Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES 2024 para Engenheiro Florestal

Foram encontradas 9 questões

Q2450935 Engenharia Florestal
A dendrometria trata de uma ciência que realiza a medição de árvores e de alguns cálculos pertinentes à mensuração florestal. Aliado ao inventário, trata da estimação de estoques de crescimento e de colheita em povoamentos utilizando amostras como referência a todas as atividades relacionadas com dendrometria, biometria e modelagem de crescimento e produção. O termo modelagem refere-se a todos os procedimentos utilizados para determinar a produtividade e o crescimento de povoamentos. 


Imagem associada para resolução da questão



Com bases na medição de dois diâmetros, assinale a alternativa correta. (Considere: d1 = 22 cm; d2 = 20 cm; CAP = 66,01 cm.) 
Alternativas
Q2450936 Engenharia Florestal
Os dados de inventário florestal são utilizados em mensuração florestal e, portanto, são extremamente úteis em manejo de florestas. De fato, todas as informações geradas na dendrometria, biometria, inventário e mensuração são essenciais para o manejo florestal. Assim, o manejo florestal preza pelo desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos para subsidiar decisões sobre a sequência de atividades a ser adotada em cada compartimento da floresta (unidade de manejo), visando produzir produtos, bens e serviços, diretos e indiretos, de modo sustentável.

Imagem associada para resolução da questão



Com base na imagem, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2450937 Engenharia Florestal
Após o processo exploratório dentro das plantações florestais, a madeira é empilhada. Depois da exploração, é importante calcular o volume da matéria-prima empilhada, de tal maneira que possibilite o controle da quantidade de madeira que está saindo de cada povoamento. Além disso, essa quantificação permite comparar as estimativas fornecidas pelo inventário florestal, em que as árvores da plantação ainda estão em pé, com o volume empilhado depois da colheita. Para quantificar o volume das árvores em pé, são realizadas estimativas em que se utilizam os seguintes métodos, EXCETO:
Alternativas
Q2450938 Engenharia Florestal
A regeneração artificial de espécies nativas, em escala comercial, destinando-se a madeira para processamento mecânico, está limitada pela insuficiência de informações sobre o comportamento silvicultural. Espécies nativas são potencialmente aptas para plantações, podendo concorrer para a diversificação de oferta de matéria-prima para fins mais nobres, como serraria, laminação, indústria moveleira, dentre outras. Sobre espécies madeireiras promissoras, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2450939 Engenharia Florestal
A silvicultura de espécies nativas no Brasil deve ser valorizada e reconhecida no âmbito social, ambiental e empresarial. As espécies para produção de madeira nativa possuem longos ciclos de produção, de 20 a 50 anos, para atingir diâmetros mínimos considerados aptos para corte, em torno de 30 a 40 cm. Os longos ciclos de produção e altos custos de estabelecimento e monitoramento de plantios experimentais têm dificultado o desenvolvimento de estudos compreensivos sobre o comportamento silvicultural da quase totalidade das espécies nativas brasileiras. As espécies apresentam fustes longos, geralmente > 8 m, bem formados e retilíneos ou levemente tortuosos. São espécies de média a alta taxa de crescimento em DAP (>0,75 cm/ano), EXCETO: 
Alternativas
Q2450940 Engenharia Florestal
O monitoramento da cobertura florestal com o sensoriamento remoto, por meio dos seus índices de vegetação, vem se aperfeiçoando e constantemente sendo aplicado na avaliação da vegetação mostrando-se uma ferramenta eficiente na caracterização da cobertura vegetativa, preservação e desenvolvimento sustentável da área de estudo, localizada no bioma amazônico, assim como os demais biomas. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2450941 Engenharia Florestal
Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) possui um papel de facilitar a gestão ambiental de um novo empreendimento. A aprovação de um projeto implica compromissos assumidos por algum empreendedor, que são delineados no estudo de impacto ambiental, podendo ser modificados em virtude de negociações com os interessados. Para implementar as medidas mitigadoras e compensatórias, dentre outros parâmetros, podem ser estabelecidos durante o processo da AIA, que não termina com a aprovação de uma licença, mas continua durante todo o ciclo de vida do projeto. Estão sujeitos à apresentação de um estudo de impacto ambiental no Brasil, EXCETO: 
Alternativas
Q2450942 Engenharia Florestal
O conceito de valor instrumental, e sua forma particular, faz parte do processo para avaliar o valor instrumental da natureza. Assim, faz-se necessário definir um objetivo e identificar as contribuições que os componentes específicos da natureza fazem para o alcançar o objetivo. Embora o conceito de valor intrínseco aplicado ao meio ambiente seja atraente em muitos aspectos, ele não fornece uma base para lidar com os tipos de decisões de gestão ambiental que permeiam a importância da valoração econômica do meio ambiente. Quanto à reparação in situ, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2450944 Engenharia Florestal
Das Classes de Capacidade Potencial de Uso das Terras Agrícolas (na classificação elaborada pela CATI-SP e utilizada na maioria dos órgãos agrícolas e ambientais do Brasil) são aquelas cuja definição é, respectivamente, “impróprias para culturas, pastagens ou reflorestamentos. Servem como abrigo e proteção para a fauna e flora silvestres, ambiente para recreação e armazenamento de água. Encontram-se também nesta classe as áreas com restrição ao uso agrícola estabelecidas pela legislação, denominadas de Áreas de Preservação Permanente (APP)” e “apta para quaisquer culturas, desde que adotadas práticas simples de conservação e correção do solo”. As informações se referem a, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: A
6: B
7: C
8: A
9: D