Questões de Concurso Público Prefeitura de Além Paraíba - MG 2024 para Professor de AEE - Sala de Recurso

Foram encontradas 17 questões

Q3007087 Pedagogia
O planejamento é um processo de racionalização e coordenação da ação docente articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

(LIBÂNEO, 2006, p. 222.)

Quanto ao planejamento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3007088 Pedagogia
A epistemologia genética estuda a origem e o processo de formação do conhecimento, não se voltando para as formas prontas que possibilitam no ser humano a realização do ato de conhecer.

(LINS, 2018.)

Quanto à contribuição de Piaget para a educação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3007089 Pedagogia
O ensino fundamental, conforme previsto na LDB, em seu Art. 32, é tarefa dos municípios com aporte dos estados e da União. Ele terá a duração de nove anos e tem início aos seis anos, com o objetivo de promover a formação básica do cidadão. De acordo com a LDB, no que diz respeito ao ensino fundamental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Deve garantir o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
( ) Assegura aos alunos a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
( ) É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
( ) O ensino fundamental regular será ministrado exclusivamente em língua portuguesa.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3007090 Pedagogia
O trabalho como princípio educativo deriva do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.

(Frigotto, 2005, p. 60.)

Em relação ao trabalho como princípio educativo e ontológico, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3007091 Pedagogia
O bullying, comportamento agressivo, ofensivo e repetitivo, é realizado por uma pessoa ou grupo contra outro(s) e tem por intenção a humilhação e até mesmo o “machucar” em uma relação desigual de poder. Está entrelaçado com transtornos mentais e consequências graves na vida adulta das vítimas e dos agressores.

(BARBOSA; SOARES; PEREIRA, 2017.)

Quanto ao bullying no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3026569 Pedagogia
Com o fim de caracterizar e prever alocação de fundos para o financiamento do Atendimento Educacional Especializado – AEE, estabeleceu-se que:
Alternativas
Q3026570 Pedagogia
Segundo as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, ao professor do AEE cabe as ações de:
Alternativas
Q3026571 Pedagogia
Considerando seu público-alvo, são atividades específicas do professor de Atendimento Educacional Especializado, EXCETO:  
Alternativas
Q3026572 Pedagogia
A formação, inicial e continuada, que propicia o desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes com transtorno do espectro autista deve subsidiar os profissionais da educação objetivando a
Alternativas
Q3026573 Pedagogia
Para viabilizar o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência e visando à sua inclusão social e cidadania, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) dispõe que: 
Alternativas
Q3026575 Pedagogia

O texto a seguir tipifica comportamentos de pessoas com deficiência que são público-alvo do AEE:


A natureza do comprometimento da interação social desses indivíduos varia dependendo do seu nível de desenvolvimento, como por exemplo, em bebês, pode-se perceber a ausência e a indiferença à afeição ou ao contado físico, falta de contato visual direto, de respostas faciais e/ou ao sorriso social, bem como a uma ausência de resposta à voz dos pais. As crianças pequenas usam o adulto para exercerem intercâmbios, podendo agarrar-se a uma pessoa específica ou usar as mãos dos pais para alcançar as coisas que desejam sem nunca fazer contato visual, como se o importante fosse a mão, e não a pessoa. A linguagem é precária e não se parece com a de outras crianças da mesma idade e, mesmo com a ausência da linguagem, não se tem o acompanhamento de tentativa de comunicação gestual ou mímica, pois para esses sujeitos não há jogo de faz de conta, e também não há jogo de imitação social. Quando a linguagem existe, percebe-se que são ditas palavras simples, e há uma repetição como um eco daquilo que o interlocutor acaba de dizer. Às vezes, não há presença de artigo e nem conjunções. Além disso, estes sujeitos não costumam se reconhecer pelo seu nome, e até podem utilizar a palavra “você” para se identificar. A sua compreensão da linguagem também é limitada a frases simples.

(COHEN, 2010.)


Tais informações dizem respeito ao transtorno

Alternativas
Q3026576 Pedagogia

Uma abordagem para planejamento flexível considera importantes categorias a serem dimensionadas pelo professor.


Para que todos tenham acesso ao currículo, o professor poderá dimensionar as categorias de um planejamento flexível. O currículo não é outro, não está restrito ao prático ou ao aprofundado, ou selecionado. É preciso, no contexto coletivo, diferenciar atividades ou papéis individuais de modo que cada um encontre seu nível de produção de sentido, tenha oportunidade e sinta-se constantemente desafiado em seu processo de aprendizagem. Quando necessário, organizar atividades com diferentes formas de apoio, tais como: mediação individual, tarefas diferenciadas, inserção de recursos específicos às necessidades.

(Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/desafios-na-sala-de-aula-dimensoes-possiveis-para-um-planejamento-flexivel. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)


O texto aponta a seguinte categoria: 

Alternativas
Q3026577 Pedagogia
Sobre o Soroban, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3026579 Pedagogia
Os pais dos alunos com altas habilidades/superdotados geralmente se apoiam no AEE para obter e compreender informações acerca das características e necessidades da sua criança, pois se sentem confusos a respeito do seu papel. Tal cenário configura-se em função de:
Alternativas
Q3026581 Pedagogia

Leia o texto a seguir atentamente:


Os pais de E. tinham recebido o diagnóstico de cegueira e autismo com deficiência mental em virtude de encefalopatia congênita e anoftalmia (ausência do globo ocular) por malformação embrionária. E. era um garoto de seis anos de idade que gostava muito de música, repetia com entonação e ritmo alguns refrãos desconexos. Não tolerava o contato físico e verbal das pessoas, enrolava-se como um tatu na rede ou colchão, pois gostava apenas de ficar deitado. Se crianças ou pessoas aproximavam-se dele, ficava muito ansioso, irritado e nervoso; fugia de qualquer contato e escondia-se, enrolando-se no colchão. A mãe relatava que E. não gostava de colo e afagos, esquivava-se do contato materno. Ele era indiferente ao ser chamado pelo nome, à voz da mãe, pai, irmã e avós. Não manifestava ou reagia a qualquer forma de expressão afetiva. A família preocupava-se muito com as questões de alimentação, porque E. era muito seletivo: não aceitava modificação alimentar, só comia arroz com farinha, um tipo de biscoito salgado e bebia Coca-Cola. Irritava-se e entrava em crise diante de qualquer modificação no ritual de alimentação. O que proporcionava prazer a E. era o balanço na rede e a piscina. Esses elementos foram utilizados para iniciar o processo de interação e comunicação com E. O caminho escolhido pela família foi uma escola especial que atendia crianças autistas, isso porque a escola de cegos não recebia crianças com deficiência múltipla. O processo de adaptação de E. foi lento. Irritava-se muito com barulho, com vozes e movimento das outras crianças, mesmo sendo poucas. Desorganizava-se com frequência, beliscava, batia, jogava longe tudo que estivesse ao seu alcance. Quando o nível de tensão aumentava, engolia sua prótese sabendo que chamava atenção com isso. Afastava as pessoas, ria e esperava a reação. De forma semelhante, fazia xixi e cocô nas calças, mesmo sem vontade na tentativa de isolar-se no banheiro, que era um dos seus lugares preferidos, talvez pelo pouco barulho. No início, qualquer pessoa que se aproximasse dele apanhava muito: levava socos, mordida, beliscões. Utilizava-se um aparato protetor para se lidar com E. – luvas. Procurava-se antecipar a aproximação das pessoas e a ocorrência dos eventos com mensagens curtas e objetivas, descrevendo-se e interpretando-se as ações. Decodificar a linguagem e interpretar o contexto era uma grande dificuldade para E..

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciamultipla.pdf. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)


Tendo os dados textuais como suporte, é pertinente implementar ações no sentido de:

Alternativas
Q3026582 Pedagogia

Apenas aos 17 anos Neilson foi indicado para participar do Programa para Altas Habilidades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, embora suas habilidades para o desenho fossem já excepcionais desde criança. Dinâmico e comunicativo, Neilson trabalhava como caixa e empacotador de supermercado, onde também era estagiário na área de computação. Estudava à noite para concluir o 3º ano do Ensino Fundamental. Ele frequentava o programa duas vezes por semana, à tarde, mas só ia quando tinha oportunidade e tempo. Em seus trabalhos, Neilson gostava de usar lápis de cor, spray e grafite. Perguntado sobre suas pretensões futuras, o jovem revelou que não pretendia cursar a universidade, precisava trabalhar para garantir o seu sustento e de sua família.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf


Sobre o texto anterior, analise as afirmativas a seguir.


I. Um currículo adaptado às necessidades especiais na Educação Básica poderia ter proporcionado tempo para o estudo e o refinamento artístico.


II. Detecta-se um problema do gerenciamento da responsabilidade pelo desenvolvimento integral do aluno.


III. Suas habilidades artísticas, valorizadas em seu contexto sociocultural mais imediato, não foram encorajadas fora do programa especial frequentado.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q3026583 Pedagogia
A deficiência intelectual caracteriza-se por limitações intelectuais e comportamentais que são expressas nas habilidades conceituais, sociais e práticas (AAIDD, 2010, p. 1). Dentro dessa perspectiva, impõem-se compreensão e planejamento dos apoios, sendo que, segundo a Associação Americana de Deficiências Intelectuais e do Desenvolvimento, NÃO constituem dimensões de apoios: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A
5: B
6: D
7: A
8: A
9: B
10: A
11: B
12: C
13: A
14: B
15: B
16: C
17: A