Questões de Concurso Público Prefeitura de Águas da Prata - SP 2020 para Psicólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1698002 Psicologia
A Psicologia é uma disciplina estimulante, dinâmica, que nos interpela a todo instante, e que tem crescido enormemente nas últimas décadas. Pode-se afirmar, em grande medida, que a mesma pretende ter natureza científica, rigorosa, demonstrando as vantagens do empirismo sobre o senso comum e a especulação acrítica. Observa-se que a Psicologia possui diversidade teórica ampla, constituindo esta faceta uma de suas maiores forças, e desenvolve-se como campo de estudo dentro de contextos históricos e sociais: o espírito dos tempos tem moldado a evolução da Psicologia e seu progresso deixa marcas em nossa sociedade. Assinale abaixo o tema relacionado ao campo de estudo da Psicologia que contém erro em sua formulação:
Alternativas
Q1698003 Psicologia
As noções de sensação e percepção são fulcrais, medulares para todo aquele ou aquela que inicia seus estudos em Psicologia. Neste espírito, analise as afirmativas I e II abaixo, assinalando em seguida a alternativa correta sobre as mesmas:
I- Não há correspondência de um a um entre o impulso sensorial e a experiência de percepção do mundo. A percepção é um processo ativo em que as pessoas organizam e interpretam a informação recebida pelos sentidos. II– As pessoas frequentemente percebem o mesmo evento de maneiras muito diferentes. Podemos afirmar que as experiências individuais do mundo são objetivas tendo em vista que o processo de percepção não é inerentemente subjetivo.
Alternativas
Q1698004 Psicologia
Uma área de investigação tradicional em Psicologia é a que discute os motivos subjacente às ações humanas. A partir deste domínio, analise as afirmações I e II abaixo e assinale em seguida a alternativa correta sobre estas duas afirmações.
I- Motivos podem ser considerados como as necessidades, carências, interesses e desejos que impulsionam as pessoas em certas direções. Outro modo de afirmar isso é dizer que motivação não envolve comportamento direcionado a um objetivo, a uma meta. II- Há inúmeras abordagens teóricas sobre motivação, que diferem basicamente em sua ênfase à motivação inata, de base biológica, ou à motivação aprendida, de base social.
Alternativas
Q1698005 Psicologia
Pode-se conceituar ‘religião’ como um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos projetados para auxiliar a proximidade do indivíduo com o sagrado ou transcendental, e ‘espiritualidade’ como uma busca pessoal de respostas sobre o significado da vida e o relacionamento com o sagrado ou transcendente. Práticas, procedimentos religiosos e/ou espirituais e crenças correlatas constituem uma parte importante da cultura e dos esquemas mentais utilizados por pessoas e grupos para dar forma a determinados processamento de informações, interpretações e julgamentos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o bem-estar espiritual é uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais.
Neste contexto, analise as decorrentes afirmativas I e II abaixo, assinalando em seguida a alternativa correta:
I– Por considerar as experiências místicas e meditativas como processos mensuráveis e quantificáveis, com base nas evidências acumuladas na literatura e na prática médica, a OMS, por meio do grupo de Qualidade de Vida, incluiu em seu instrumento genérico de avaliação de qualidade de vida o domínio Religiosidade, Espiritualidade e Crenças Pessoais com 100 itens.
I– A maioria dos estudos que investigou a relação entre a religiosidade/espiritualidade e a saúde mental revelou, por outro lado, e de um modo algo paradoxal, que níveis mais elevados de participação religiosa estão associados com menor bem-estar e saúde mental.
Alternativas
Q1698006 Psicologia
A linguagem representa um papel fundamental no comportamento humano, constituindo para muitos a melhor característica que distingue humanos dos outros seres viventes. A linguagem consiste em símbolos que contém significados, mais regras para combinar aqueles símbolos, que podem ser usados para gerar uma infinita variedade de mensagens. Considere abaixo as alternativas que descrevem algumas propriedades fundamentais dos sistemas de linguagem, e assinale aquela alternativa onde a propriedade foi descrita erroneamente:
Alternativas
Q1698007 Psicologia
Tradicionalmente os Psicólogos tem estado mais interessados no estudo do Desenvolvimento durante o período da infância, mas enquanto processo, o desenvolvimento dura a vida toda. Assinale abaixo a afirmativa incorreta quanto a este importante campo de estudo:
Alternativas
Q1698009 Psicologia
A Psicologia da Personalidade pode ser definida como o estudo científico das forças psicológicas que tornam as pessoas únicas. O estudo da Personalidade é uma das mais tradicionais da Psicologia, e é caracterizada por enorme diversidade teórica: existem literalmente ‘dúzias’ de teorias interessantes. Em geral, a Personalidade não é estudada em termos de conceitos não-psicológicos, como ganhos e perdas, almas e espíritos ou moléculas e eletromagnetismo. Sobre este importante subcampo da Psicologia, analise as afirmativas abaixo, assinalando qual a incorreta:
Alternativas
Q1698010 Psicologia
A Psicologia da Personalidade abarca o trabalho de inúmeros estudiosos, cooperando para conformar ao menos oito perspectivas básicas da personalidade, entre elas, por exemplo, a perspectiva interacionista pessoa-situação sobre a Personalidade, as perspectivas biológicas da Personalidade, e as perspectivas do traço e da habilidade sobre a Personalidade, entre outras. É importante para o profissional Psicólogo, conhecendo as linhas gerais das perspectivas principais, identificar conjuntamente os importantes profissionais, pesquisadores e estudiosos que contribuíram com cada formulação. Podemos, grosso modo, em grande medida, identificar as escolhas epistemológicas de determinado autor de um livro que discuta a Personalidade, ao averiguar o rol de estudiosos e investigadores listados na bibliografia da sua obra. Dito de outra maneira, analisando as obras/autores que são discutidas em determinado livro, podemos ter uma noção da filiação, da abordagem, da perspectiva de personalidade que o autor adota em seu trabalho. Em cada alternativa abaixo, compare os nomes de importantes autores e a abordagem aludida. Assinale a alternativa que contém autores que não pertencem à respectiva perspectiva citada.
Alternativas
Q1698011 Psicologia
A Resolução CNAS nro. 109, de 11 de novembro de 2009 (Tipificação Nacional Serviços Socioassistenciais) - conforme elencado no artigo 1º e detalhado no ANEXO, em seu item III – Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, abrange no sub-item ‘d’ – Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências, atividades que, entre outros objetivos, visam assegurar a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial para a minimização dos danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas. Conforme citado no serviço, o impacto social esperado pelas atividades deste sub-item ‘d’ seria contribuir para (ASSINALE A ALTERNATIVA ERRADA):
Alternativas
Q1698012 Psicologia
A Resolução CNAS nro. 109, de 11 de novembro de 2009 (Tipificação Nacional Serviços Socioassistenciais) - apresenta em seu ANEXO, no item 1. − Matriz padronizada para fichas de serviços socioassistenciais − como que um ‘glossário’, contendo as diversas definições dos termos utilizados na descrição dos serviços abarcados na Resolução. Por exemplo, entre os termos listados, “UNIDADE” significa “Equipamento recomendado para a realização do serviço socioassistencial”.
Analise nos tópicos I e II abaixo contendo outros dois termos, e a definição dos mesmos, assinalando em seguida a alternativa correta que se aplica com relação a estas afirmativas:
I- ARTICULAÇÃO EM REDE – Sinaliza a completude de atenção hierarquizada em serviços de vigilância social, defesa de direitos e proteção básica e especial de assistência social e dos serviços de outras políticas públicas e de organizações privadas. Indica a conexão de cada serviço com outros serviços, programas, projetos e organizações dos Poderes Executivo e Judiciário e organizações não governamentais.
II- IMPACTO SOCIAL ESPERADO – Trata dos resultados e dos impactos esperados de cada serviço e do conjunto dos serviços conectados em rede socioassistencial. Projeta expectativas que vão além das aquisições dos sujeitos que utilizam os serviços e avançam na direção de mudanças positivas em relação a indicadores de vulnerabilidades e de riscos sociais.
