Questões de Concurso Público CRIS - SP 2019 para Nutricionista - NASF

Foram encontradas 30 questões

Q1727497 Nutrição
O magnésio esta contido em muitos alimentos e a deficiência desse nutriente promove vários sintomas como, espasmos musculares, tremores, náuseas, vômitos e até mesmo alteração de personalidade. Esse importante nutriente pode ser encontrado na:
Alternativas
Q1727498 Nutrição
Encontradas nos produtos de origem animal, são consideradas as mais perigosas. Seus efeitos são a elevação dos níveis de colesterol no sangue, o que pode causar doenças cardiovasculares futuramente. São as:
Alternativas
Q1727499 Nutrição
Os componentes lipídicos, especialmente os ácidos graxos, estão presentes nas mais diversas formas de vida, desempenhando importantes funções na estrutura das membranas celulares e nos processos metabólicos. Quais os tipos são necessários para manter sob condições normais, as membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos:
Alternativas
Q1727500 Nutrição
Indicadores clínicos como xeroftalmia, cegueira noturna, mancha de Bitot, xerose da córnea, ulceração córnea/ceratomalácia, são indicadores da deficiência de vitamina:
Alternativas
Q1727501 Nutrição
O cretinismo é causado pela carência de:
Alternativas
Q1727502 Nutrição
Maltotriose é considerada um:
Alternativas
Q1727503 Nutrição
Lactose é:
Alternativas
Q1727504 Nutrição
Os dados antropométricos para avaliação nutricional da gestante são, EXCETO:
Alternativas
Q1727505 Nutrição
Proteínas monoméricas são:
Alternativas
Q1727506 Nutrição
As (zeína do milho, gliadina do trigo e hordeína da cevada): são proteínas simples, geralmente de origem vegetal, solúveis em álcool (70 – 80%), mas insolúveis em água ou álcool puro, essas são característica de:
Alternativas
Q1727507 Nutrição
O bom estado nutricional é responsável pelo bom funcionamento do organismo, contribuindo, inclusive, para a prevenção de doenças. Além disso, um indivíduo bem alimentado tem mais disposição e bom humor, o que colabora para seu equilíbrio emocional, melhorando seu ajustamento social. Os alimentos reguladores são aqueles que contêm:
Alternativas
Q1727508 Nutrição
Afecções endêmicas associadas com deficiência ambiental de iodo, quer diretamente, quer como consequência de deficiência materna de iodo. Algumas destas afecções não mostram hipotireoidismo atual, mas são a consequência de secreção inadequada do hormônio tireoidiano no feto em desenvolvimento. Podem estar associados a fatores bociogênicos ambientais. Relacionado a deficiência de iodo temos a síndrome da deficiência congênita de iodo do tipo neurológico apresentado como:
Alternativas
Q1727509 Nutrição
Bócio linfadenóide, Estruma linfomatosa. Hashitoxicose (transitória), Tireoidite linfocítica, são tipo de:
Alternativas
Q1727510 Nutrição
A calcitonina é um hormônio produzido na tireóide que tem como função:
Alternativas
Q1727511 Nutrição
Distrofia sintomática reflexa, que é uma doença que causa dor e alterações no osso, que pode envolver a perda óssea local, pode ser provocada pela diminuição de:
Alternativas
Q1727512 Nutrição
No estudo microbiológico do alimento podemos encontrar colônias de micro-organismos que possui tipos fisiológicos como, por exemplo, o Psicrófilo é:
Alternativas
Q1727513 Nutrição
Apresenta coloração branca amarelada com formação de pedúnculos e uma ponta colorida. São importantes agentes decompositores de alimentos.
Alternativas
Q1727514 Nutrição
Sobre a European Article Number - EAN no contexto da promoção das praticas alimentares saudáveis, é INCORRETO afirmar :
Alternativas
Q1727515 Nutrição
Microorganismos indicadores de condições higiênico-sanitárias dos alimentos são utilizados na:
Alternativas
Q1727516 Nutrição
Deve ser de rápida e fácil detecção. Deve ser facilmente distinguível de outros microrganismos da microbiota do alimento. Não deve estar presente como contaminante natural do alimento. Deve estar sempre presente quando o patógeno associado estiver. Seu número deve correlacionar-se com o do patógeno. Deve apresentar necessidades de crescimento e velocidade de crescimento semelhante às do patógeno. Deve ter velocidade de morte que seja semelhante à do patógeno e, se possível, sobrevivência levemente superior à do patógeno. Deve estar ausente nos alimentos que estão livres do patógeno, ou estar presente em quantidades mínimas. Esses são critérios que definem o microrganismo ou o grupo de microrganismos como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: C
5: B
6: A
7: A
8: C
9: A
10: A
11: B
12: C
13: A
14: B
15: B
16: C
17: A
18: A
19: C
20: C