de 10 °C a 40 °C e umidade inferior a 90%.
II. Em substratos mofados, o pintor deve lavar a superfície com solução de água e água sanitária em partes iguais, esperar 6h e enxaguar bem; após este procedimento, deve-se aguardar a secagem.
III. Para a preparação da pintura de piso com superfície cimentada nova e lisa (cimento queimado), deve-se aguardar a secagem e cura por trinta dias. Após este período, lavar com solução de ácido muriático e água na proporção 1:4, respectivamente, e enxaguar bem. Aguardar a secagem e certificar-se de que a limpeza efetuada na superfície provocou poros para a aderência da tinta ao piso.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2355355 Engenharia Civil
A figura apresenta um exemplo de fluxograma de atividades com as durações (em dias), os prazos e as folgas consideradas.  

Imagem associada para resolução da questão


Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir. 
I. As atividades B e F podem ser realizadas em paralelo às atividades C, D e E; no entanto, levarão dois dias a mais para serem concluídas.
II. As atividades da sequência A-B-F-G são as que compõem o caminho crítico, levando vinte dias para a conclusão do projeto.
III. A sequência das atividades A-C-D-G possui dezenove dias de duração; portanto, não é um caminho crítico.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2355356 Engenharia Civil
Para responder a questão, utilize as informações da tabela, na qual consta a composição analítica de um serviço retirado da tabela SINAPI em setembro de 2023, no estado do Paraná.




Sabendo-se que a área a ser revestida pelo porcelanato será de 200 m², a mão de obra mínima necessária para a execução deste serviço, em até 5 dias úteis, considerando uma carga de trabalho de 8 horas/dia, será de:
Alternativas
Q2355357 Engenharia Civil
Para responder a questão, utilize as informações da tabela, na qual consta a composição analítica de um serviço retirado da tabela SINAPI em setembro de 2023, no estado do Paraná.




Sobre os códigos que dispõem o SINAPI nas planilhas de composição, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2355358 Engenharia Civil
A avaliação de bens, de seus frutos e direitos, é uma análise técnica para identificar valores, custos ou indicadores de visibilidade econômica, para um determinado objetivo, finalidade e data, consideradas determinadas premissas, ressalvas e condições limitantes claramente explicitadas.
(NBR 14653: Avaliação de bens – parte 1. 2019.)

Analise as afirmativas a seguir sobre os principais conceitos abordados na NBR 14653.
I. A decrepitude é o desgaste das partes constitutivas de um bem, em consequência de seu envelhecimento natural, em condições normais de utilização e manutenção.
II. O preço de um imóvel decorre de várias características, entre as quais se destacam sua raridade e sua utilidade para satisfazer necessidades e interesses humanos e sofre influências por suas características singulares e condições de oferta e procura, tendo relação com o total dos gastos diretos e indiretos necessários produção ou aquisição de um bem.
III. O valor especial é o valor resultante da interação de dois ou mais bens ou direitos, quando o valor global for maior do que a soma dos valores individuais.
Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: C
5: D
6: D
7: D
8: A
9: D
10: A
11: B
12: C
13: B
14: B
15: D
16: A
17: D
18: C
19: D
20: A