Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES 2024 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 14 questões

Q2450060 Engenharia Civil
Considere um aterro de seção transversal triangular, conforme a figura, gerando uma carga distribuída em forma de triângulo isósceles de comprimento infinito:

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o ábaco, determine a tensão vertical induzida (σ1)no ponto P utilizando a Solução de Carothers para uma tensão na base do aterro de 50 KN/m². 
Alternativas
Q2450061 Engenharia Civil
“A NBR 14653 aborda quatro métodos para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos. O método _____________________ identifica o valor do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2450062 Engenharia Civil
Conforme o tipo do material (dúctil ou frágil), as rupturas ocorridas no ensaio de torção variam em forma. As imagens a seguir apresentam dois tipos de fraturas típicas de um ensaio de torção:

Imagem associada para resolução da questão


Com base nas imagens anteriores, analise as afirmativas a seguir.

I.  Os materiais dúcteis apresentam fratura segundo um plano paralelo à seção transversal do comprimento útil do corpo de prova, conforme ilustração A.

II. Para materiais de comportamento frágil na torção, a ruptura ocorre de forma não plana (fratura helicoidal), contando o eixo longitudinal, em um ângulo aproximado de 45° se projetar uma linha num plano paralelo ao eixo, conforme ilustração B.

III. Os materiais frágeis apresentam fratura segundo um plano paralelo à seção transversal do comprimento útil do corpo de prova, conforme ilustração A.
IV. A ilustração B representa uma fratura de material dúctil gerando deformações elásticas no instante inicial do ensaio, e, após seu limite de escoamento atingido, as deformações tornam-se plásticas, do tipo permanente até a ruptura.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2450063 Engenharia Civil
Ao contrário do cimento, apesar de ocupar de 60 a 80% do volume do concreto, o agregado costuma ser visto como um material de enchimento inerte e, por isso, não se dá muita importância aos seus possíveis efeitos sobre as propriedades do concreto. Tanto a areia quanto a brita podem exercer uma grande influência sobre a resistência, estabilidade dimensional e durabilidade do concreto, assim como estes possuem papéis relevantes na determinação do custo e trabalhabilidade das misturas de concreto. Assim, não se deve tratar os agregados com menos respeito do que o cimento.

(Mehta P. K. e Monteiro, P. J. M. Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais. São Paulo/SP: IBRACON, 2008; p. 260. Adaptado.)

Sobre os agregados e suas propriedades, analise as afirmativas a seguir.

I. A resistência à compressão, a resistência à abrasão e o módulo de elasticidade do agregado são propriedades inter-relacionadas que são muito influenciadas pela porosidade. Agregados de origem natural, por exemplo, comumente utilizados para a produção de concreto de densidade normal geralmente são densos e resistentes; portanto, raramente, são fator limitante da resistência e das propriedades elásticas do concreto.
II. Uma mudança na dimensão máxima de um agregado graúdo com boa distribuição granulométrica de uma dada mineralogia pode ter dois efeitos na resistência do concreto. Com o mesmo consumo de cimento e consistência, dosagens de concreto contendo partículas maiores de agregado requerem maior quantidade de água de amassamento do que as que contêm agregados menores. Dessa forma, agregados menores tendem a formar uma zona de transição na interface mais fraca, contendo mais microfissuras. O efeito resultante variará com a relação água/cimento do concreto e o tipo de tensão aplicada.

III. A granulometria é uma propriedade que reflete a distribuição dos tamanhos dos grãos de um agregado, tendo efeito considerável sobre a necessidade de pasta de cimento em uma mistura de concreto. A composição granulométrica também evidencia as impurezas físico-químicas do agregado, que é considerado um material deletério a parcela de finos, que passa através da peneira 75 μm por lavagem.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2450064 Engenharia Civil
Uma laje será concretada com o concreto produzido por betoneira no próprio canteiro e o seu traço em massa deverá ser 1: 3: 4,2 com a/c de 0,6. Quanto aos dados recebidos dos insumos a serem utilizados tem-se que:

Imagem associada para resolução da questão


Com base nesses dados, considerando que a areia armazenada no canteiro tenha uma umidade de 4% com um inchamento médio de 30%, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “Calculando o quantitativo de volume dos agregados para cada saco de cimento para execução concreto em betoneira e, ainda, levando em consideração a umidade e o inchamento do agregado miúdo, serão necessários 130 litros de areia e 150 litros de brita para cada 50 quilos de cimento, além da relação a/c descontando a umidade presente na areia armazenada em canteiro.”


