Questões de Concurso Público Prefeitura de Águas da Prata - SP 2020 para Psicólogo
Foram encontradas 15 questões
I- Não há correspondência de um a um entre o impulso sensorial e a experiência de percepção do mundo. A percepção é um processo ativo em que as pessoas organizam e interpretam a informação recebida pelos sentidos. II– As pessoas frequentemente percebem o mesmo evento de maneiras muito diferentes. Podemos afirmar que as experiências individuais do mundo são objetivas tendo em vista que o processo de percepção não é inerentemente subjetivo.
I- Motivos podem ser considerados como as necessidades, carências, interesses e desejos que impulsionam as pessoas em certas direções. Outro modo de afirmar isso é dizer que motivação não envolve comportamento direcionado a um objetivo, a uma meta. II- Há inúmeras abordagens teóricas sobre motivação, que diferem basicamente em sua ênfase à motivação inata, de base biológica, ou à motivação aprendida, de base social.
Neste contexto, analise as decorrentes afirmativas I e II abaixo, assinalando em seguida a alternativa correta:
I– Por considerar as experiências místicas e meditativas como processos mensuráveis e quantificáveis, com base nas evidências acumuladas na literatura e na prática médica, a OMS, por meio do grupo de Qualidade de Vida, incluiu em seu instrumento genérico de avaliação de qualidade de vida o domínio Religiosidade, Espiritualidade e Crenças Pessoais com 100 itens.
I– A maioria dos estudos que investigou a relação entre a religiosidade/espiritualidade e a saúde mental revelou, por outro lado, e de um modo algo paradoxal, que níveis mais elevados de participação religiosa estão associados com menor bem-estar e saúde mental.
Analise nos tópicos I e II abaixo contendo outros dois termos, e a definição dos mesmos, assinalando em seguida a alternativa correta que se aplica com relação a estas afirmativas:
I- ARTICULAÇÃO EM REDE – Sinaliza a completude de atenção hierarquizada em serviços de vigilância social, defesa de direitos e proteção básica e especial de assistência social e dos serviços de outras políticas públicas e de organizações privadas. Indica a conexão de cada serviço com outros serviços, programas, projetos e organizações dos Poderes Executivo e Judiciário e organizações não governamentais.
II- IMPACTO SOCIAL ESPERADO – Trata dos resultados e dos impactos esperados de cada serviço e do conjunto dos serviços conectados em rede socioassistencial. Projeta expectativas que vão além das aquisições dos sujeitos que utilizam os serviços e avançam na direção de mudanças positivas em relação a indicadores de vulnerabilidades e de riscos sociais.
I- Após a primeira metade da década de 1990, significativas alterações institucionais foram operadas em torno das políticas públicas de Assistência Social, com uma abordagem que conciliava iniciativas do Estado e do terceiro setor. Assim, destacou-se o papel da filantropia e da solidariedade social e a participação do setor privado, lucrativo ou não lucrativo, na oferta de serviços e bens.
II- A partir das deliberações da IV Conferência Nacional de Assistência Social (2003) e das diretrizes estabelecidas pela LOAS (1993) aprovou-se a construção e implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Estabeleceu-se, assim, com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/ 2004), um caminho sem volta, pautado pela ruptura de uma história (e prática) atravessada por ações que tinham em sua intenção a lógica das benesses, dos clientelismos e, principalmente, a manutenção da condição de subalternidade aos que a ela recorriam.
Neste contexto, considere as decorrentes afirmativas I e II abaixo e assinale em seguida a alternativa correta:
I− As práticas psicológicas não devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, mas buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem. II− Tais processos e recursos psicossociais devem ser compreendidos de forma dissociada aos aspectos histórico-sociais da sociedade em que se verificam, posto que se excluem mutuamente.