Questões de Concurso Público Prefeitura de Cacoal - RO 2024 para Instrutor Musical
Foram encontradas 8 questões
Intervalo musical é um termo fundamental no estudo da teoria musical, referindo-se à distância entre duas notas musicais. Tendo em vista que a distância é medida em termos de altura e pode ser classificada de diversas formas, de acordo com a quantidade de tons e semitons que a separam, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Existem diferentes tipos de intervalos musicais, cada um com suas características específicas. Os intervalos podem ser classificados como consonantes ou dissonantes, dependendo da sensação de estabilidade ou tensão que transmitem.
( ) Podem ser classificados como simples, compostos, justos, aumentados ou diminutos, de acordo com a alteração da clave entre as notas.
( ) Os intervalos consonantes mais comuns são a terça, a sexta e a oitava, enquanto os intervalos dissonantes incluem a segunda, a quarta e a sétima.
( ) Os intervalos aumentados são aqueles que são um tom maior do que os intervalos justos, enquanto os intervalos diminutos são um tom menor.
( ) Trítom é intervalo de 4ª aumentada formado por duas notas diatônicas que pertencem a qualquer escala.
A sequência está correta em
Tonalidade relativa é a relação entre uma escala maior e a sua escala menor relativa, que compartilham as mesmas notas, mas têm tônicas diferentes:
O tom relativo da melodia anterior é:
Acorde é a sonoridade produzida por três ou mais sons, simultâneos. Os acordes relacionados são, respectivamente:
As quatro propriedades do som são: intensidade, timbre, altura e duração. Cada uma delas contribui de forma única para a identidade e a qualidade do som produzido. “Permite identificar a fonte sonora, mesmo que tenha a mesma frequência e intensidade e se compare por vários aspectos, como harmônicos, envelope de ataque e decaimento, modulação de frequência e intensidade, entre outros, sendo importante para a produção de identidade sonora e para a expressão artística dos músicos.” As informações se referem a:
Considerando que compasso é a divisão de um trecho musical em partes regulares de tempos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No início de cada peça musical, o compasso é indicado somente por números em forma de fração.
( ) O denominador indica quantas figuras entram no compasso e o numerador a sua espécie ou qualidade.
( ) São chamados de compassos alternados os compassos formados pela reunião de dois ou três compassos diferentes executados alternadamente.
( ) Compasso composto irregular é a combinação dos compassos simples desiguais.
( ) Compassos correspondentes são dois compassos (um simples e um composto) quanto têm o mesmo número de tempos e para a unidade de tempo a mesma figura, sendo a figura simples no compasso simples e a figura pontuada no compasso composto.
A sequência está correta em
As indicações de dinâmica apareceram na música primeiramente no início do século XVII. Havia, então, apenas duas palavras italianas: “piano” e “forte”. Ao longo dos anos outros sinais surgiram indicando diversas gradações de dinâmica. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A notação musical ocidental, tal como a percebemos hoje, com suas figuras rítmicas e indicações de expressão escritas em um pentagrama, é o resultado de milênios de especulações, tentativas e erros, usos e costumes e reflexão de teóricos e compositores sobre a questão: “como registrar através da escrita os sons musicais?” Analise as afirmativas a seguir.
I. Os registros mais antigos remontam à Grécia e são a base desse desenvolvimento que iria culminar na partitura moderna, estabelecida na escrita musical do século XIX.
II. O fato da música ocidental ser registrada graficamente permitiu o desenvolvimento da polifonia, de modo que os compositores pudessem se debruçar sobre o legado dos mestres antigos para estudar a fundo suas práticas composicionais.
III.No Ocidente, Guido D’Arezzo (992–1050) propôs uma série de sílabas (ut, re, mi, fa, sol, la, si) para ajudar os cantores a memorizarem a sequência de tons e meios-tons das escalas. Tais sílabas derivam do Hino a São José “Ut queant laxis”, no qual a nota inicial de cada frase corresponde às silabas do texto.
IV.Guido D’ Arezzo também já desenvolvia um sistema de notação que considerava a pauta de quatro linhas então usada, associando-a, através de letras, às notas fá, dó e, por vezes, sol (F, C e G), letras que acabaram dando origem às modernas claves.
V. Muitos outros sistemas de letras e sinais foram tentados durante a Idade Média (séculos VIII a XIV). Mas o novo desenvolvimento mais significante na notação musical foi o uso de neumas (do grego neuma, significando “sinal” ou “aceno”), que gradualmente substituiu as letras do alfabeto no cantochão da igreja anglicana.
Está correto o que se afirma apenas em
A armadura de clave, também conhecida como tonalidade ou chave, é um conjunto de sustenidos (#) ou bemóis (b) colocado no início de uma partitura, logo após a clave. Sua principal função é definir a tonalidade da música. Identifique as armaduras de clave e assinale a alternativa correta.