PORQUE

II. “Como há 8 kg de água em cada 130 litros de areia úmida, o que representa, aproximadamente, 8 litros de água, deve-se descontar esse valor da quantidade necessária conforme o traço em massa combinado com volume. Assim, a quantidade de água necessária será os 30 litros da relação a/c menos os 8 litros presentes na areia, dando um total de 22 litros para cada saco de cimento.”


Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2450065 Engenharia Civil
Considere um caminhão prestador de serviços de uma prefeitura carregado com areia úmida (cujas propriedades são apresentadas a seguir), percorrendo apenas vias urbanas pavimentadas, passando por uma balança rodoviária, que indica seu peso total como 16,5 toneladas, sendo somente o peso do caminhão igual a 4.500 Kg. Este caminhão faz 8 viagens ao dia totalizando uma média de 20 Km por viagem.

Massa específica real = 2,60 kg/L;

Massa unitária seca = 1,40 kg/L;

Massa unitária úmida = 1,20 kg/L.


O engenheiro civil da prefeitura deverá orçar o serviço usando como base a planilha de custo de composições da SINAPI do seu estado encontrando para cada (m³ x Km) um custo que varia de acordo com o tipo de via e capacidade do caminhão, conforme os itens a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Quanto sairá para a prefeitura o custo deste serviço por dia, utilizando as informações do quadro e, ainda, desconsiderando o BDI e os demais encargos financeiros do serviço?
Alternativas
Q2450066 Engenharia Civil
A compactação do solo para implantação da pavimentação deve seguir diversas leis e diretrizes impostas pelo DNIT, juntamente com as normativas da ABNT e de execução de cada estado, sendo necessária a realização de ensaios prévios de caracterização do solo e adequação das formas de compactação das camadas a seguir do revestimento asfáltico. Caso essa compactação seja efetuada de maneira incorreta, diversas manifestações patológicas podem surgir como, por exemplo, fissuras no revestimento, recalques (afundamento plástico) em trechos da via e as famosas “panelas”, cavidades formadas no revestimento asfáltico. Sobre a compactação do solo e o método proposto por Proctor e suas derivações, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2450067 Engenharia Civil
O prefeito municipal solicitou ao secretário de planejamento o projeto de uma rede coletora de esgoto sanitário de uma rua residencial. Diante do exposto, o engenheiro contratado iniciou o projeto adotando os seguintes critérios:

I. O diâmetro mínimo adotado na rede coletora foi de 150 mm e o seu recobrimento mínimo da rede assentada no passeio foi de 70 cm.
II. Todos os postos de visita (PVs) possuirão tampa de ferro fundido com diâmetro de 60 cm e câmara com dimensão mínima de 80 cm.

III. A tensão trativa mínima para autolimpeza dos coletores de esgoto será igual a 0,8 Pa sendo a máxima declividade admissível igual 4%.


Foi (foram) utilizado(s) de forma equivocada pelo engenheiro não adotando os padrões técnico-normativos apenas o(s) critério(s)
Alternativas
Q2450068 Engenharia Civil
Em uma concretagem de laje, o estagiário ficou responsável por fazer os ensaios de controle de recebimento e aceitação do concreto vindo de caminhões betoneira. Os ensaios realizados foram o da determinação de consistência pelo abatimento de tronco de cone (ensaio 1) e o de resistência à compressão (ensaio 2).

Ensaio 1: sendo o concreto preparado por empresa de serviços de concretagem, o ensaio de consistência foi realizado pelo estagiário a cada betonada; para isso, o mesmo utilizou o molde tronco de cone preenchendo-o com três camadas de concreto com compactação de vinte e cinco golpes por camada com uso de uma barra com 16 mm de diâmetro.

