Questões de Concurso Público Prefeitura de Cacoal - RO 2024 para Oficial do Magistério - Geografia
Foram encontradas 17 questões
I. O PPP não existe, uma vez que a LDBEN – nº 9.394/1996 garante às instituições educacionais, por meio da gestão democrática, uma maior autonomia decisória, facultando à sua gestão a feição ou não do documento.
II. O PPP existe, mas a equipe responsável da escola pode considerar que ele esteja mal elaborado, incipiente e optar por não apresenta-lo a nenhum observador externo.
III. O PPP existe, mas a direção ou coordenação pedagógica da escola pode entender que ele é um documento privativo da unidade e que não deve circular.
IV. A existência do PPP é obrigatória, sendo uma condição para que o poder público autorize o funcionamento de escolas públicas e privadas a cada ano.
V. O PPP é um documento público e qualquer cidadão ou cidadã pode solicitá-lo, mesmo que não faça parte da comunidade escolar.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Pode servir tanto à norma quanto ao critério.
II. Considera em que ponto o estudante se encontra em seu processo de aprendizagem, no que se refere a conteúdos e habilidades.
III. É baseada em critérios e, ao mesmo tempo, toma como referência o estudante.
IV. Serve apenas à avaliação normativa.
Está correto o que se afirma em
I. É a afirmação de uma tomada de consciência e compromisso. Mas, justamente por refletir as incoerências do período, exibe também suas inconsistências. Enquanto apresenta uma concepção avançada de educação e suas relações com o desenvolvimento, denunciando uma visão globalizante desse último, permanece, todavia, no terreno do romantismo, quando cogita as causas dos problemas educacionais.
II. Ao colocar os problemas educacionais como decorrência da falta de filosofia de vida por parte dos educadores, demonstra que a compreensão da realidade educacional, por parte dos pioneiros, estava muito próxima da concepção liberal e idealista dos educadores românticos do século XIX.
III. Aponta a necessidade da aplicação dos métodos científicos aos problemas educacionais, mas prefere abordar o assunto de maneira que preconize preferentemente a ação isolada do educador, o que denuncia também certa incoerência com o próprio conceito de educação e desenvolvimento contido na introdução.
IV. Reconhece a necessidade de se transferir do terreno administrativo para os planos político-sociais a solução dos problemas escolares, em uma avançada concepção, para a época, do nível que devem ser tratados esses problemas.
Está correto o que se afirma em
I. Educar para a democracia por meio da vivência democrática na escola desde a estrutura escolar, passando pelo modo como a escola se insere na comunidade e se relaciona com ela, até a maneira como os profissionais se relacionam entre si como ocorre a distribuição de responsabilidades e de poder decisório.
II. Entender as relações entre professor e aluno, a relação com o conhecimento, o modo como se dá o ensino e a aprendizagem, as opções didáticas, os métodos, as organizações de atividades, a forma como o tempo e o espaço são organizados.
III. Permitir uma experiência educativa verdadeiramente democrática, que possibilite ensinar e aprender valores, atitudes conceitos e práticas sociais.
IV. Compreender que as práticas pedagógicas são sociais, mas não políticas.
Está correto o que se afirma em
I. Cria formas de intervenção.
II. Investe na autoformação e na autoprodução (auto-eco-poiésis).
III. Assume a condição de sujeito, articula as pequenas práticas de mudança com um horizonte maior.
IV. Articula vivamente seu currículo com o currículo dos colegas e dos alunos, com a proposta curricular da escola e da secretaria.
V. Organiza-se politicamente, luta pelos seus direitos e pelas necessárias condições para o ensino de qualidade.
Está correto o que se afirma em
(HAMZE 2014, p. 1.)
Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
(BAUMAN, 2013, p.38.)
Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em todo o mundo, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão sendo incorporadas gradativamente ao cotidiano das escolas. Os alunos modernos não possuem mais a mesma cabeça de antes, vivem e se articulam o tempo todo entre o mundo real e o virtual. Esse novo indivíduo social possui novas particularidades e conveniências, manipulam várias informações ao mesmo tempo, por celular possuem acesso a todas as pessoas, por GPS a todos os lugares e pela internet a todo saber.
(ROCHA, 2015, pág. 25.)
Com base no fragmento do texto e, a respeito da relação entre ensino de Geografia e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs), assinale a afirmativa correta.
Como resultado da demanda por um ensino articulado com o desenvolvimento das mudanças tecnológicas e visando à formação de trabalhadores com alta qualificação para manutenção e inovação do padrão tecnológico de produção vigente, tem-se a elaboração de documentos curriculares nacionais, mantendo clara a intenção de maior estreitamento das relações entre o nível médio, o trabalho e o emprego. E, é nesse cenário que emergem os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. (Brasil, 1999).
(COSTA, H. H. C. A disciplina geografia e os Parâmetros Curriculares Nacionais: uma abordagem das políticas de currículo para o ensino médio.
Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/ Acesso em: setembro de 2024.)
A partir da leitura do texto, sobre os PCNs é INCORRETO afirmar que: