Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Cirurgião Dentista ESF

Foram encontradas 10 questões

Q2371701 Odontologia
A candidíase é considerada a infecção fúngica oral mais comum nos seres humanos e apresenta uma diversidade de manifestações clínicas, às vezes dificultando o diagnóstico. O estado imune do hospedeiro, o ambiente da mucosa oral e a cepa da Candida albicans podem determinar o aparecimento clínico da infecção. Sobre os padrões clínicos da candidíase em mucosa oral, analise as afirmativas a seguir.

I. A candidíase pseudomembranosa pode estar associada a pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana.
II. Acredita-se que a Candida albicans na forma de hifa seja relativamente inócua, mas na forma de levedura geralmente está associada à invasão do tecido e aparecimento das formas clínicas.
III. A candidíase hiperplásica crônica se caracteriza por uma aparência despapilada e avermelhada da mucosa oral.
IV. A candidíase eritematosa pode se apresentar de forma sintomática (sensação de queimação) ou assintomática.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2371702 Odontologia
Tradicionalmente, tem-se classificado a prevenção das doenças em três níveis: primária, relacionada com a iniciação da doença; secundária, quando se tenta impedir a progressão e a recorrência da doença; e, terciária, momento em que se procura evitar ou restabelecer a perda de função. Em relação à promoção da saúde e prevenção de doenças bucais, assinale afirmativa correta.
Alternativas
Q2371703 Odontologia
A utilização dos anestésicos locais em odontologia é indispensável sempre que procedimentos potencialmente dolorosos são realizados. Apesar dos anestésicos locais serem medicamentos muito seguros, há a possibilidade de ocorrer efeitos indesejáveis. Em relação às reações associadas à superdosagem dos anestésicos locais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sinais e sintomas clínicos de superdosagem dos anestésicos locais aparecem em órgãos-alvo, os quais incluem o sistema nervoso central e miocárdio.
( ) A tetracaína sofre bem menos absorção, depois da aplicação tópica, pelas membranas da mucosa oral que a benzocaína.
( ) Uma injeção rápida de anestésico local no interior da artéria alveolar inferior pode provocar uma reversão do fluxo sanguíneo na artéria à medida que o anestésico é administrado; o que conduz a solução anestésica para artéria carótida interna.
( ) A velocidade de injeção intravascular do anestésico local não é capaz de prevenir uma superdosagem grave.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2371704 Odontologia
Evidências científicas robustas tornaram o uso do flúor um método de prevenção à cárie dentária por meio de diversos veículos: água de consumo; sal; comprimidos; gotas; aplicações tópicas; bochechos; dentifrícios; e, vernizes. Sobre o uso do flúor na prevenção de cárie dentária, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2371705 Odontologia
A cárie dentária é uma infecção localizada, destrutiva e progressiva da dentina que, se deixada sem tratamento, pode resultar em necrose pulpar e potencial perda do dente. Tanto os subprodutos bacterianos quanto os produtos de dissolução dos constituintes orgânicos e inorgânicos da dentina medeiam os efeitos da cárie dental sobre a polpa. Sobre a reação pulpar à cárie e a procedimentos restauradores, analise as afirmativas a seguir.

I. A formação de dentina terciária é uma defesa mais efetiva contra os micro-organismos associados à cárie do que a formação de dentina intratubular (esclerose dentinária).
II. O teste de vitalidade pulpar (teste térmico) pode determinar o grau de inflamação da polpa, em casos de dentes portadores de cárie dentária.
III. Ao avaliar a profundidade de cárie em um dente, deve-se levar em conta que o diâmetro e a densidade dos túbulos dentinários aumentam mais perto da polpa.
IV. Cimentos à base de óxido de zinco e eugenol possuem propriedades anestésicas e antissépticas (inibem o crescimento bacteriano).

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2371706 Odontologia
“A toxicidade seletiva dos antibióticos está relacionada às diferenças estruturais e funcionais que as células bacterianas apresentam em relação às dos mamíferos. O metronidazol e as cefalosporinas são antibióticos bactericidas utilizados na prática clínica odontológica. O metronidazol possui seu mecanismo de ação ligado à inibição da síntese ____________________________ e as cefalosporinas possuem sua ação através do bloqueio da síntese _________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2371707 Odontologia
Ao analisar uma radiografia periapical pela técnica do paralelismo, o cirurgião-dentista observou que o incisivo lateral superior esquerdo de certa paciente apresentava uma segunda cavidade próxima à polpa coronária em forma de pêra, de base voltada para o fundo do cíngulo. Assinale a alternativa que apresenta a anomalia dentária descrita. 
Alternativas
Q2371708 Odontologia
O Diabetes Mellitus (DM) é uma desordem metabólica dos carboidratos, lipídeos e proteínas, causada pela ausência de produção ou ação da insulina, resultando em altos índices de morbidade e mortalidade. O cirurgião-dentista possui um papel importante no diagnóstico e manejo dos pacientes com DM. Sobre pacientes com DM, analise as afirmativas a seguir.

I. O DM do tipo 1 conta com forte componente genético; já o DM tipo 2 não tem relação genética.
II. A doença periodontal possui alta incidência no paciente com DM e está relacionada à imunodeficiência e quadros de hiperglicemia.
III. O teste de hemoglobina glicada é o teste de eleição para o monitoramento do DM.
IV. A realização de dois testes laboratoriais de glicemia após jejum de 8 horas, que apresenta níveis de glicose maiores que 90 mg/dL, caracteriza o paciente com DM.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2371709 Odontologia
A resina composta é uma das inúmeras variedades de resinas sintéticas aplicadas na odontologia. Sobre as resinas compostas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2371710 Odontologia
Nos casos de doença periodontal infecciosa, a radiografia periapical é um método indireto fundamental para avaliar a quantidade de perda óssea, estimar a gravidade, determinar o prognóstico e avaliar o resultado do tratamento. Em relação ao que se deve considerar durante a análise radiográfica dos casos de periodontite, é possível afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: D
6: D
7: B
8: C
9: B
10: B