Ensaio 2: adotando um controle estatístico por amostragem total, para determinar a resistência à compressão do concreto aos 28 dias, o estagiário definiu que todas as betonadas seriam amostradas e representadas por um exemplar que define a resistência à compressão daquele concreto naquela betonada. Foram adotados no ensaio moldes cilíndricos com dimensões 15 cm x 30 cm, aplicando-se desmoldante para o concreto não aderir as paredes dos moldes. O lançamento e o adensamento dos CPs foram manuais realizados em duas camadas, aplicando-se 25 golpes por camada.


Sobre os ensaios realizados, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2450069 Engenharia Civil
A NBR 13752 trata das perícias de engenharia na construção civil; fixa as diretrizes básicas, conceitos, critérios e procedimentos na realização de perícias de engenharia. Todas as definições estão de acordo com a norma supracitada, EXCETO:
Alternativas
Q2450070 Engenharia Civil
O Tribunal de Contas da União fornece uma série de recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras públicas, que devem ser acompanhadas por profissionais competentes e qualificados em todas as suas etapas. Concluída a licitação, a Administração convocará o licitante vencedor para assinar o contrato, o que deve ocorrer dentro do prazo e das condições estabelecidas. Assim, em relação à etapa de assinatura de contrato para obras públicas pode-se afirmar que:
Alternativas
Q2450071 Engenharia Civil
Os layers desempenham fundamental importância para organizar o desenho e determinar, por meio de sua cor, a espessura de impressão das linhas. Os comandos que gerenciam os layers estão no painel Layers do AUTOCAD. Em relação às layers e seus comandos correlacionados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Lock/Unlock: refere-se à trava de uma layer, pois não é possível editar suas entidades.


( ) Lineweight: possibilita selecionar uma espessura para as linhas desse layer.

( ) Transparency: é uma propriedade que permite tornar os layers transparentes.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2450073 Engenharia Civil
Para a execução de determinada obra, foram necessárias a realização de obras de terraplanagem, considerando etapas de corte e aterro, conforme figura:

Imagem associada para resolução da questão


Os volumes calculados (sem empolamento) são apresentados na tabela:

Imagem associada para resolução da questão


Considerando que o solo retirado nos cortes apresenta um fator de empolamento igual a 25% e, ainda, desconsiderando a compactação nos aterros, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2450074 Engenharia Civil
Áreas urbanas ao longo das rodovias são inevitáveis e problemáticas, sendo necessário que a drenagem seja tratada de forma mais específica e detalhada, não se aplicando a sistemática adotada em trechos rurais, uma vez que não está envolvida somente a segurança do veículo e do seu usuário, mas também de toda a população urbana que vive às margens da rodovia. O sistema de drenagem de transposição urbana de águas pluviais é composto pelos seguintes dispositivos: sarjetas; bocas de lobo; poços de visita; galerias; e, estruturas especiais. Diante do exposto, analise as definições a seguir.

I.  Sarjetas em trecho urbano: têm como objetivo conduzir as águas que se precipitam sobre a plataforma da rodovia e áreas adjacentes ao ponto de captação que, normalmente, é uma boca de lobo.

II.  Bocas de lobo: são dispositivos especiais que têm a finalidade de captar as águas pluviais que escoam pelas sarjetas para, em seguida, conduzi-las às galerias subterrâneas.

III. Boca de lobo com grelha: apresenta abertura no meio-fio, utilizado quando a caixa coletora fica situada sob o passeio.

IV.  Boca de lobo simples: é utilizada quando a caixa coletora fica situada sob a faixa da sarjeta.

V.  Poços de visita: são dispositivos especiais que têm a finalidade de permitir mudanças ou das dimensões das galerias ou de sua declividade e direção.

VI. Sarjetas: são dispositivos previstos quando, para um mesmo local, concorrem mais de um coletor. Têm, ainda, o objetivo de permitir a limpeza nas galerias e a verificação de seu funcionamento e eficiência.


Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: B
6: B
7: X
8: C
9: B
10: C
11: C
12: A
13: A
14: A