Questões de Concurso Público Prefeitura de Luiziana - PR 2020 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Foram encontradas 15 questões

Q1791039 Pedagogia
Sônia Kramer (1996) faz um estudo sobre as concepções de infância e coloca a criança como sujeito social, criadora de cultura, desveladora de contradições e com outro modo de ver a realidade. Nesse sentido, é correto afirmar que a concepção de criança
Alternativas
Q1791040 Pedagogia
Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB de 1986, a __________________ é reconhecida como etapa inicial da educação básica. A educação infantil passa a ser vista por um novo ângulo, valorizando-se a criança e a sua cultura, considerando-a ativa e capaz de construir o seu próprio conhecimento. O professor passa a assumir um novo papel, o de __________________ entre a criança e o mundo. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas
Q1791041 Pedagogia
No que diz respeito a educar e cuidar na Educação Infantil, assinale a alternativa que não está correta.
Alternativas
Q1791042 Pedagogia
Para Signorette (2002, p. 06), “[...] ______________ é abranger todos os aspectos da vida do aluno, desde o atendimento de suas necessidades mais básicas, primárias e elementares, até as mais elaboradas e intelectualizadas”. Com base nesses fundamentos, podemos afirmar que cuidar e educar são aspectos a serem tratados de forma articulada quando se refere ao processo ______________ de educação das ______________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com a ideia do autor.
Alternativas
Q1791043 Pedagogia
Com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, documento aprovado por unanimidade no dia 20 de novembro de 1959, que orienta os países do mundo inteiro a respeitarem as necessidades básicas das crianças, a criança passou a ser um sujeito de direitos. Nesse sentido, relacione a primeira com a segunda coluna em relação aos Direitos das Crianças e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1. Direito a um nome e a uma nacionalidade. 2. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe. 3. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente. 4. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade. 5. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil. 6. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos. ( ) Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados. ( ) A criança necessita de amor e compreensão para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e material. ( ) A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes. ( ) O interesse superior da criança deverá ser o interesse diretor daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais. A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação. ( ) A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade. ( ) A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: D