Alternativas
Q1698013 Psicologia
O documento do CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) “Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS” ( Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2007, 2ª. ed/ reimpressão junho de 2008, p. 14 ) afirma, no item I – Dimensão ético-política da Assistência Social, que “Reconhecer a trajetória percorrida pela Assistência Social nas últimas duas décadas instrumentaliza-nos para enfrentar os desafios próprios de processos de mudanças e transformações sociais que, queremos nós, não sejam superficiais nem ‘de fachada’. Os processos gerados a partir da Constituição Federal de 1988, no que dizem respeito à Assistência Social, tiveram implicações fundamentais, uma vez que colocaram suas ações articuladas com a Saúde e a Previdência Social. Constituiu-se assim, o Sistema Brasileiro de Seguridade Social, a partir do qual, desde 1.993, com a vigência da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), esta passa a ser reconhecida enquanto política pública ( ... ) “. Considere neste contexto, as decorrentes afirmativas I e I abaixo, e assinale em seguida a alternativa que contém informação correta a respeito:
I- Após a primeira metade da década de 1990, significativas alterações institucionais foram operadas em torno das políticas públicas de Assistência Social, com uma abordagem que conciliava iniciativas do Estado e do terceiro setor. Assim, destacou-se o papel da filantropia e da solidariedade social e a participação do setor privado, lucrativo ou não lucrativo, na oferta de serviços e bens.
II- A partir das deliberações da IV Conferência Nacional de Assistência Social (2003) e das diretrizes estabelecidas pela LOAS (1993) aprovou-se a construção e implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Estabeleceu-se, assim, com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/ 2004), um caminho sem volta, pautado pela ruptura de uma história (e prática) atravessada por ações que tinham em sua intenção a lógica das benesses, dos clientelismos e, principalmente, a manutenção da condição de subalternidade aos que a ela recorriam.
Alternativas
Q1698014 Psicologia
O documento do CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) “Referências Técnicas para atuação do (a) psicólogo (a) no CRAS/SUAS” (Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2007, 2ª. ed.; reimpressão junho de 2008, p. 22) afirma, no item II – Psicologia e Assistência Social, que “(...) Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos. Neste sentido, a Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social − preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros − contribuições no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e da soberania”.
Neste contexto, considere as decorrentes afirmativas I e II abaixo e assinale em seguida a alternativa correta:
I− As práticas psicológicas não devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, mas buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem. II− Tais processos e recursos psicossociais devem ser compreendidos de forma dissociada aos aspectos histórico-sociais da sociedade em que se verificam, posto que se excluem mutuamente.
Alternativas
Q1698015 Psicologia
O documento do CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) “Referências técnicas para Prática de Psicólogas (os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS” (Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2012, 2013, p. 45 e segs.) afirma, no item ‘EIXO 2: Psicologia e a Política de Assistência Social’ que, segundo pesquisa citada, ”( ... ) 83,9 % das(os) psicólogas(os) consideram sua atuação profissional inserida no campo das políticas públicas. (...) uma nova realidade política teve início com a mobilização de trabalhadores, estudantes, comunidades e outros movimentos sociais populares da década de 1970 que defendiam o retorno da democracia e a melhoria das condições de vida. Nesse processo de redemocratização no Brasil, a Constituição Brasileira de 1988 definiu os direitos sociais da população brasileira que foram traduzidos em deveres do Estado por meio de Políticas Públicas”. Analise as alternativas abaixo e, dentro deste contexto, assinale a alternativa que não se coaduna com o tema:
Alternativas
Q1698016 Psicologia
A Resolução CFP nº 010/05, de 21 de julho de 2005 aprovou o CEPP - Código de Ética Profissional do Psicólogo, estabelecendo, entre outros, os deveres fundamentais e as ações vedadas no seu fazer profissional. O artigo 4º orienta sobre aspectos relacionados à fixação da remuneração do seu trabalho. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que não encontra provimento no artigo em referência:
Alternativas
Q1698017 Psicologia
A Resolução CFP nº 010/05, de 21 de julho de 2005 aprovou o CEPP - Código de Ética Profissional do Psicólogo, estabelecendo, entre outros, os deveres fundamentais e as ações vedadas no seu fazer profissional. É aceito, tacitamente, que o profissional Psicólogo, ao exercer apropriadamente suas atividades, tenha lido e estudado detidamente o conteúdo do CEPP. No artigo 2º do CEPP, letra ‘e’, lemos “Ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticadas por psicólogos na prestação de serviços profissionais”. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela em que o termo ‘conivente’ não está correto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: A
5: A
6: D
7: D
8: C
9: D
10: C
11: D
12: B
13: C
14: D
15: C