Questões de Concurso Público Prefeitura de Edéia - GO 2020 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 12 questões

Q1320684 Fonoaudiologia
O Método Canguru foi inicialmente idealizado na Colômbia no ano de 1979, no Instituto Materno Infantil de Bogotá, pelos Dr. Reys Sanabria e Dr. Hector Martinez, como proposta de melhorar os cuidados prestados ao recém-nascido pré-termo naquele país, visando reduzir os custos da assistência perinatal e promover, através do contato pele a pele precoce entre a mãe e o seu bebê, maior vínculo afetivo, maior estabilidade térmica e melhor desenvolvimento. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Ministério da Saúde, 2011.

Desta forma, assinale a alternativa correta com base na seguinte afirmação: O Método Mãe Canguru tem sido proposto como uma alternativa ao cuidado neonatal convencional para:
Alternativas
Q1320685 Fonoaudiologia
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em importantes áreas do desenvolvimento, não havendo apenas só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Desta forma, marque a alternativa que descreve a(s) importante(s) área(s) do desenvolvimento que é/são afetada(s) no autismo:
Alternativas
Q1320686 Fonoaudiologia
O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. O Projeto de Lei nº 4.832/12 de autoria do Deputado Federal Onofre Santo Agostini, “obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”, foi sancionado pela Presidência da República e se converteu na Lei nº 13.002. Qual o ano que o projeto foi sancionado pela Presidência da República e se converteu na Lei nº 13.002?
Alternativas
Q1320687 Fonoaudiologia
Considera-se que o recém-nascido tem uma boa pega quando ele realiza coordenação entre:
Alternativas
Q1320688 Fonoaudiologia
Dentre os tipos de aleitamento materno é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1320689 Fonoaudiologia
Com relação à atuação fonoaudiológica em ambiente hospitalar, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A atuação da fonoaudiologia na Unidade de Terapia Intensiva se constitui num trabalho, tanto no sentido de manutenção de vida, porque previne as complicações, quanto de qualidade de vida, uma vez que permite que o paciente sempre volte a se alimentar pela boca, mantendo um suporte nutricional adequado. II. Na avaliação funcional da deglutição com dieta é necessário verificar os parâmetros, nível de consciência do paciente, condições clínicas gerais. III. O atendimento fonoaudiológico do paciente disfágico hospitalizado pode contribuir na redução do tempo de internação. IV. O fonoaudiólogo que atua com o paciente ainda no leito, de forma tardia, preventiva, intensiva, pré e pós-cirúrgica.
Alternativas
Q1320690 Fonoaudiologia
Referente a atuação da fonoaudiologia na paralisia facial é correto afirmar.
Alternativas
Q1320691 Fonoaudiologia
Ao observarmos pacientes queimados de face e pescoço, constatamos que a retração tecidual e mesmo a perda de tecido causam limitação das expressões e sensações transmitidas pela face, promovendo um aspecto mumificado, levando à redução das funções das estruturas anatômicas musculares desta região, influenciando, consequentemente, as atividades das funções do sistema estomatognático. A fonoaudiologia colabora, de forma reconhecida, promovendo o equilíbrio miofuncional e estomatognático na reabilitação dos pacientes queimados.
A contribuição da fonoaudiologia para esses casos tem como característica a abordagem na fase:
Alternativas
Q1320692 Fonoaudiologia
A alimentação da criança portadora de fissura é feita com a adaptação do bico ortodôntico com válvula que favorece a sucção e posicionamento dos órgãos fonoarticulatórios. O bico ortodôntico deve estar sempre formando o ângulo de:
Alternativas
Q1320693 Fonoaudiologia
A Organização Mundial de Saúde descreve a paralisia cerebral (PC) como um grupo heterogêneo de transtornos motores não progressivos causados por lesões cerebrais crônicas, originadas desde os períodos pré-natais, perinatal ou pós-natal até os primeiros 5 anos de vida. Essas lesões cerebrais imprimem marcas no corpo que afetam, principalmente a condição motora dos portadores de PC e/ou, em alguns casos, a fala e a relação com o outro. Com relação à paralisia cerebral é correto afirmar que ela é uma:
Alternativas
Q1320694 Fonoaudiologia
Afasia é uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de palavras ou equivalentes não verbais de palavras. Resulta de disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e núcleos da base, ou das vias de substância branca que os conectam. Segundo a classificação de Boston, ela é dividida em duas categorias: Fluente e Não Fluente. Considera-se Afasia Não Fluente:
Alternativas
Q1320695 Fonoaudiologia
Na avaliação fonoaudiológica da criança que apresenta problemas de fluência, a fim de definir se eles são de fato indicativos de gagueira do desenvolvimento, é importante prestar atenção a todos os aspectos apresentados por ela.
I- Frequência: as ocorrências de disfluências na gagueira do desenvolvimento são mais frequentes do que as disfluências comuns da infância, que têm, em geral, caráter esporádico. II- Tipos de disfluência: a gagueira do desenvolvimento abarca alguns tipos de disfluências específicas: repetições de fonemas e sílabas; repetições de partes de palavras; prolongamentos de fonemas, bloqueios e pausas preenchidas (interrupções na fala nas quais a pessoa insere sons, como “ééééé´”). III- Caráter voluntário ou involuntário: a gagueira do desenvolvimento é completamente involuntária, ou seja, não depende da vontade da criança gaguejar ou não gaguejar. Na disfluência comum na infância, pode haver um certo grau de deliberação e controle. IV- Desempenho linguístico: Nas crianças que gaguejam pode-se observar alguns problemas relacionados ao desempenho da linguagem. V- Comportamento do corpo: Observa-se que as crianças que gaguejam podem apresentar tensão no rosto e/ou no corpo, e alguns movimentos corporais associados aos momentos em que gagueja.
Escolha a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: A
6: C
7: A
8: D
9: C
10: A
11: A
12: D