Questões de Concurso Público Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR 2021 para Médico Auditor

Foram encontradas 18 questões

Q1834326 Saúde Pública
De acordo com a estratégia do Programa de Saúde a Família (PSF), analise as asserções e a relação proposta entre elas, e assinale a alternativa correta. I. Propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços de saúde, bem como para a sua relação com a comunidade e entre os diversos níveis e complexidade assistencial. II. E, assume o compromisso de prestar assistência universal, integral, equânime, contínua e, acima de tudo, resolutiva à população, na unidade de saúde e no domicílio, sempre de acordo com as suas reais necessidades – além disso, identifica os fatores de risco aos quais ela está exposta, neles intervindo de forma apropriada.
Alternativas
Q1834327 Saúde Pública
O conceito de atenção primária à saúde (APS) tem sido repetidamente reinterpretado e redefinido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma definição coesa baseada em alguns componentes Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Garantir que as pessoas tenham acesso a serviços abrangentes de promoção, proteção, prevenção, cura, reabilitação e cuidados paliativos ao longo da vida, priorizando estrategicamente as principais funções do sistema voltadas para indivíduos, famílias e para a população em geral como elementos centrais da prestação de serviços integrados em todos os níveis de atenção. II. A APS está enraizada no compromisso com a justiça social e a equidade e no reconhecimento do direito fundamental ao mais alto padrão atingível de saúde. III. Agir de forma sistemática sobre os determinantes mais amplos de saúde (incluindo características e comportamentos sociais, econômicos, ambientais, bem como das pessoas), por meio de políticas públicas e ações baseadas em evidências em todos os setores. IV. Empoderar indivíduos, famílias e comunidades para otimizar sua saúde, como defensores de políticas que promovam e protejam a saúde e o bem-estar, como co-desenvolvedores de serviços sociais e de saúde por meio de sua participação e como cuidadores de saúde de si mesmos e de outras pessoas.
Alternativas
Q1834328 Saúde Pública
Sobre as Políticas Públicas do SUS: Lei nº 8.080/90, assinale a alternativa que descreve o que consta no Art. 1º.
Alternativas
Q1834330 Saúde Pública
Renovar a atenção primária à saúde e colocá-la no centro dos esforços para melhorar a saúde e o bem-estar é fundamental por algumas razões. De acordo com as mesmas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Uma atenção primária à saúde mais forte no mundo é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à saúde e à cobertura universal de saúde. Contribuirá para alcançar objetivos que vão além do objetivo específico de saúde (ODS3), incluindo aqueles ligados à pobreza, fome, educação, igualdade de gênero, água potável e saneamento, trabalho e crescimento econômico, redução da desigualdade e ação climática. ( ) A atenção primária à saúde é uma forma altamente eficaz e eficiente de agir sobre as principais causas de problemas de saúde e riscos ao bem-estar, bem como de lidar com os desafios emergentes que ameaçam a saúde e o bem-estar no futuro. Também tem se mostrado um investimento custo-efetivo, pois há evidências de que a atenção primária de qualidade reduz os gastos totais em saúde e melhora a eficiência, por exemplo, reduzindo as internações hospitalares. ( ) O fortalecimento dos sistemas na comunidade com a descentralização dos serviços de saúde não contribui para a construção de resiliência, o que não é fundamental para persistir a choques nos sistemas de saúde. ( ) A atenção primária à saúde está bem posicionada para poder responder às rápidas mudanças econômicas, tecnológicas e demográficas, que impactam a saúde e o bem-estar.
Alternativas
Q1834331 Saúde Pública
No Art. 5º da Lei nº 8.080/90 sobre Políticas Públicas do SUS, descreve-se quais os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os mesmos, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. II. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. III. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
Alternativas
Q1834332 Saúde Pública
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta onde o Pacto em Defesa do SUS deve firmar-se através de iniciativas que busquem a: ( ) repolitização da saúde, como um movimento que retoma a Reforma Sanitária Brasileira aproximando-a dos desafios atuais do SUS. ( ) promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito. ( ) garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.
Alternativas
Q1834333 Saúde Pública
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Atenção Básica tem alguns fundamentos e diretrizes. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a não permitir o planejamento, a não programação descentralizada e o não desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com impacto na situação, nos condicionantes e nos determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território, nunca em consonância com o princípio da equidade. ( ) Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social. ( ) Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integrando as ações programáticas e demanda espontânea; articulando as ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica 22 vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades; trabalhando de forma multiprofissional, interdisciplinar e em equipe; realizando a gestão do cuidado integral do usuário e coordenando-o no conjunto da rede de atenção. ( ) Adscrever os usuários e não desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita, sem garantir a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. 
Alternativas
Q1834335 Saúde Pública
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta de acordo com o Art. 2º que diz que “Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão colocados como:” I. despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta. II. investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. III. investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde. IV. cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal. 
Alternativas
Q1834336 Saúde Pública
Nos âmbitos federal e estadual, existem áreas formais ou informais incumbidas de cuidar do processo de planejamento na respectiva esfera de gestão do SUS. Sob a orientação do gestor, cabe a todos esses conduzir o processo de formulação, monitoramento e avaliação do Plano de Saúde (PS), da Programação Anual de Saúde (PAS) e do Relatório Anual de Gestão (RAG) na conformidade da regulamentação do PlanejaSUS. A metodologia e o instrumental de monitoramento e avaliação têm como foco os instrumentos que dão concretude ao processo ao planejamento do SUS. De acordo com as características desses instrumentos, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta. 1. Plano de Saúde (PS). 2. Programação Anual de Saúde (PAS). 3. Relatório Anual de Gestão (RAG). ( ) Registra os resultados alcançados com a execução da PAS e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários. ( ) Operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde, apontando o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como à gestão do SUS. ( ) Aborda as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em objetivos, diretrizes e metas. 
Alternativas
Q1834337 Saúde Pública
Com relação a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), existem algumas características do processo de trabalho das equipes de atenção básica. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS (Unidade Básica de Saúde) e das equipes. ( ) Prover atenção integral, contínua e organizada à população adscrita. ( ) Desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis. ( ) Desenvolver ações intersetoriais, integrando projetos e redes de apoio social voltados para o desenvolvimento de uma atenção integral.
Alternativas
Q1834338 Saúde Pública
O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Os estados/regiões/municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos. Com relação às prioridades pactuadas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1834339 Saúde Pública
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta para os valores fundantes no processo de efetivação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). I. A solidariedade, entendida como as razões que fazem sujeitos e coletivos nutrirem solicitude para com o próximo, nos momentos de divergências ou dificuldades, construindo visão e metas comuns, apoiando a resolução das diferenças, contribuindo para melhorar a vida das pessoas e para formar redes e parcerias. II. A inclusão social, que pressupõe ações que garantam o acesso aos benefícios da vida em sociedade para todas as pessoas, de forma equânime e participativa, visando o aumento das iniquidades. III. A corresponsabilidade, enquanto responsabilidades não partilhadas entre pessoas ou coletivo, onde uma ou mais pessoas não compartilham obrigações e/ou compromissos. IV. A felicidade, enquanto auto-percepção de satisfação, construída nas relações entre sujeitos e coletivos, que contribui na capacidade de decidir como aproveitar a vida e como se tornar ator partícipe na construção de projetos e intervenções comuns para superar dificuldades individuais e coletivas a partir do reconhecimento de potencialidades.
Alternativas
Q1834340 Saúde Pública
O Movimento de Reforma Sanitária com a proposta do Sistema Único de Saúde como alternativa ao Sistema de Saúde em vigor, foi legitimado em nível nacional na VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986. A participação no Sistema Único de Saúde na perspectiva do Controle Social foi um dos eixos dos debates desta Conferência. De acordo com Machado (1986), a participação em Saúde é definida como
Alternativas
Q1834341 Saúde Pública
Com relação aos objetivos específicos da Política Nacional de Promoção a Saúde (PNPS), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Promover o empoderamento e a capacidade para tomada de decisão e a autonomia de sujeitos e coletividades por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais e de competências em promoção e defesa da saúde e da vida. ( ) Favorecer a mobilidade humana e a acessibilidade e o desenvolvimento seguro, saudável e sustentável. ( ) Promover a cultura da paz em comunidades, territórios e Municípios. ( ) Não valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares. 
Alternativas
Q1834342 Saúde Pública
O princípio de descentralização que norteia o _______________ ocorre, especialmente, pela transferência de responsabilidades e recursos para a esfera _______________, estimulando novas competências e capacidades político-institucionais dos gestores locais, além de meios adequados à gestão de redes assistenciais de caráter regional e macrorregional, permitindo o acesso, a integralidade da atenção e a racionalização de recursos. Os estados e a União devem contribuir para a descentralização do SUS, fornecendo _______________ e _______________ para o processo de municipalização. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas
Q1834343 Saúde Pública
Sobre a Saúde Pública, avalie as asserções e a relação proposta entre elas, e assinale a alternativa correta. I. No Brasil, a saúde pública está prevista na Constituição Federal como um dever do Estado e como um direito social, ou seja, um direito que deve ser garantido de forma homogênea aos indivíduos a fim de assegurar o exercício de direitos fundamentais. II. Com o objetivo de garantir esse direito, a Constituição Federal atribuiu à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios a competência de cuidar da saúde pública. Isso significa que, dentro de um sistema único, cada esfera do governo terá um órgão responsável por executar e administrar os serviços destinados à saúde local.
Alternativas
Q1834344 Saúde Pública
Com relação aos princípios adotados pela Política Nacional de Promoção a Saúde (PNPS), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. I. A autonomia, que se refere à identificação de potencialidades e ao desenvolvimento de capacidades, possibilitando escolhas conscientes de sujeitos e comunidades sobre suas ações e trajetórias. II. A intersetorialidade, que se refere ao processo de articulação de saberes, potencialidades e experiências de sujeitos, grupos e setores na construção de intervenções compartilhadas, estabelecendo vínculos, corresponsabilidade e cogestão para objetivos comuns. III. A sustentabilidade, que diz respeito à necessidade de permanência e continuidade de ações e intervenções, levando em conta as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental. IV. A integralidade, quando as intervenções são pautadas no reconhecimento da complexidade, potencialidade e singularidade de indivíduos, grupos e coletivos, construindo processos de trabalho articulados e integrais.
Alternativas
Q1834346 Saúde Pública
A Rename é elaborada atendendo aos princípios fundamentais do _______________, isto é, a universalidade, a equidade e a integralidade, configurando-se como a relação dos medicamentos disponibilizados por meio de políticas públicas e indicados para _______________ das doenças e agravos que acometem a população brasileira. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: A
6: C
7: B
8: D
9: A
10: C
11: B
12: D
13: A
14: C
15: B
16: A
17: D
18: D