Questões de Concurso Público Prefeitura de Campos do Jordão - SP 2023 para Assistente Social

Foram encontradas 15 questões

Q2285744 Serviço Social
De acordo com o Código de Ética do Assistente Social (1993), são deveres do assistente social na relação com outros profissionais:
Alternativas
Q2285745 Serviço Social
De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão (CFESS - Lei 8.662/1993), estão entre as atribuições privativas do assistente social: 
Alternativas
Q2285746 Serviço Social
A Interdisciplinariedade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe substituir a concepção fragmentária pela unitária do ser humano. Ela não se ensina, nem se aprende, simplesmente vive-se, exerce-se, e por isto, exige uma nova pedagogia, a da comunicação. O que o Serviço Social pode oferecer ao inserir-se em uma equipe interdisciplinar? 
Alternativas
Q2285747 Serviço Social
O atendimento multiprofissional consiste em uma modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes de diferentes áreas profissionais. Neste tipo de atendimento, como se dá a articulação das ações multiprofissionais e a cooperação?
Alternativas
Q2285749 Serviço Social
Tratando da teoria do Serviço Social, o que se configura como seu objeto profissional? 
Alternativas
Q2285750 Serviço Social
Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade. Quando tratamos das questões sociais na conjuntura brasileira, temos que a sua mais perversa face é a desigualdade econômica, política, social e cultural, a que estão submetidas milhões de pessoas. São exemplos das principais expressões da questão social em nosso país:
Alternativas
Q2285751 Serviço Social
A Assistência Social é uma política pública, que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, compõe o tripé da Seguridade Social Brasileira, junto com a Saúde e a Previdência Social. Dessa maneira, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) englobam a organização das três áreas. As ações da política de Assistência Social são:
Alternativas
Q2285752 Serviço Social
Quem são os sujeitos que escrevem os pareceres sociais? 
Alternativas
Q2285753 Serviço Social
O assistente social, ao intervir junto aos grupos, assume a atribuição de informar, de orientar os usuários em relação aos seus direitos e ao exercício da cidadania, núcleo comum das informações e das discussões presentes na intervenção profissional. Como caracteriza-se a intervenção realizada com grupos pelo Serviço Social?
Alternativas
Q2285754 Serviço Social
A ABEPSS (1996), na proposta das Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, postula, entre os princípios da formação profissional, o estabelecimento das dimensões investigativa e interventiva como princípios formativos que devem perpassar a formação profissional do assistente social. Como podemos definir a categoria investigação em nosso campo profissional?
Alternativas
Q2285755 Serviço Social
Na história do Serviço Social, Iamamoto e Carvalho (2000), nos colocam que as primeiras escolas de Serviço Social começaram a surgir na década de 30 e a atuação prática desenvolvida pelos primeiros assistentes sociais foi voltada, essencialmente, para a organização da assistência, para a educação popular e para a pesquisa social. A demanda, era quase que exclusiva, de famílias operárias, especialmente mulheres e crianças. As atividades mais frequentes desenvolvidas por eles, nesta época, eram:
Alternativas
Q2285756 Serviço Social
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS, 1993), em seu capítulo IV, seção I, regulamenta o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que “é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família”. De acordo com a LOAS, qual é a composição familiar que deverá ser considerada no pleito do referido benefício?
Alternativas
Q2285757 Serviço Social
Com o objetivo de construir o redesenho da política de assistência social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi reelaborada, em 2004, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Ela busca a materialização do que está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e na Constituição Federal de 1988: a assistência social como política pública, inserida no campo da Seguridade Social e do Sistema de Proteção Social Brasileiro.
A PNAS coloca a necessidade de articulação da assistência social com outras políticas públicas, para enfrentamento das questões sociais e hierarquiza as proteções sociais a serem oferecidas em: básica e especial. A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A proteção social especial irá trabalhar “com indivíduos e grupos que se encontram em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social, decorrentes do abandono, privação, perda de vínculos, exploração, violência, entre outras”. (COUTO, YASBEK e RAICHELIS, 2010, p. 43). Ela está dividida em média complexidade (famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos) e alta complexidade (famílias e indivíduos com vínculos rompidos).
É prevista, na PNAS, a criação de unidades públicas estatais específicas para atendimento às famílias: os CRAS, onde são desenvolvidas as ações referentes à proteção social básica e os CREAS, que prestam atenção à proteção social especial de média complexidade.

Uma família composta por mãe, seu companheiro e 03 filhos, sendo 01 criança com deficiência, reside em moradia precária. O imóvel é composto por 02 cômodos e encontra-se em péssimas condições de conservação. Os adultos responsáveis pela manutenção do orçamento doméstico encontram-se desempregados e com dificuldades de recolocação no mercado de trabalho por possuírem baixa escolaridade, o que dificulta o acesso deles ao atendimento das necessidades básicas. Os filhos estão inseridos na escola, com adequação idade série e tem atendidas minimamente as suas necessidades básicas, porém, a criança com deficiência não está frequentando os atendimentos de saúde necessários, por não terem condições de pagar a condução no momento. Esta família não é referenciada na rede socioassistencial nem no Sistema de Garantia de Direitos. Considerando o previsto na PNAS, qual a proteção social a ser afiançada a esta família e para qual unidade pública estatal ela deve ser encaminhada?

Alternativas
Q2285758 Serviço Social
A Norma Operacional Básica (NOB/SUAS) disciplina a operacionalização da gestão da Política de Assistência Social, conforme a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e legislação complementar aplicável nos termos da Política Nacional de Assistência Social de 2004, sob a égide de construção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), abordando, dentre outras coisas: a divisão de competências e responsabilidades entre as três esferas de governo; os níveis de gestão de cada uma dessas esferas; as instâncias que compõem o processo de gestão e controle dessa política e como elas se relacionam; a nova relação com as entidades e organizações governamentais e não-governamentais; os principais instrumentos de gestão a serem utilizados; e a forma da gestão financeira, que considera os mecanismos de transferência, os critérios de partilha e de transferência de recursos. De acordo com a NOB, qual é a definição do SUAS? 
Alternativas
Q2285759 Serviço Social
A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009) estabelece quais serviços socioassistenciais devem ser desenvolvidos pela proteção social básica e quais pela proteção social especial, em todo o território nacional. Ela definiu conteúdos, público, formas de acesso, abrangência, objetivos e resultados esperados com os atendimentos, ressignificando a oferta e representando uma importante conquista para a garantia do direito socioassistencial a todos os cidadãos que dela precisar. O público alvo abrangido pelos serviços socioassistencias, tanto pela Proteção Social Básica como Especial, previstos pela referida legislação, constitui-se de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: D
6: B
7: B
8: A
9: C
10: C
11: A
12: C
13: B
14: A
15: C