Questões de Concurso Público Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste - PR 2020 para Psicólogo
Foram encontradas 15 questões
Baseado na Lei nº 8080/90, sobre os objetivos do Sistema Único de Saúde, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A definição e a padronização do processo de monitoramento e avaliação contínua da qualidade e da segurança do cuidado prestado aos pacientes por membros do corpo clínico e prestadores de serviços.
II. A identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
III. A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do Art. 2º desta lei.
IV. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades.
Conforme a Portaria nº 224 de 29/01/92, de diretrizes e normas para o atendimento ambulatorial em saúde mental, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Organização de serviços baseada nos princípios de universalidade, hierarquização, regionalização e integralidade das ações.
( ) Garantia da continuidade da atenção nos vários níveis de atendimento.
( ) Ênfase na participação social desde a formulação das políticas de saúde mental até o controle de sua execução.
( ) Definição de estratégias de institucionalização destinadas aos sujeitos acometidos de doença ou transtorno mental.
Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Consiste num conjunto de experiências acumuladas entre movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo, envolvidos de maneira histórica.
II. É orientada pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
III. Tem como uma de suas diretrizes a possibilidade ao acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção.
IV. A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica.
Em relação ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. É uma unidade que assume como fatores identitários dois grandes eixos estruturantes do Sistema Único de Assistência Social - SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização.
II. É uma unidade de proteção social básica que tem por objetivo principal a resolução de ocorrências em situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios identificados pela equipe da saúde da família.
III. É uma unidade que representa um complexo conjunto de conhecimentos e procedimentos e demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população.
IV. É uma unidade da rede socioassistencial de proteção
social básica que se diferencia das demais, pois além
da oferta de serviços e ações, possui as funções
exclusivas de oferta pública do trabalho social com
famílias do PAIF e de gestão territorial da rede
socioassistencial de proteção social básica.
De acordo com a Teoria do Desenvolvimento denominada Epistemologia Genética de Jean Piaget, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Nos Estágios do Desenvolvimento a ordem de sucessão é constante, embora as idades médias que as caracterizam possam variar de um indivíduo para outro, conforme o grau de inteligência, ou de um meio social para outro.
II. A adaptação, entendida como processo, é um ponto de equilíbrio entre dois mecanismos indissociáveis: a assimilação e a acomodação.
III. No período das Operações Concretas, o caráter geral é o modo de raciocínio que não se baseia apenas em objetos ou realidades observáveis, mas também em hipóteses permitindo, dessa forma, a construção de reflexões e teorias.
IV. É no processo de desenvolvimento da fala e no desenvolvimento do pensamento que a palavra começa a cumprir a sua função, isto é, começa a dirigir a construção do pensamento em todos os estágios do desenvolvimento.
Uma das principais características da Psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos apresentados. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Na perspectiva cognitivista as cognições são essenciais ao funcionamento mental, tanto normal quanto patológico.
( ) Na visão psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão e conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores que o indivíduo não pode ter acesso.
( ) A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos e neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base do transtorno mental consiste em alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais.
( ) A perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes: a discriminação, a pobreza, a migração, o estresse ocupacional, a desmoralização sócio familiar, entre outros.
Sobre o Transtorno do Espectro Autista, seu desenvolvimento e curso, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. As características comportamentais tornam-se inicialmente evidentes na primeira infância, com alguns casos apresentando falta de interesse em interações sociais no primeiro ano de vida.
II. Algumas crianças podem apresentar regressão no desenvolvimento, com uma deterioração gradual ou relativamente rápida em comportamentos sociais ou o uso da linguagem.
III. Os primeiros sintomas frequentemente envolvem atraso no desenvolvimento da linguagem, em geral acompanhado por ausência de interesse social ou interações sociais incomuns, padrões estranhos de brincadeiras e padrões incomuns de comunicação.
IV. O transtorno se apresenta com caráter degenerativo, contudo a aprendizagem e a compensação acompanhem ao longo da vida, no entanto, os acometidos pelo Espectro, vão continuar ingênuos e vulneráveis permanentemente.
Amparado na Resolução CFP 06/2019, sobre as regras para a elaboração de documentos produzidos pelo psicólogo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Os documentos psicológicos devem ser escritos de maneira particular, com coerência que expresse a ordenação de ideias e a interdependência dos diferentes itens da estrutura do documento, descrevendo de maneira literal os atendimentos efetuados.
II. O documento psicológico constitui instrumento de comunicação que tem como objetivo registrar o serviço prestado pelo psicólogo.
III. Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira à última lauda, sendo esta, devidamente assinada pelo psicólogo.
IV. O documento escrito resultante da prestação de
serviços psicológicos deve considerar a natureza
dinâmica, não definitiva e não cristalizada do
fenômeno psicológico.
Conforme a Resolução CFP 01/2009, assinale a
alternativa incorreta.
Sobre a Avaliação Psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. De uma forma geral, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
II. A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias.
III. A avaliação psicológica é um processo que permite a compreensão dos fenômenos psicológicos através de procedimentos diagnósticos e prognósticos. Também se define como um conjunto de práticas investigativas com finalidade de responder alguma questão-problema.
IV. Este processo de investigação é o que fundamenta o trabalho do psicólogo nas várias áreas de sua atuação (clínica, escolar, organizacional, jurídica) e tem como objeto o indivíduo, mas também um grupo, instituição ou comunidade.