A cárie dentária é uma infecção localizada, destrutiva e pro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2371705 Odontologia
A cárie dentária é uma infecção localizada, destrutiva e progressiva da dentina que, se deixada sem tratamento, pode resultar em necrose pulpar e potencial perda do dente. Tanto os subprodutos bacterianos quanto os produtos de dissolução dos constituintes orgânicos e inorgânicos da dentina medeiam os efeitos da cárie dental sobre a polpa. Sobre a reação pulpar à cárie e a procedimentos restauradores, analise as afirmativas a seguir.

I. A formação de dentina terciária é uma defesa mais efetiva contra os micro-organismos associados à cárie do que a formação de dentina intratubular (esclerose dentinária).
II. O teste de vitalidade pulpar (teste térmico) pode determinar o grau de inflamação da polpa, em casos de dentes portadores de cárie dentária.
III. Ao avaliar a profundidade de cárie em um dente, deve-se levar em conta que o diâmetro e a densidade dos túbulos dentinários aumentam mais perto da polpa.
IV. Cimentos à base de óxido de zinco e eugenol possuem propriedades anestésicas e antissépticas (inibem o crescimento bacteriano).

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas