Questões de Concurso Público Prefeitura de Cambé - PR 2021 para Enfermeiro

Foram encontradas 25 questões

Q1831150 Enfermagem
O enfermeiro é responsável pela consulta voltada à criança na Atenção Primária à Saúde. Uma das queixas comuns deste público é a otite média aguda. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A inflamação causada na orelha média em geral é secundária, ou seja, ocorre em decorrência de infecções anteriores como rinossinusites. II. Os sinais clínicos podem ser variados incluindo o choro excessivo, a febre, as alterações de comportamento e do padrão do sono, a irritabilidade, a diminuição do apetite e até a diarreia. III. O acompanhamento, a observação e o monitoramento dessas crianças são de extrema importância. Caso elas não comecem a melhorar rapidamente, o antibiótico pode, então, ser considerado. IV. O uso do otoscópio é fundamental para o diagnóstico de otite, para isso se faz necessário o uso de um espéculo auricular que realmente penetre na tuba auditiva para que seja avaliado os aspectos da membrana timpânica que pode apresentar hiperemia ou opacidade, abaulamento, diminuição da mobilidade e otorreia aguda são sinais típicos.
Alternativas
Q1831151 Enfermagem
Durante a consulta de puericultura ainda é fundamental que o enfermeiro saiba orientar e avaliar sobre a introdução alimentar e suplementação vitamínica. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A suplementação de ferro deve ser de 1mg/kg/dia para RN prematuro desde que não seja amamento exclusivamente ao seio a partir do 6° mês de vida até completar 1 ano na idade corrigida. II. A vitamina D é indicada em especial para o RN que foi submetido a fototerapia em decorrência de hiperbilirrubinemia patológica. III. A suplementação de vitamina A deve ser recomendado/prescrito para crianças de 6–11 meses/100.000 UI/1 dose. Crianças: 12–59 meses/200.000 UI/, uma vez a cada 6 meses. IV. Para as crianças com quadro clínico de diarreia com ou sem desidratação deve-se orientar o aumento da suplementação de ferro de 1mg/kg/dia para 3mg/kg/dia conforme avaliação do estado geral.
Alternativas
Q1831152 Enfermagem
A sífilis congênita é decorrência da infecção pelo Treponema pallidum em qualquer fase da gestação. Para diminuir a prevalência dos casos o Ministério da Saúde investiu no teste rápido para ampliar a cobertura de diagnóstico e tratamento adequado. Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1831153 Enfermagem
Segundo o Boletim Epidemiológico nº 50 da Secretaria de Vigilância em Saúde, no Paraná, dos 19 municípios que tiveram casos de sarampo, 6 não atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal da tríplice viral. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A faixa etária prioritária para a realização do bloqueio vacinal é a de 6 meses a 39 anos de idade. Porém, a redução ou aumento da idade para a realização do bloqueio vacinal deverá ser avaliada, de acordo com a situação epidemiológica local. II. Por se tratar de uma doença extremamente contagiosa é necessário estar atento ao modo e período de transmissibilidade, o sarampo é transmitido de pessoa a pessoa por meio de gotículas. A pessoa contaminada transmite quando está com febre e após o aparecimento do exantema. III. O diagnóstico diferencial pode ser feito com base no quadro clínico. Em geral inicia seus pródromos em criança com a presença de exantema é róseo, discreto e, excepcionalmente, confluente, com máxima intensidade no segundo dia, desaparecendo até o sexto dia, sem descamação. Há presença de linfoadenopatia, principalmente retroauricular e occipital IV. Para confirmação do diagnóstico pode ser realizada detecção de anticorpos pelo método ELISA anticorpos específicos da classe IgG, que surgem na fase aguda da doença desde os primeiros dias após o exantema. V. No quadro clínico, o principal sintoma diferencial do sarampo em relação à outras doenças exantemáticas são as manchas de Koplik, caracterizadas por pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema. VI. A identificação viral do vírus do sarampo pode ser verificada na urina, nas secreções nasofaríngeas, no sangue, no líquor cérebro-espinhal ou em tecidos do corpo e o tratamento ocorre a partir desse exame com antibioticoterapia adequada para o sistema identificado.
Alternativas
Q1831154 Enfermagem
Sobre a rubéola congênita, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1831155 Enfermagem
Nas consultas para o prematuro, o enfermeiro deverá considerar duas idades, a idade cronológica e a idade corrigida. Considerando um bebê com 3 meses de idade cronológica, que nasceu com 29 semanas (IG), assinale a alternativa que representa a idade corrigida deste caso.
Alternativas
Q1831156 Enfermagem
Em 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 30 anos. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Os serviços de saúde onde o parto for realizado assegurarão às mulheres e aos seus filhos recém-nascidos alta hospitalar responsável e contra referência na atenção primária, bem como o acesso a outros serviços e a grupos de apoio à amamentação. II. A assistência psicológica deverá ser prestada a todas as gestantes, incluindo aquelas que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção, bem como a gestantes e mães que se encontrem em situação de privação de liberdade. III. Os estabelecimentos de saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente, exceto as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários. IV. Os profissionais das unidades primárias de saúde desenvolverão ações sistemáticas, individuais ou coletivas, visando ao planejamento, à implementação e à avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua. V. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.
Alternativas
Q1831157 Enfermagem
Com relação ao tratamento conservador para o paciente em terapia tópica da úlcera venosa, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Terapia tópica consiste na realização da limpeza da lesão e escolha de coberturas locais que mantenham úmido e limpo o leito da ferida e sejam capazes de absorver o exsudato. II. Controle da infecção com antibioticoterapia sistêmica, conforme resultado do Gram, cultura e antibiograma. III. Tratamento da estase venosa com repouso e terapia compressiva. IV. Prevenção da recidiva com mudança no estilo de vida.
Alternativas
Q1831158 Enfermagem
O surgimento de neoplasia, ou seja, transformação maligna de qualquer úlcera ou cicatriz de pele é conhecida como
Alternativas
Q1831159 Enfermagem
Na abordagem do paciente com ferida crônica é necessário que o profissional proceda uma avaliação completa. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A lipodermatoesclerose ocorre pelo uso prolongado de terapia compressiva que prejudique a articulação, em especial do tornozelo. Tem aspecto avermelhado e edemaciado. II. Atrofia é comum nos pacientes e pode causar deformidade e limitações, para avaliar deve-se fazer a medida da circunferência do tornozelo na região do maléolo. III. Ao avaliar a ferida deve-se atentar às bordas e às terapias utilizadas anteriormente. A maceração pode ser causada pelo uso de lanolina, neomicina e quinoforma. IV. Entre os exames complementares para os pacientes com insuficiência venosa crônica é recomendado a realização do Índice de pressão tornozelo/braço (ITB). Para isso é necessário um esfigmomanômetro e um estetoscópio. Para o cálculo, divide-se o maior valor pelo menor, resultado inferior a 0,8 indica doença arterial.
Alternativas
Q1831160 Enfermagem
Segundo a Resolução nº 567/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, é atribuição do enfermeiro executar o desbridamento em pacientes com feridas. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Autolítico. 2. Instrumental. 3. Mecânico. 4. Enzimático.
( ) Utiliza de métodos como irrigação com solução fisiológica e gazes (úmidas à secas). ( ) Promove lise e fagocitose pelo próprio paciente. ( ) Utiliza de substância proteolítica que degrada seletivamente o leito da ferida promovendo a proliferação de fibroblasto. ( ) Utiliza de materiais cortantes como bisturi e tesoura.
Alternativas
Q1831161 Enfermagem
Para o cuidado do paciente com Diabetes Mellitus podem ser indicados o uso de antidiabéticos orais. Estes são divididos em classes terapêuticas: sulfonilureias, metiglinidas, biguanidas, glitazonas e inibidores da exemplo para as classes listadas:
Alternativas
Q1831162 Enfermagem
A metformina é utilizada amplamente para o tratamento da Diabetes Mellitus, há evidências de que esse agente é capaz de ativar a AMPK-quinase, reguladora do metabolismo de glicose e lipídios. Com relação às interações medicamentosas, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Aumenta o efeito hipoglicêmico. 2. Diminui o efeito hipoglicêmico.
( ) Carbonato de lítio. ( ) Contraceptivo oral. ( ) Ranitidina. ( ) Fenitoína. ( ) Fenotiazinas. 
Alternativas
Q1831163 Enfermagem
A correta aplicação da insulina é imprescindível no cuidado do paciente. Para isso é necessário instrumental adequado, domínio da técnica de aplicação e rodízio dos sítios de aplicação. São complicações associadas à insulinoterapia, exceto:
Alternativas
Q1831164 Enfermagem
O tabagismo é considerado uma doença pela a 10ª Classificação Internacional de Doenças (CID10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O diagnóstico de dependência da nicotina é clínico e deve ser feito por meio de avaliação procedida pelo profissional da saúde que atende o usuário de tabaco, não são utilizados exames físicos, laboratoriais ou de imagem para este fim. II. Para complementar a avaliação clínica pode ser utilizado teste para avaliar o grau de dependência da nicotina como, por exemplo, o Teste de Fagerström. III. O tratamento do tabagismo se divide em não medicamentoso, medicamentoso e medidas auxiliares, podendo estar associados. IV. A nicotina é absorvida pelas células do tecido adiposo permanecendo ali por muito tempo, por isso as recaídas são comuns. Neste caso, os profissionais de saúde devem estar atentos e oferecer uma abordagem acolhedora.
Alternativas
Q1831165 Enfermagem
“Uma comunidade complexa e estruturada de microrganismos, envoltos por uma matriz extracelular de polissacarídeos, aderidos entre si a uma superfície ou interface”, define com maior propriedade:
Alternativas
Q1831166 Enfermagem
O Ministério da Saúde lançou em 2020 uma campanha de incentivo ao Aleitamento Materno. Apresentou que em relação ao aleitamento materno continuado até os dois anos, o aumento foi de 22,7 vezes no primeiro ano de vida e de 23,5 em menores de dois anos, em comparação com os dados de pesquisa realizada em 1986. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Amamentar é um direito da mãe, o aleitamento materno colabora com o desenvolvimento infantil, pelos diversos estímulos que a criança é submetida, como a troca de calor, sons, cheiros, olho no olho e toques. II. A recomendação é que a criança seja amamentada na primeira hora de vida, sendo exclusivo até os 6 meses de idade, podendo ser estendida por 2 anos ou mais. III. A oferta de alimentos antes dos 6 meses, além de desnecessário pode ser prejudicial, porque aumenta o risco da criança ficar doente e pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes do leite materno. IV. O fenômeno de Raynaud é uma complicação da amamentação caracterizada pela isquemia intermitente causada por vasoespasmo, que usualmente ocorre nos dedos das mãos e dos pés, também pode acometer os mamilos.
Alternativas
Q1831167 Enfermagem
Citopatológico é um exame de rastreio que busca a identificação precoce de lesões de baixo e alto grau, e é uma prática comum e segura para aplicação clínica na Atenção Primária. Considere o seguinte caso: 68 anos, sem uso de medicação contínua, sem história de câncer na família ou tratamento atual, com resultado de citopatológico anterior: Lactobacillus sp e 1 ano após repete a coleta e vem com o seguinte resultado: atrofia com inflamação. Como enfermeiro, qual a conduta adequada para o caso?
Alternativas
Q1831168 Enfermagem
“Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde.” Define com maior propriedade:
Alternativas
Q1831169 Enfermagem
Com base na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: B
5: B
6: A
7: B
8: C
9: D
10: E
11: E
12: D
13: C
14: B
15: A
16: A
17: A
18: D
19: D
20: A